Implantação de Indústrias
Por: FlaPedro • 11/5/2024 • Resenha • 7.589 Palavras (31 Páginas) • 47 Visualizações
TRABALHO
DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
TEMA: IMPLANTAÇÃO DE INDÚSTRIAS
ALUNO: PEDRO PAULO INNOCENCIO DE OLIVEIRA
RGU: 11620001
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
OUTUBRO - 2021
A implantação de uma indústria segue usualmente um encadeamento lógico que engloba todas as atividades e decisões necessárias a sua plena materialização, desde os estudos iniciais, visando seu dimensionamento e sua localização, até a fase de operação, em regime, de suas instalações. Esse processo pode ser sintetizado em 7 etapas fundamentais.
- Estudos de viabilidade de implantação, analisando e justificando os aspectos técnicos, econômicos e financeiros do empreendimento;
- Os estudos locacionais, objetivando a seleção da área e a escolha do terreno no qual se implantará a indústria;
- A elaboração do projeto básico e dos projetos construtivos das instalações, observando as premissas já assumidas pelos estudos anteriormente efetuados;
- O processamento das compras dos equipamentos e dos materiais necessários a execução do projeto;
- As obras de construção e de montagem das instalações;
- Os testes pré-operacionais e a pré-operação da indústria;
- Entrada da indústria em regime normal de operação;
A Localização da indústria
Macro e microlocalização
Pode-se subdividir a análise de localização em duas partes: a macrolocalização, que considera parâmetros para definição da melhor região geográfica (estado e cidade), e a microlocalização, que avalia parâmetros mais específicos daquela região e possibilita uma melhor escolha do local (bairro, distrito industrial e terreno), ou seja, o sítio específico onde se deve localizar o armazém.
Análise teórica da localização
Tem como objetivo compatibilizar, usando recursos e fatores de produção (naturais, humanos, tecnológicos e de capital). Analisando fatores e forças locacionais, caracterizando vantagens de uma região sobre outras para instalação de uma indústria.
A análise pode ser feita por parâmetros quantitativos, que considera, custos e investimentos, que precisam ser avaliados, não como fatores únicos, mas como importantes. Os fatores são:
- Custos de importação, portos, aeroportos, transportes, armazenagem, capital investido, mão-de-obra, segurança, comunicação e administrativos.
- Transporte em geral
- Locação de espações de estocagem intermediária
- Aluguel de armazém/equipamentos
- Manutenção do armazém/equipamentos
- Encargos tributários
- Potenciais variações de custos em função do tempo, volumes, tendências, etc.
Arranjo Físico
Essa é a parte posterior à localização da indústria que tem como objetivo minimizar os transportes, eliminar pontos críticos de produção e suprimir as demoras desnecessárias entre várias operações de produção.
Existem alguns exemplos de arranjos físicos, tais como:
- Posicional – Produto fixo e os recursos se movimentam. Exemplo: Construção civil, Estaleiros. Etc.
- Por processo – Postos de trabalho especialistas. Exemplo: Usinagem de peças.
- Celular – Todos os recursos necessários ao trabalho são alocados em um local delimitado. Exemplo: outfiting
- Por produto – Fabricação em série de produtos padronizados. Exemplo: Linhas de produção/montagem
Uma simples mudança no arranjo físico pode provocar efeitos sobre a produtividade, conforto e segurança.
Um exemplo para a descrição acima é a disposição de máquinas dentro de uma empresa, onde elas podem estar alinhadas, uma ao lado da outra, de forma que possibilite uma melhor movimentação de materiais, que cheguem más fácil e rápido aos seus respectivos lugares de necessidade/destino.
Um outro exemplo mais visível são as construções de edifício, em conjuntos habitacionais, onde os prédios são dispostos de formas mais lineares.
Visando a melhor disposição que conjugue os equipamentos/homens/fases do processo de forma a permitir o máximo rendimento dos fatores de produção, segue-se da seguinte forma:
1 – Espaço otimizado – área de instalação estritamente necessária:
- Menor áreas cobertas
- Menor custo de obra civil
- Menores custos nos sistemas de distribuição de líquidos
- Menor custo de energia
2 – Deslocamentos mínimos nas diversas fases da produção
- Material
- Equipamentos
- Mão de obra
Para os requisitos acima listados, deve-se ter um conhecimento profundo do processo/instalação e pontos críticos, conhecimento da legislação vigente e aspectos da segurança do trabalho.
Normalmente são utilizadas letras que representam graficamente as formas adotadas na disposição dos galpões e das demais edificações grupadas de uma instalação industrial. São elas: E, F, H, I, T, U e Z.
A solução adotada depende de cada caso como: a área disponível; processo de produção; do produto; da conformação do terreno; da iluminação e ventilação natural requerida; dos transportes internos.
Indústria e o meio ambiente
As indústrias são responsáveis por causar muitos danos ao meio ambiente e à saúde humana. Isso porque elas geram matérias biológicas, gases e líquidos que contaminam os rios, mares, lagos, ar e solo. Como consequência, a presença das indústrias contribui diretamente para a devastação das florestas e extinção de diversas espécies de animais.
Para mudar esta triste realidade é importante que todas as empresas, independentemente do seu porte, adotem alternativas de desenvolvimento sustentável e de gestão ambiental.
Desenvolvimento sustentável se caracteriza pela busca de meios para suprir as necessidades da sociedade atual sem comprometer as gerações futuras. Trata-se de atitudes que garantam que possamos continuar produzindo bens de consumo sem que a natureza seja prejudicada.
Para isso, existe a ISO 14001, que é uma normal internacional que define sobre como colocar um sistema de gestão ambiental eficaz em vigor. Ela é projetada para ajudar as empresas a adequar responsabilidades ambientais aos seus processos internos e a continuar sendo bem-sucedidas comercialmente.
...