Industria Naval No Brasil
Ensaios: Industria Naval No Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: djhuliadebora • 6/10/2014 • 453 Palavras (2 Páginas) • 441 Visualizações
O Crescimento da Indústria Naval e o impacto no meio ambiente
É inegável que o crescimento da indústria naval é uma grande conquista para o Brasil. A revitalização da indústria naval trouxe emprego para milhares de famílias, muitos funcionários estavam desempregados, sem meios de subsistência para manutenção própria e de seus familiares, hoje conseguem levar alimentos para suas mesas. Uma vitória e demonstração de crescimento. No entanto, esse desenvolvimento da indústria tem comprometido diretamente o meio ambiente, em especial o mar.
Para uma empresa de construçao naval alcançar um desempenho ambiental consistente exige comprometimento organizacional e uma abordagem sistemática, e uma busca constante de parceria com os pescadores, os maiores fiscais da natureza.
Infelizmente, esses danos e efeitos ambientais geram impacto inclusive na saúde humana. Os pescadores que vivem e sustentam suas famílias da pesca sabem bem, as conseqüências dessa poluição.
Muitos problemas ocorrem com o recebimento sistemático dos esgotos sanitários não tratados. Por certo, que além da poluição orgânica, temos ainda a eutroficação com a entrada de nutrientes, tais como: nitrogênio e fósforo. Com esses nutrientes temos um crescimento descontrolado de organismos aquático. Com o processo de crescimento acentuado, diferentes tipos de algas se desenvolvem, e com elas diversas substancias com elevado teor de toxidade para a vida aquática e a própria saúde humana.
São múltiplos os problemas ambientais desse crescimento naval decorrente da ausência de preocupação com o meio ambiente.
Em 2003 a FEEMA e o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval – SINAVAL firmaram Acordo Técnico Operacional para licenciamento de 17 estaleiros no Rio de Janeiro. Para obtenção desse licenciamento as seguintes ações foram desenvolvidas:
Levantamento da situação dos estaleiros;
Levantamento da Legislação abrangente à atividade;
Localização e solicitação de processos na FEEMA;
Criação e organização de infra-estrutura necessária para a realização das vistorias;
Vistorias;
Análise e avaliação de processos e relatórios de Auditoria Ambiental encaminhados;
Acompanhamento dos Planos de Ação Aprovados;
Avaliação dos Termos de Compromisso Ambiental proposto para as empresas sem condição de licenciamento devido as suas obras.
Dos 17 estaleiros, apenas 15 estaleiros são contribuintes da bacia de Guanabara, e desses quinze, apenas três obtiveram parecer técnico favorável à concessão de Licença de Operação na FEEMA.
O crescimento é uma conquista, no entanto, a preocupação com a preservação do meio ambiente é uma obrigação.
...