Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas Engenharia Básica
Por: Larissa Bertani • 21/8/2017 • Dissertação • 3.170 Palavras (13 Páginas) • 424 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Campus Alphaville
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Engenharia Básica
Cristiane Almeida dos Santos – C6890J0 – EB3Z06
Daniel Joaquim Vitor - C65JIF-6 – EB3Z06
Hiago da Silva Brito - C65JIG-4 – EB3Z06
José Alyf Pontes - C65JDE-1 – EB3Z06
Larissa Bertani - C6561B-6 – EB3Z06
Leonardo Aparecido Bezerra - C65JCI-7 – EB3Z06
Lucas Santana Santos - C65JFH-0 – EB3Z06
Pabllo Ricardo Lins – T597188 - EB3Z06
“Atividades Práticas Supervisionadas”
Locomotiva Inercial
2016
Sumário
1. Introdução 1
2. Resumo 2
3. Objetivos 3
4. Desenvolvimento Teórico 4
4.1. Referencial Inercial 4
4.2. Composição de Movimento 4
4.3. Lançamento de Projéteis 6
4.4. Leis de Newton 7
4.5. Energia Mecânica 8
5. Materiais utilizados 10
6. Cálculos 11
7. Etapas de construção 12
8. Resultados dos testes preliminares 13
9. Planilha de custos do projeto 14
10. Conclusões 15
11. Referências Bibliográficas 16
12. Anexos 17
1. Introdução
Ao longo dos anos, foram desenvolvidas muitas teorias que fazem total diferença nos dias atuais na vida do homem. Talvez a máquina mais fascinante e que desperta grande curiosidade nas pessoas são os automóveis, entre esses destacamos aqueles que possuem a finalidade de deslocar uma grande quantidade de massa de um local para o outro. Esse tipo de veículo é chamado de locomotiva, seu princípio de funcionamento, no respectivo trabalho, está fundamentado no Princípio da Inércia.
Assim, em nosso trabalho, propomos a construção de uma locomotiva inercial, cujo funcionamento implica num melhor entendimento dos conceitos físicos envolvidos (Principio da Inércia, Leis de Newton, Energia Mecânica e Lançamento de Projéteis).
2. Resumo
A locomotiva foi construída com madeira. Seu funcionamento é baseado no Princípio da Inércia, onde demonstra que uma continuidade na velocidade aplicada em um corpo em movimento é contínua integralmente para toda ação realizada por ele.
O teorema da Inércia diz que: "Por inércia, um corpo que está se movendo tende a continuar em movimento”. ¹
O sistema explica os Princípios da Inércia e Lançamento de Projéteis e à tendência que os corpos apresentam para resistirem à mudança do movimento em que se encontram.
3. Objetivos
Construir o protótipo de uma locomotiva inercial, utilizando trilho para fazer o percurso em movimento, atingindo o objetivo do percurso proposto, lançando o projétil por cima do túnel e recolhendo o mesmo após o obstáculo. O trabalho a seguir tem o objetivo de apresentar o projeto e a construção do protótipo, construído com o uso de materiais que permitam o funcionamento e resolução da atividade proposta.
Esta atividade proporciona aos alunos conhecer de forma prática conteúdos estudados no semestre corrente e semestres anteriores, integrando as disciplinas do curso.
4. Desenvolvimento Teórico
Apresenta o princípio utilizado no mecanismo da locomotiva inercial, bem
como os demais itens solicitados nas instruções para esse trabalho.
4.1. Referencial Inercial
É um sistema onde corpos livres não sofrem alterações no seu estado de movimento, a não ser que uma força externa haja sobre eles. Assim um referencial inercial só é caracterizado quando a primeira lei de Newton é válida sobre ele.
Uma das principais teorias de Newton diz: “Todo corpo persiste em seu estado de repouso, ou de movimento retilíneo e uniforme, a menos que seja compelido a modificar esse estado pela ação de forças impressas sobre ele. ” (Isaac Newton). Atribuindo um exemplo a isso, citamos o de dois corpos, onde ambos se movem em mesma velocidade e sentido. Se em algum momento houver uma variação de velocidade perpendicular a inicial, essa não interferirá na primeira. É importante ressaltar que o referencial de um dos corpos é sempre inercial em relação ao outro.
...