Instrumentação e Controle de Processos Industriais na Indústria de Biocombustíveis
Por: helenayannael • 12/10/2016 • Trabalho acadêmico • 451 Palavras (2 Páginas) • 594 Visualizações
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 1]
[pic 6][pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
A importância da instrumentação e controle para o setor de biocombustíveis
Os modernos processos industriais de fabricação exigem sistemas de controle cada vez mais sofisticados. Esses processos são muito variados e abrangem a fabricação de produtos diversos, como os derivados do petróleo, os produtos alimentícios, o papel e a celulose, além dos biocombustíveis e outros.
A instrumentação industrial é indispensável quando deseja-se ter alguns resultados nas máquinas, como: incrementar e controlar o produto; aumentar a produção e o rendimento; fornecer dados a respeito da matéria-prima, da quantidade produzida e da economia dos processos; executar funções de inspeção e ensaios com maior rapidez; e fornecer sistemas de segurança para os operários e as fábrica. Em todos esses processos, é absolutamente indispensável controlar ou manter constantes algumas variáveis, melhorando a qualidade, diminuindo o desperdício de energia e mantendo a segurança.
No setor dos biocombustíveis, mais especificamente na indústria de etanol, por exemplo, é necessário manter as temperaturas das colunas de destilação e das caldeiras, fiscalizar o processo de fermentação, bem como a vazão dos gases e líquidos para realizar os procedimentos desejados. Na produção de biodiesel também é necessário que haja o controle das temperaturas na reação de transesterificação, da quantidade de água presente e do pH do produto final, que também são medidos por instrumentos que atuam no controle das variáveis. Todas essas ações e muitas outras são realizadas por meio de equipamentos que visam controlar de maneira mais eficaz, devido à larga escala da produção industrial.
A instrumentação também atua garantindo uma maior segurança aos operadores que realizam os procedimentos, visto que eles não precisam lidar diretamente, mas sim controlar as malhas de processo a partir de computadores nos quais têm acesso a todos os procedimentos dentro de uma única sala, estando, portanto, menos sujeitos a acidentes de trabalho.
Sem a instrumentação e o decorrente controle dos processos industriais, falhas durante o processo de produção ocorreriam com maior facilidade, uma vez que seria mais complicado medir as variáveis do processo e mantê-las dentro das normas estabelecidas. Essas falhas causariam danos na qualidade do produto e, consequentemente, acarretaria prejuízos financeiros à indústria, que perderia grande parte do investimento naquela matéria-prima, além da mão de obra utilizada.
Portanto, é possível concluir que a importância da instrumentação e controle para o setor dos biocombustíveis consiste na necessidade de manterem-se as variáveis do processo a fim de alcançar o objetivo final, que é a obtenção do produto dentro dos parâmetros adequados para a venda e o consumo do mesmo, bem como a maior obtenção de lucro possível a partir desse processo.
Referências:
Disponível em:
...