Introdução de relatório de química
Por: Joel Gomes • 9/8/2019 • Trabalho acadêmico • 2.191 Palavras (9 Páginas) • 358 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS[pic 1][pic 2]
CAMPUS DO SERTÃO
Ana Caroline Silva
Joel da Silva
Lucas Oliveira
Maria Luisa Braz
Rafael Figueiredo
Rafaela Santos
Tácio Arcanjo
Tamires Teixeira
Taynara Martins
VERFIFICAÇÃO DA VARIAÇÃO DE DENSIDADE DE AREIA EM FUNÇÃO DA UMIDADE.
Delmiro Gouveia/AL
2018
Ana Caroline Silva
Joel da Silva
Lucas de Oliveira
Maria Luisa Braz
Rafael Figueiredo
Rafaela Santos
Tácio Arcanjo
Tamires Teixeira
Taynara Martins
VERFIFICAÇÃO DA VARIAÇÃO DE DENSIDADE DE AREIA EM FUNÇÃO DA UMIDADE.
Relatório apresentado como requisito parcial de avaliação do Primeiro Semestre pelo professor Rogério Jesus da disciplina de Química Experimental, do Curso de Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Alagoas – Campus Sertão.
Delmiro Gouveia – AL
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 JUSTIFICATIVA 5
1.2 OBJETIVO(S) 5
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
3 MATERIAIS E MÉTODOS 8
3.1 MATERIAIS 8
3.1.2 MÉTODOS 8
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 9
5 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
ANEXOS 15
INTRODUÇÃO
Todas as substâncias possuem características químicas e físicas que nos permite caracterizá-las, dispõem de propriedades que podem ser classificadas como intensivas ou extensivas, a densidade de uma substância é uma propriedade intensiva, obtida pela razão entre a massa e o volume, propriedades extensivas. Com a análise volumétrica é possível determinar a variação da densidade do solo em função da umidade, este processo é baseado na medida dos volumes reagentes a partir do princípio fundamentado na relação entre a variação do deslocamento sólido com a inserção de líquidos.
Em razão da estrutura espacial entre as partículas, um dado volume de solo contém frações sólidas e vazias, o volume pode ser obtido através da relação entre a área da amostra pela sua altura. A porosidade do solo determina todos os fatores de crescimento em menor ou maior grau e influi sobre; a retenção, movimento e disponibilidade da água, a estabilidade dos agregados e a compactabilidade dos solos. Dentre os diversos tipos de solos, o experimento em estudo foi executado a partir do solo considerado argiloso, que possui como algumas de suas propriedades grãos compactos e pequenos, determinados através do estudo granulométrico, impermeável a líquidos e com grande retenção de água.
Por meio de dados coletados é possível calcular a variação da densidade, um importante atributo físico dos solos, utilizado como parâmetros por engenheiros, entre outros profissionais, o qual fornece indicações a respeito da conservação do solo, sua influência em propriedades como infiltração e retenção de água, desenvolvimento de raízes, trocas gasosas e suscetibilidade desse solo aos processos erosivos.
1.1 JUSTIFICATIVA
Relatório realizado com o intuito da aprendizagem e fixação de um dos métodos de determinação de densidade mais comuns no meio experimental e como requisito parcial de avaliação para a disciplina de Química Experimental.
1.1.2 OBJETIVO(S)
O experimento realizado tem por objetivo determinar a variação da densidade de sólidos em função de líquidos e através dela, presumir a composição e/ou concentração dos objetos e/ou reagentes em questão. Além de relacionar os resultados obtidos com as fundamentações teóricas da literatura e com observações contidas neste relatório.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A densidade de um sólido pode ser determinada pesando-o cuidadosamente e em seguida determinando seu volume. Se o sólido apresentar uma forma irregular (o que torna impossível medir suas dimensões), o volume poderá ser determinado utilizando um método de deslocamento. Basicamente, determina-se a massa de uma amostra do sólido e então transfere-se quantitativamente essa massa para um instrumento volumétrico graduado apropriado (ex: proveta ou bureta), parcialmente cheio com água (ou em algum líquido no qual o sólido não flutue). O sólido deslocará um volume de líquido igual ao seu volume. Assim, ao anotar a posição do menisco antes e depois da adição do sólido, o volume poderá ser deduzido.
A densidade é a relação entre a massa do solo e o volume que o mesmo ocupa, e se dá através da fórmula:
, (1)[pic 3]
Onde:
m: é a massa;
V: o volume
Densidade de partículas é a relação entre a massa de uma amostra do solo e o volume ocupado por esta fração sólida.
O solo argiloso possui características específicas, entre elas:
- Os grãos são diminutos e concentrados (microporos);
- Elevada impermeabilidade;
- Enorme retenção de água;
- Muito rico em nutrientes;
- Pouco ácido;
- Favorável ao cultivo e agricultura;
- Resistente à erosão.
- Os grãos do solo argiloso são muito pequenos e com isso, o solo contém uma grande quantidade de microporos que dificultam a entrada da água no mesmo, fazendo com que sua superfície fique completamente encharcada.
- Como dito anteriormente, por ser um solo muito compacto, a água não consegue se infiltrar em todo o solo, o que faz com que a água permaneça somente na superfície do mesmo.
- O solo argiloso tem em sua composição vários metais, entre eles, ferro e alumínio. Junto com esses metais, há também uma rica concentração de material orgânico vindo de plantas e animais que foram incorporados à sua composição. Isso leva à baixa acidez e facilita o cultivo de plantas, em especial aquelas que não exigem um desenvolvimento profundo de raízes.
As areias em si conseguem reter pouca água, porque seu espaço poroso permite a drenagem livre da água. Entretanto as argilas absorvem relativamente, grandes quantidades e seus pequenos espaços porosos conseguem reter a água contra as forças da gravidade, isso significa que é menor a quantidade disponível nesse solo.
...