Introdução à lógica de programação. Algoritmos
Pesquisas Acadêmicas: Introdução à lógica de programação. Algoritmos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valentim234 • 27/9/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 10.393 Palavras (42 Páginas) • 340 Visualizações
Índice
1. Introdução à lógica de programação1 4
1.1. Noções de lógica 4
1.2. Algoritmos 4
1.2.1. Formas de Representação de Algoritmos 5
1.2.2. Descrição Narrativa 6
1.2.3. Fluxograma 6
1.2.4. Pseudocódigo 7
1.3. Linhas de Código de um Algoritmo ou Programa 8
1.4. Execução do Programa 8
1.5. Comentários 8
1.6. Constantes 8
1.7. Variáveis 8
1.7.1. Nomes de variáveis 8
1.7.2. Tipos de Dados Definidos Para as Variáveis 8
1.7.3. Declaração de Variáveis 9
1.8. Estrutura do algoritmo 11
1.9. Operadores aritméticos 11
1.10. Operadores relacionais 12
1.11. Operadores lógicos 12
1.12. Regras de precedência 12
1.13. Atribuição 13
1.14. Comandos de entrada e saída 13
1.14.1. Entrada de dados 13
1.14.2. Saída de dados 13
1.15. Estruturas de controle 15
1.16. Estrutura seqüencial 15
1.17. Estruturas de seleção 15
1.17.1. Seleção simples 15
1.17.2. Seleção composta 15
1.17.3. Seleção Aninhada 16
1.17.4. Seleção de múltipla escolha 18
1.18. Estruturas de repetição 20
1.18.1. Repetição com teste no início 20
1.18.2. Repetição com teste no final 20
1.18.3. Repetição com variável de controle 21
1.19. Vetores 24
1.20. Matrizes 25
1. Introdução à lógica de programação¬1
1.1. Noções de lógica
A lógica é a ação do pensamento humano para a solução de problemas do dia-a-dia mas, pode também, ser a origem de outros problemas. É a característica do pensamento correto. A lógica busca a correção do raciocínio, e é determinante nas tomadas de decisões. Por isso a lógica ensina a colocar ordem no pensamento. A lógica está presente nas ações da nossa vida: quando falamos ou escrevemos algo, por exemplo, devemos ordenar as palavras de forma lógica, de modo a expressar corretamente o que pensamos, o que sentimos e o que queremos.
Exemplo:
O carro está com o pneu vazio.
O macaco e a chave de rodas estão no porta-malas.
Preciso primeiro pegar o macaco e a chave de rodas, para depois tomar outro passo para trocar o pneu do carro.
1.2. Algoritmos
Algoritmo é uma seqüência de ações, organizadas de forma lógica, que visam alcançar um objetivo bem definido.
Apesar do nome parecer estranho, algoritmos são comuns em nosso cotidiano, como por exemplo uma receita de bolo. Nela está descrita uma série de ingredientes necessários, uma seqüência de diversos passos (ações) a serem executados para que se consiga fazer determinado tipo de bolo (objetivo bem definido).
Exemplo: Troca de uma lâmpada.
pegue uma escada;
posicione-a embaixo da lâmpada;
busque uma lâmpada nova
suba na escada;
retire a lâmpada velha;
coloque a lâmpada nova;
Esse algoritmo tem um objetivo, trocar uma lâmpada, e faz isso bem. Mas troca a lâmpada mesmo que ela não esteja queimada.
Podemos melhorar esse algoritmo para que a lâmpada não seja trocada caso esteja funcionando, incluindo um teste.
ligue o interruptor;
se o interruptor não acender, então:
pegue uma escada;
posicione-a embaixo da lâmpada;
busque uma lâmpada nova;
suba na escada;
retire a lâmpada velha;
coloque a lâmpada nova;
Ainda pode ocorrer de a nova lâmpada também não funcionar, podemos alterar o algoritmo para que as lâmpadas continuem sendo trocadas até que alguma funcione.
ligue o interruptor;
se o interruptor não acender, então:
pegue uma escada;
posicione-a embaixo da lâmpada;
busque uma lâmpada nova;
suba na escada;
retire a lâmpada velha;
coloque a lâmpada nova;
enquanto a lâmpada não acender, faça:
retire a lâmpada;
coloque outra lâmpada;
Exercícios propostos 1
1) Um homem quer atravessar um rio com um barco que pode carregar ele mesmo e apenas mais uma de suas três cargas: um lobo, um carneiro e um maço de alfafa. O que o homem deve fazer para atravessar o rio sem perder nenhuma de suas cargas?
2) Suponha que você possua um robô e queira fazê-lo trocar uma lâmpada e depois conferir se a mesma acende, sendo que o mesmo foi programado para obedecer os seguintes comandos:
pegue <objeto>
largue
...