Isaac Newton
Por: gabrielnorato • 3/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.760 Palavras (8 Páginas) • 291 Visualizações
[pic 1] UNIP – Universidade Paulista
Engenharia – Ciclo Básico
APS
“Atividades Práticas Supervisionadas”
1° Semestre – 2015.
Isaac Newton
Nome: Gabriel Norato S. Silva
RA: C43EGG-8
Turma: EB1P14
1- Biografia
Isaac Newton foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também alquimista, filósofo natural, teólogo e astrônomo. Nasceu em 4 de janeiro de 1643 (como naquela época a Grã-Bretanha usava o calendário juliano, acabou sendo registrado no natal, 25 de dezembro de 1642) - Woolsthorpe Manor - Inglaterra, faleceu em 31 de março de 1727 – Londres.
A obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, que descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, foi publicada em 1687, é considerada um das mais influentes da história da ciência.
O interesse de Newton pelos estudos começou em 1663, aos 20 anos, ao comprar um livro de astrologia e não conseguir entender a matemática usada nele. Então, comprou um livro de trigonometria, e novamente não conseguiu entender as demonstrações, começou a estudar Os Elementos de Euclides, que acabou lendo inteiro. Continuo seus estudos com Clavis Mathematicae, de Oughtred, depois com La Géométrie, de Descartes. Prosseguiu com Exercitationum mathematicarum, de Schooten, e o Opera Mathematica, de Viète. E finalmente os dois livros de Wallis: Arithmetica infinitorum e Tractatus duo. Estudos que Newton realizou como autodidata em pouco mais de um ano.
Dos doze aos dezessete anos, Isaac Newton foi educado na The King’s School, em Gratham. Em outubro de 1659 foi retirado da escola para viver com sua mãe, que tentou fazer dele agricultor, oficio pelo qual odiava trabalhar. O diretor da escola, Henry Stokes, convenceu sua mãe a deixá-lo retornar aos estudos para que pudesse completar sua educação.
Alguns autores dizem que Newton era um aluno mediano, até acontecer uma briga com um colega de escola, a partir disso decidiu ser o melhor aluno da classe e não contente de todo o prédio escolar.
Newton graduou-se em 1665, na Trinity College de Cambridge. Seu professor e orientador Barrow, Schooten, Viète, John Wallis, Descarte, Fermat e seus trabalhos sobre retas, tangentes e curvar; de Cavalieri, Galileu Galilei e Johannes Kepler foram grandes influências no seu trabalho científico.
1.1- Principais Realizações
1663 – Formulou o teorema hoje conhecido como Binômio de Newton.
1665 – Primeiras hipóteses sobre gravitação universal e escreveu sobre séries infinitas, o embrião do Cálculo Diferencial e Integral.
1666 – Construiu quatro de suas principais descobertas: Teorema Binominal, Cálculo, Lei da Gravitação e a Natureza das Cores.
1668 – Construiu o primeiro telescópio de reflexão, e quem primeiro observou o espectro visível que se pode obter pela decomposição da luz solar, fenômeno conhecido como dispersão.
1669 – Tornou-se Professor em Cambridge.
1672 – Entrou para Royal Society (Instituição destinada a promoção do conhecimento científico).
1687 – Publicou sua principal obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural), em três volumes, enunciou a lei da gravitação e resumiu suas teorias, inclusive o cálculo.
1687 a 1690 – Foi membro do parlamento britânico.
1696 – Nomeado Warden of the Mint (cargo burocrático na Casa da Moeda britânica).
1699 – Eleito sócio estrangeiro da Acaddémei dês Sciences.
1701 – Nomeado Master of the Mint (cargo burocrático na Casa da Moeda britânica).
1703 – Tornou-se presidente da Royal Society.
1707 – Publicou em Cambridge, Aritjmetica Universalis (espécie de livro-texto que retrata identidades matemáticas, análise e geometria).
2- Exposições das Ideias
2.1- Principais Contribuições
2.1.1- Matemática
Newton formulou o teorema conhecido como Binômio de Newton, descobriu as Identidades de Newton, o Método de Newton, fez contribuições papa a teoria do Operador de Diferença, foi o primeiro a usar Coordenadas Polares, além de ter sido o primeiro a usar índices fracionários na Geometria Analítica.
2.1.2- Óptica
Newton observou que a luz que entrava por um orifício circular ao ser refratada por um prisma em posição de desvio mínimo, formava uma imagem oblonga. Também previu que o prisma refrata cores diferentes por diferentes ângulos. Demonstrou que a luz branca é formada por várias cores, sendo elas, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta, que por meio de um prisma podiam separar-se.
Concluiu que qualquer telescópio refrator sofre dispersão da luz em diferentes cores ao atravessar uma lente, fenômeno chamado de “aberração cromática”. A fim de evitar este problema, Newton construiu um telescópio conhecido como “telescópio newtoniano”. Isaac Newton, em 1704, escreveu sua obra mais importante com relação à óptica, Opticks, onde retrada de fenômenos como refração, dispersão e reflexão, como também expõe teorias sobre a natureza corpuscular da luz.
2.2- Leis
2.2.1- Lei da Gravitação Universal
De acordo com Wikipédia (2015, p. 1)
A gravitação universal é uma força fundamental de atração que age entre todos os objetos por causa de suas massas, isto é, a quantidade de matéria de que são constituídos. A gravitação mantém o universo unido. [...] Por causa da gravitação, os objetos sobre a terra são atraídos em seu sentido. A atração física que um planeta exerce sobre os objetos próximos é denominada força da gravidade. [...] A lei da gravitação universal diz que dois objetos quaisquer se atraem gravitacionalmente por meio de uma força que depende das massas desses objetos e da distância que há entre eles.
...