Isopor Processo De Reciclagem
Trabalho Universitário: Isopor Processo De Reciclagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 21/11/2013 • 586 Palavras (3 Páginas) • 515 Visualizações
Isopor
È material sintético que constitui marca registrada da empresa alemã Basf. Ele é feito de um polímero - conjunto de sucessivas aglomerações de moléculas - do composto químico estireno, expandido em pequenas bolhas ocas de 0,4 a 2,5 milímetros de diâmetro. Essa composição está, inclusive, subentendida no outro nome do produto: espuma de poliestireno (polímero + estireno). Há uma diferença: essas bolhas tornam o isopor 30 vezes mais leve que o poliestireno comum. Sua expansão é provocada pela ação de um agente químico chamado pentano, que aumenta em até 50 vezes o tamanho inicial pela liberação de vapores. Mais de 97% do volume do Isopor é constituído de ar, o que dá ao material a propriedade de isolante térmico.
Ele e bastante utilizado na constrição civil e nas caixas térmicas para armazenagem por ter um baixo custo .
Para a sua produção a meteria prima passa por um processo de transformação física constituída de três etapas : Pré – expansão , armazenamento intermediário e moldagem .
Vantagens
Material de mil utilidades chega em nossas casas desde bandejas que acompanham alimentos como carne, legumes e frios, até como componentes de embalagens de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. Por ser um plástico celular e rígido, ele tem as vantagens de poder apresentar-se numa grande variedade de formas e de ter aplicações bastante diversas.
Desvantagens
No meio Ambiente demora cerca de 150 anos para se degradar e difícil de reciclar , sua composição: 98% de ar e 2% de plástico. Por essa razão, a maioria das cooperativas e empresas do setor de reciclagem sequer aceita doações, ao menos de pequenas quantidades do produto. E muito menos se dispõem a coletá-lo, já que devido à sua baixa densidade, ele ocupa muito volume, o que encarece seu transporte e, conseqüentemente, a sua reciclagem, exigindo quantidades muito grandes para se viabilizar economicamente o processo como um todo. Quando não vai para reciclagem o isopor pode provocar diversos prejuízos.
Nos aterros sanitários, além de ocupar muito espaço que exige grandes investimentos públicos para a construção de novos aterros, a compactação causada pelos restos de isopor prejudica a decomposição de materiais biodegradáveis. E se for para lixões, estará deixando seu rastro no ambiente por um longo período de tempo. Se jogado em rios e mares, as pelotas de isopor – produto do esfacelamento desse material – são ingeridas por peixes ao serem confundidas com organismos marinhos, e, muitas vezes, acabam por matá-los.
Se queimado libera gás carbônico contribuindo para a poluição do ar e para o aquecimento global.
Como reciclar
No Brasil existe uma única recicladora dedicada a reciclagem do isopor , e uma tecnologia que retira o oxigênio do material diminuindo o seu volume sem o oxigênio o isopor passa a ser uma massa compacta e depois e novamente transformado em grãos e encaminhado para a fabrica dos mais diversos produtos .
Existem outras formas de reciclagem mecânicas reintroduzir o material triturado em novas peças especialmente em blocos para construção .
Comentário
Nos podemos começar a fazer alguma coisa pelo nosso planeta a nossa parte por exemplo, montar um sistema de coleta seletiva na nossa casa, escritório condomínio. Não espere por alguma lei restritiva ou que proíba o seu uso para deixar de contribuir.
Mas muito vem de nos lixos na rua , poluição nos mares esgoto a céu aberto enquanto não tivemos conciencia que estamos acabando como o nosso planeta nada vai mundar.
O futuro depende do nosso comprometimento.
...