PROCESSO DE RECICLAGEM DO LIXO
Por: Débora Modolon • 21/3/2016 • Projeto de pesquisa • 1.139 Palavras (5 Páginas) • 645 Visualizações
PROJETO RECICLAGEM
Tubarão
2015
INTRODUÇÃO
OBJETIVO GERAL
Conscientizar o aluno e sua família no processo de reciclagem do lixo, visando à preservação do meio ambiente e o interesse na construção de brinquedos com sucatas.
OBJETIVO ESPECÍFICO
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como justificativa abordar os problemas causados pelo acumulo e descarte indevido de diversos resíduos, recicláveis e reaproveitáveis, em desuso nas escolas, por exemplo, os papéis que diariamente são jogados fora, ou os livros didáticos em desuso que são acumulados e vem tornando áreas que poderiam ser produtivas, em verdadeiros ambientes estagnados e insalubres devido à lotação de volumes e mais volumes. Possíveis soluções de reaproveitamento dos resíduos, a conscientização dos alunos sobre a importância do reaproveitamento e a revitalização dos locais de acumulo, serão discutidas nesse projeto buscando sempre a melhor solução dentro da interdisciplinaridade inerente ao modelo do PIBID.
DESENVOLVIMENTO
HISTÓRIA DO PAPEL
RECICLAGEM DO PAPEL
Os avanços tecnológicos e industriais favoreceram o ser humano com a geração de empregos e a facilidade de se locomover e de se comunicar, onde a vida do ser humano passou ser mais acessível para o mundo.
Entretanto, esses avanços trouxeram problemas para a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente, contribuindo para o aumento da poluição, gerando assim a destruição da flora e da fauna, o aquecimento global e a chuva ácida. Outro ponto de bastante preocupação é as doenças causadas pela poluição do meio ambiente.
Contudo, devem-se conscientizar as pessoas a mudar alguns hábitos que levam a prejudicar a qualidade de vida, tanto do meio ambiente, quanto das pessoas e desenvolver ações que possam e consigam solucionar este problema tão grave que é a poluição.
As escolas e instituições de ensino precisam conscientizar e sensibilizar os estudantes sobre este tema, para futuramente termos uma sociedade com o ar e o visual muito melhor do que temos hoje. Uma das alternativas para promovê-la uma mudança no comportamento e atitudes dos mais jovens é dando palestras e oficinas com o intuito da importância da reciclagem do papel que está sendo desperdiçando no meio em que vivemos.
Assim sendo, o ensino da química requer uma ação pedagógica voltado para o desenvolvimento integral do aluno, procurando construir cidadãos críticos que buscam soluções sustentáveis para a realidade em que vivemos. Com isso, a química pode ser um instrumento pelo qual a Educação Ambiental deve ser vista como um processo de aprendizagem que valoriza as diversas formas de conhecimentos.
Desse modo, a reciclagem nos dias atuais é uma porta aberta para conscientizar os alunos a criarem hábitos e atitudes para diminuir o consumo de matéria prima e minimizar os impactos ambientes causados pelos descartes dos resíduos.
A reciclagem contribui para a diminuição da quantidade de lixo, queimado ou despejados nos aterros sanitários, pois praticamente todo o lixo (orgânico ou inorgânico) pode ser reciclado. Este acúmulo de lixo nos leva a poluição do meio ambiente.
Segundo Fogaça, a reciclagem do papel representa uma redução no desmatamento de árvores, visto que no Brasil, por exemplo, 80% do papel produzido são feito a partir da madeira. A reciclagem de uma tonelada de papel irá poupar vinte e duas árvores e irá economizar outros recursos naturais como a água, a energia elétrica e também irá polui menos o ar.
De acordo com Fogaça, outro aspecto proveitoso da reciclagem do papel é que a redução do volume do lixo, visto que um papel comum e o papelão demoram cerca de seis meses para decomporem, já os jornais e revistas podem ficar intactos por décadas.
Segundo Souza, a composição do papel varia de acordo com a planta utilizada, mas falando de uma maneira geral seu principal constituinte é a celulose, um polímero, mais precisamente, um polissacarídeo, formado a partir de monômeros de β-D-Glucose. A D-Glucose (C6H12O6) é um sacarídeo contendo 5 grupos álcool (OH) e um grupo aldeído (COH) no carbono 1.
A partir de sua fabricação o papel contém em sua estrutura constituintes majoritários, que são eles: lignina, celulose e hemiceluloses e constituintes minoritários: substâncias minerais, protéicas, ácidos gordos, ácidos resínicos.
PROCEDIMENTO PARA RECICLAGEM DO PAPEL
Materiais necessários:
- Papeis usados (não podem estar sujos com comida nem ser papel higiênico);
- Bacia rasa;
- Bacia funda;
- Liquidificador;
- Água;
- 1 colher de sopa;
- Amido de milho (maisena);
- Desinfetante;
- Jornais;
- Panos;
- Peneira grande.
Procedimento:
- Pique bem os papéis usados que serão reciclados e coloque-os na bacia rasa;
- Cubra o papel com água;
- Deixe de molho por um dia pelo menos;
- Coloque a mistura de papel e água no liquidificador, adicione mais água (na proporção de três partes de água para uma de papel, contando com a água da mistura) e bata;
- Para cada litro de água adicione 8 colheres de amido de milho e 20 gotas de desinfetante;
- Coloque essa mistura na bacia funda com água até a metade;
- Misture bem;
- Coloque a peneira pela lateral da bacia e vá até o fundo com ela. Depois suba lentamente, sem incliná-la, formando uma camada de papel sobre a peneira;
- Coloque a peneira sobre um jornal em alguma superfície e passe a mão sob a peneira inclinada para escorrer a água. Vá trocando de jornal até que não fique mais molhado;
- Com o jornal embaixo da peneira, cubra-a com um pano e aperte para secar a superfície. Vá trocando de pano até que não esteja mais molhado;
- Agora, vire a peneira sobre o jornal seco e bata para que a folha formada solte-se;
- Cubra com outro jornal e deixe por um dia;
- Prense a folha produzida com a ajuda de livros pesados e grandes.
Com o papel já reciclado, podem-se fazer jogos educativos para ser aplicados nas aulas de Educação Física.
SELEÇÃO DO PAPEL
Os papéis que podem ser reciclados são
- Revistas
- Impressos em geral
- Fotocópias
- Rascunhos
- Envelopes
- Papéis timbrados
- Cartões
- Papel de fax
Os papéis que não podem ser reciclados são:
...