Java
Resenha: Java. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Palloma1993 • 10/10/2013 • Resenha • 5.084 Palavras (21 Páginas) • 307 Visualizações
A linguagem JAVA
Programação na Web
Luís Manuel Borges Gouveia
Motivação
• início de 1997
– mais de 50 milhões de utilizador da Internet
– aumento de utilizadores a uma taxa de 100%
ano
– estimam-se mais de 200 milhões de utilizadores
em 2002
– em 2010 estima-se existirem mais ligações para
uso da Internet do que linhas telefónicas!
Motivação
• na Internet?
– mais precisamente na World Wide Web
– introduzida no início dos anos 90
– uma das histórias de sucesso das TI’s
– proporciona um meio de partilha de informação
a baixo custo
Motivação
• qual a vantagem?
– ao alcance de uma chamada telefónica local é
possível “ler” texto e gráficos de qualquer parte
do mundo
– informação organizada em páginas, com um
nome único, acessíveis globalmente
– necessário um navegador, mas fácil de utilizar
(hipertexto)
Motivação
• desvantagens?
– é um pouco lento
– infraestrutura sobrecarregada
– reduzida interactividade
• páginas “escritas” em HTML que permite leitura de
conteudos multimédia, saltos para outras páginas,
carregamento de gráficos
• o JAVA estende estas capacidades possibilitando a
criação de páginas interactivas...
Motivação
• porquê usar JAVA?
– pela interactividade…
– globalmente aceite como a linguagem de
programação para a Web
– tornou-se uma norma para a indústria de
software
– possui poucos concorrentes para o
desenvolvimento de aplicações na Web
O que é o JAVA
• uma linguagem de programação
– orientada a objectos
– proveniente da Sun Microsystems
– permite o desenvolvimento de dois tipos de
programas
• APPLETS, que se destinam a ser executados em
conjunto com um navegador da web
• Aplicações, que constituem os tradicionais
programas (e sem recurso a um navegador para
serem executados)
O que é o JAVA
• são os APPLETS que nos interessam
– são multiplataforma
– permitem o desenvolvimento de páginas
interactivas para a web
• jogos
• formulários
• visualizadores
• demos
• o que a imaginação poder e o trabalho concretizar!
Desenvolvimento de software
• enquanto o hardware comporta-se sempre de uma
forma previsível (quando não há avaria!), o
software já não…
• mesmo para a aplicação perfeita seria virtualmente
impossivel de provar esse facto
• inumeras metodologias de projecto de programação
foram desenvolvidas
– programação orientada a objectos (OOP) é uma delas!
POO
• POO é uma das melhores formas de desenvolver
software com o mínimo de erros
– o JAVA é uma OOP…
– deve-se tirar partido desse facto!
– Necessário saber o que são:
• objectos
• diferença entre objectos e classes
• atributos
• herança e sua importância
O que são objectos
• mundo exterior como um conjunto de objectos
– o carro , a casa, os animais, as plantas; num programa: os
botões, as imagens, as caixas de textos,…
• a maioria dos objectos é feito de outros objectos
– os automoveis são concebidos como agrupamentos de
objectos cuja concepção está entregue a várias equipas
– não existe necessidade de possuir o conhecimento de como
determinado objecto está estruturado ou funciona para se
poder combinar com outros
O que são objectos
• na POO, com objectos que se comportam de forma bem
determinada,
...