Java OO
Exames: Java OO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelamelo • 13/4/2014 • 5.585 Palavras (23 Páginas) • 1.013 Visualizações
Exercícios de Java e OO
Lógica estruturada
Decisões
1) Fazer um programa em Java para:
• receber 3 valores n1, n2 e n3 do usuário
• verificar se estes valores podem ser os lados de um triângulo. Em caso afirmativo, informar se o triângulo é equilátero, isósceles ou escaleno.
2) Fazer um programa que recebe 3 valores não inteiros do usuário e mostra o maior deles, o menor deles e a média.
3) Fazer um programa que recebe duas notas parciais de um aluno (0 a 100) e informa se ele está aprovado, em exame final ou reprovado. Caso esteja em exame o programa deve pedir a nota do exame (0 a 100) e informar se o aluno está aprovado ou reprovado.
4) Solicite ao usuário para digitar um número, e mostre-o por extenso. Este número deverá variar entre 1 e 10. Se o usuário introduzir um número que não está neste intervalo, mostre: "número inválido". Faça duas versões deste programa:
• Use uma estrutura if-else para resolver este problema
• Use uma estrutura switch-case para resolver este problema
Fonte:http://www.bernhard.pro.br/disciplinas/java/ensino/java-L01.pdf
Repetições
5) Fazer uma classe Ex1Primos para:
• Receber um inteiro N do usuário
• Testar se este inteiro é primo ou não e informar
6) Fazer um programa para mostrar os 100 primeiros termos da série de Fibonacci.
7) Fazer um programa para mostrar todos os números perfeitos entre 1 e 100.
8) Fazer uma classe Ex2Sorteio para:
• Sortear um número de 0 a 1000 (dica: usar Math.random())
• Pedir um palpite ao usuário. Se ele errar, informar se o palpite é maior ou menor do que o número sorteado.
• Pedir novos palpites até que o usuário acerte e, depois disso, mostrar em quantas tentativas ele acertou.
9) Fazer um programa para receber dois números do tipo int do usuário e determinar se um número é permutação do outro ou não. Ex: 431 é permutação de 143, 42 é permutação de 204, 1211 é permutação de 1112, etc. O programa só deve aceitar números positivos.
10) Fazer um programa para medir os reflexos do usuário. O programa deve:
• Mostrar a palavra “Agora!” após um tempo aleatório e um número, também aleatório
• Contar o tempo até que o usuário digite o número pedido e mostrar esse tempo.
• Dicas: usar o método getTimeInMillis da classe Calendar ou o método nanoTime da classe System.
11) Dada a afirmação: “A tem o dobro da idade que B tinha quando A tinha a idade que B tem. Quando B tiver a idade de A, somarão 81 anos.”. Fazer um programa para calcular as idades de A e B no método “força bruta”.
12) Chico tem 1,50 metro e cresce 2 centímetros por ano, enquanto Zé tem 1,10 metro e cresce 3 centímetros por ano. Construa um algoritmo que calcule e imprima quantos anos serão necessários para que Zé seja maior que Chico.
13) Faça uma classe que recebe do usuário a hora de inicio e a hora de término de um jogo, ambas subdivididas em 2 valores distintos: horas e minutos. A classe deve exibir a duração do jogo em minutos, considerando que o tempo máximo de duração de um jogo é de 24 horas e que o jogo pode começar em um dia e terminar no outro.
14) Torre de Hanói: considerando 3 torres, o objetivo é transferir 3 discos que estão na torre A para a torre C, usando uma torre B como auxiliar. Somente o último disco de cima de uma pilha pode ser deslocado para outra, e um disco maior nunca pode ser colocado sobre um menor. Implementar uma classe com um método recursivo que mostra a seqüência de movimentos para resolver o problema da Torre de Hanói.
String
15) Fazer uma classe ExecString que:
• Recebe duas strings do usuário (dica: usar nextLine da classe Scanner)
• Conta e informa quantas vezes a segunda string ocorre dentro da primeira
• Informa uma estatística dos caracteres contidos nas 2 strings.
16) Faça um programa que receba um nome completo na forma de uma String e mostre a abreviatura deste nome. Não se devem abreviar as palavras com 2 ou menos letras. A abreviatura deve vir separada por pontos. Ex: Paulo Jose de Almeida Prado. Abreviatura: P. J. de A. P.
17) Fazer um programa que receba uma string do usuário e mostre o conteúdo desta string de forma invertida.
18) Fazer um programa para:
• receber uma string do usuário
• contar e mostrar quantas palavras existem na string
• contar e mostrar quantas vogais existem na string
19) Um dos sistemas de encriptação mais antigos é atribuído a Júlio César: se uma letra a ser encriptada é a letra de número N do alfabeto, substitua-a com a letra (N+K), onde K é um número inteiro constante (César utilizava K = 3). Usualmente consideramos o espaço como zero e todos os cálculos são realizados com módulo-27. Dessa forma, para K = 1 a mensagem “Ataque ao amanhecer” se torna “bubrfabpabnboifdfs”. Faça um programa que receba como entrada uma mensagem e um valor de J e retorne a mensagem criptografada pelo código de César. Fraquezas: apenas 26 chaves possíveis. É possível utilizar conhecimento da linguagem para facilitar a busca.
Array
20) Pode-se calcular a área de um polígono a partir das coordenadas de seus vértices utilizando a seguinte fórmula:
Area = soma (X(n)*Y(n+1) – X(n)*Y(n-1)) / 2
sendo que:
p/ n = 1, n-1 = N (número de
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