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Jogos e prática social no Facebook

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Por:   •  2/12/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.079 Palavras (17 Páginas)  •  357 Visualizações

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1. Introdução

Com a popularização dos chamados “sites de rede social”, novas práticas sociais

passaram a tomar forma no contexto das apropriações2 dessas ferramentas. Parte dessas

práticas surgem das próprias interações dos usuários com suas redes sociais. Outra parte é

decorrente da implementação de novas ferramentas dentro desses sistemas, que permitem que

novas ações sejam praticadas e novos sentidos, dados a esses sites. Essas ferramentas

constituem-se nos chamados “aplicativos desenvolvidos por terceiros” e são programas que

funcionam dentro desses sites, tais como jogos, questionários, presentes e etc.

Destes, de um modo especial, os jogos representam uma novidade importante. Não

apenas tornaram-se incrivelmente populares nos últimos meses e anos, como também

trouxeram novas práticas para o contexto das redes sociais. Apenas para que se tenha uma

idéia, somente a Zynga, empresa que desenvolve vários dos jogos mais populares no

Facebook3 concentra quase 250 milhões de usuários, mais de 50% do percentual total de

usuários do site de rede social. Dados recentes do Ibope/Nielsen, por exemplo, mostraram que

nesse mesmo site, o segundo site de rede social mais utilizado no Brasil, o uso de aplicativos

cresceu 323% entre maio e novembro de 2009. Desde grupo, quase 50% das visitas foram

direcionadas a apenas um aplicativo, um jogo, denominado FarmVille4

jogos, como o Mafia Wars e o Café World5

, que apenas adotou a possibilidade de desenvolvimento de aplicativos por terceiros em

Orkut6

2007, através do Open Social7

parte da audiência do site. De acordo com ReadWriteWeb8

jogo desenvolvido para o Orkut concentra, sozinho, cerca de 14 milhões de pessoas, mais

usuários do que o Twitter inteiro, o terceiro site de rede social mais acessado do Brasil.

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 1 Professora e pesquisadora do PPGL/UCPel. E-mail: raquel@pontomidia.com.br 2 O termo “apropriação” aqui é utilizado nos termos de Lemos (2001), onde se refere à incorporação da

ferramenta no repertório cultural de um grupo de indivíduos, emprestando a essa tanto um sentido técnico, como

um sentido simbólico e cultural, muitas vezes desviante em relação às proposta da mesma. 3 http://www.facebook.com

4 http://www.facebook.com/FarmVille

5 http://www.facebook.com/cafeworld

6 http://www.orkut.com

7 http://code.google.com/apis/opensocial/

8 Dados do final de 2009: http://readwriteweb.com.br/2010/01/11/colheita-feliz-e-maior-que-o-twitter-no-brasil/

Nesse contexto, observar as práticas sociais que emergem da apropriação desses jogos

é relevante. Afinal, qual seu impacto nas redes sociais presentes nos sites onde atuam? Que

tipo de comportamentos vão gerar nos grupos sociais online? Que subculturas emergem de

seu uso? Essas são questões importantes, algumas das quais focaremos neste trabalho.

O Mafia Wars9 (MW) foi o jogo escolhido como estudo de caso para a análise das

práticas sociais emergentes junto a esses sites de rede social. O Máfia Wars é um jogo do

estilo RPG (role playing game), onde os jogadores podem criar um personagem e inserir-se

em um mundo do crime, onde as máfias dominam. No entanto, é um jogo que funciona por

turnos, onde as únicas ações possíveis resumem-se a apontar e clicar e que permite um

envolvimento limitado do jogador. O objetivo deste trabalho é, dete modo, discutir como, a

partir da apropriação realizada por seus jogadores, o Mafia Wars expande seu universo,

criando comunidades, interferindo nas redes sociais aparentes no Facebook e gerando um

jogo muito mais imersivo, com características típicas dos MMORPGs (Massively Multiplayer

Online Role-Playing Game), tipo reservado a jogos muito mais imersivos. Para tanto, este

debate é baseado em uma pesquisa realizada a partir de um viés etnográfico no segundo

semestre de 2009, onde foram coletados dados e realizadas entrevistas com jogadores.

2 Rede Sociais na Internet

Uma rede social é compreendida como uma metáfora para a estrutura de um grupo

social. Assim, ela é constituída de nós (nodos), que representam os indivíduos e suas

conexões, normalmente os laços sociais existentes entre esses nós. Laços sociais são

evidentemente construídos entre os indivíduos, através das interações nas quais estes se

envolvem no dia a dia. São normalmente classificados como fortes e fracos (Granovetter,

1973). Os laços fortes são aqueles que compreendem

...

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