“Evolução Social e a Nova Pedagogia” de Piaget utilizando-se do Jogo Dixit.
Por: Mara Tavares • 25/3/2016 • Relatório de pesquisa • 901 Palavras (4 Páginas) • 810 Visualizações
Fundamentos psicológicos do desenvolvimento da aprendizagem
Professora: Márcia Amaral Corrêa de Moraes
Grupo: Adilson Skalski Zabiela
Alexandre Lima
Camila Pedrazza
Denise Wolff
Karina Letícia
Mara Tavares
Márcio Marins
Miria Santanna
Raysa Vasconcelos
Análise da atividade elaborada pelos colegas do grupo 2 com base no Texto 5: “Evolução Social e a Nova Pedagogia” de Piaget utilizando-se do Jogo Dixit.
1º Momento: Quais as dificuldades enfrentadas?
(Objetivo: trabalhar com os conceitos de egocentrismo, descentração e constrangimento social).
O jogo apresenta várias dificuldades que representam desafios para os jogadores, como colocar-se no lugar do outro. Descentrar-se, isto é, de considerar vários atributos de um objeto ao mesmo tempo e formar conceitos diferentes conforme os atributos, não se fixando em uma única propriedade dele (conservação) e compreender, que estas alterações, em algum momento, podem ser anuladas ou compensadas de outra forma, em outro momento (abstrair da fala a prática do jogo).
Um fator importante, imposto pelo jogo, é a constante retomada das regras pelos jogadores. O constrangimento social não é externo e sim interno, pois o jogador se sente obrigado a cooperar e colaborar, alternadamente, pois ganhar não resulta da competitividade e sim, da dependência do desempenho dos demais.
Dixit é uma ótima estratégia para sistematizar os três aspectos proposto: conceitos, procedimentos e atitudes, pois cria um espaço para pensar, agir e interagir. O grupo de jogadores fruiu de um espírito colaborativo muito forte tornando a dinâmica do jogo mais importante do que o resultado em si.
Ao longo das partidas o grupo trocou informações, delimitou regras e demonstrou cooperação, capacidade de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes, atuando em uma relação direta com os conceitos apontados no texto 5 “A Evolução Social e a Nova Pedagogia”, com destaque para o conceito de descentração.
2º Momento: “Brainstorming”
(Objetivo: fazer uma relação das palavras que surgiram no processo, com o que texto nos mostra).
- Egocentrismo;
- Realidade Social;
- Moral;
- Heteronomia;
- Autonomia;
- Desenvolvimento da Inteligência;
- Reciprocidade;
- Cooperação;
- Constrangimento Social.
Durante o jogo o egocentrismo cedeu lugar à reciprocidade obrigando o sujeito a colocar-se mentalmente no lugar do outro, imaginando como ele pensa e reage, atitude importante para o desenvolvimento do respeito. A Heteronomia das regras, impostas no começo, deu vez à construção do entendimento e da autonomia, pois o sucesso de um jogador dependia do desempenho do outro. Essa situação permitiu a tomada de consciência e internalização das regras. Força, portanto, a adaptação do sujeito, proporcionando constante assimilação e acomodação individual, e do grupo, para construir conhecimentos em nível de convívio social. No caso desse jogo, construção de conhecimentos morais e desenvolvimento da inteligência, resultando na equilibração majorante.
Defronta o sujeito com outra realidade social, que não é a da competição, mas a colaboração durante as jogadas, como todos andam casas para frente no tabuleiro em qualquer jogada, todos ganham apoiados nas escolhas dos outros; um jogador necessita que o outro continue acertando a carta de alguém, mesmo que não seja o jogador “mão”, para que ele possa contar novos pontos. Mesmo que um jogador esteja na frente, não há vitória ainda, pois é preciso continuar no jogo cooperando com cartas e escolhas para que os outros possam continuar jogando; a saída do jogo configura-se num constrangimento social para si mesmo e característica de egocentrismo, caso o jogador dissesse: “- Acabou o jogo, porque eu ganhei!”
...