Kaizen: Estudo de Caso Sobre Aplicação em Processo de Uma Indústria de Nutrição Animal.
Por: alineaof • 13/10/2016 • Trabalho acadêmico • 4.311 Palavras (18 Páginas) • 611 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Aline Freitas
André Pinhata;
Gabriel Antonio Tenório;
Yara Souza;
Valdemir Ferreira;
Gestão de Processos Industriais
Kaizen: estudo de caso sobre aplicação em processo de uma indústria de nutrição animal.
CAMPINAS
2016
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Aline Freitas;
André Pinhata;
Gabriel Antonio Tenório;
Yara Souza;
Valdemir Ferreira;
Gestão de Processos Industriais
Kaizen: estudo de caso sobre aplicação em processo de uma indústria de nutrição animal.
CAMPINAS
2016
Resumo
O presente artigo visa apresentar o conceito de Kaizen e sua aplicação real através de um estudo de caso de um processo em uma empresa de nutrição animal localizada na cidade de Itapira-SP. Desta maneira, o conceito de Kaizen será apresentado após introdução ao lean manufacturing. Em relação ao estudo de caso, a situação do processo estudado da empresa será contextualizada em sua situação inicial, passando em seguida pela aplicação do Kaizen bem como resultados esperados após implantação de todas as melhorias observadas como oportunidades reais.
Palavras-chave: Kaizen, melhoria contínua, processos.
Abstract
This following article intends to present the concept of Kaizen and its real application through a case study of a process in an animal nutrition company localized in Itapira-SP. In this way, the Kaizen’s concept is going to be presented after a short lean manufacturing introduction. Regarding the case study, the analyzed process situation from this company will be contextualized in its start situation, following by the Kaizen application, as well as the expected results after the implantation of all noted improvements as real opportunities.
Introdução
Há anos a história da indústria passa por diversas modificações, sendo esta tendo seu primeiro capítulo na primeira revolução industrial no final do século 18, passando por outras duas grandes revoluções industriais, iniciando-se com o emprego basicamente do vapor, carvão e ferro e considerando a entrada do aço, produtos químicos e energia elétrica na segunda grande revolução industrial e, já à partir da década de 1970 nota-se a entrada e importância do desenvolvimento da informática, mudando pra sempre a história não apenas industrial mas também da sociedade global como um todo. Sempre na relutante busca por expansão, maximização dos resultados, primordialmente no que tange a lucratividade final, as companhias sejam de manufatura de bens tangíveis e materiais ou de serviços percebem-se constantemente na necessidade de inovar, reinventar-se e diferenciar-se frente a forte e impiedosa competitividade, principalmente em tempos globalizados como o que vivemos já há algumas décadas.
Em alguns casos, a contextualização local de determinadas regiões levam a necessidade de transformação imediata, como podemos destacar a situação na qual o Japão se encontrou após a ainda dolorida segunda grande guerra mundial, na qual o país, bem como outros, encontrou-se em situação devastadora e com urgente demanda de reestruturação e reconstrução.
Neste contexto, os japoneses encontraram um novo conceito à aplicar na indústria, englobando um conjunto de técnicas e ferramentas hoje conhecido como Lean Manufacturing, ou manufatura enxuta em português.
O objeto de estudo do presente artigo é considerado uma das ferramentas derivadas do Lean Manufacturing, o Kaizen. A abordagem da ferramenta em um dos processos logísticos principais em uma empresa de alimentação animal será apresentada no artigo, de maneira a demonstrar importância de tal ferramenta na transformação de fluxos e processos para atingir-se um cenário desejado, cenário este resultando em melhorias significativas na contribuição do crescimento da empresa através de um processo com maior produtividade e menos desperdícios.
Este trabalho está estruturado como observa-se na sequência, apresentando inicialmente na segunda secção o referencial teórico introduzindo brevemente o Lean Manufacturing, levando à explanação mais detalhada sobre o conceito de Kaizen. Na secção seguinte observa-se o método de pesquisa adotado. Na sequência é apresentado o estudo de caso real da aplicação do objeto de estudo em uma indústria de alimentação animal, e por ultimo são apresentadas as conclusões do trabalho.
2 Referencial teórico: Kaizen
2.1 Conceitos e ferramentas do Lean Manufacturing
A história do lean remonta muito antes da fase em que começou a ficar conhecido, o conceito do lean manufacturing, o termo “enxuta”, do inglês “lean”, foi criado, na verdade, por John Krafcik, do MIT (Massachussetts Institute of Technology), na década de 80, num artigo em que ele descrevia as técnicas do sistema de produção e técnicas de trabalho desenvolvidas pela Toyota. John Krafcik chamou o sistema de enxuto pela redução de quantidade, custos e tempo, ou seja: menos esforço dos funcionários, menos espaço para a fabricação, menos investimento em ferramentas, menos tempo em planejamento, menos estoques, menos fornecedores, e redução de defeitos, com uma maior variedade de produtos.
Em Lean, perda é tudo aquilo em um processo que não agrega valor. Por exemplo, o tempo que um documento está na mesa de alguém aguardando alguma ação, estoque acumulado que não será usado no curto prazo, produto terminado aguardando liberação de saída.
Existem dois cuidados principais que devem ser tomados ao transformar sua empresa em Lean:
- A iniciativa deve estar ligada às necessidades de seu negócio. Implementar Lean só porque está na moda não trará benefícios reais. Se você não consegue fazer uma forte associação entre os possíveis ganhos obtidos com Lean e sua estratégia de negócio, provavelmente deveria esperar mais.
- O Lean se popularizou inicialmente na área de manufatura, já que o conceito foi desenvolvido pela Toyota, no Sistema Toyota de Produção. No entanto, é errado pensar que esta iniciativa pode ficar restrita somente à produção, já que neste caso os ganhos ficarão muito restritos. Lean deve ser aplicado em toda a empresa e ao longo da cadeia de suprimento.
Lean Manufacturing (Manufatura enxuta).
O lean manufacturing se baseia numa abordagem sistemática para identificar e eliminar o desperdício (aquilo que não agrega valor) através da melhoria contínua, com fluxo de material puxado, buscando qualidade total. E esse contexto de desafios e mudanças requer funcionários motivados, satisfeitos e comprometidos, uma vez que eles são fundamentais no processo de desenvolvimento organizacional, é como chamamos o Sistema Toyota de Produção, onde surgiu com o pai do fundador da Toyota, foi quando Sakichi Toyoda (1867-1930), fundador da Toyoda Teares (Toyoda Automatic Loom) criou, em 1924, o primeiro tear automatizado em que, além de fazer as trocas automaticamente, também parava a produção, caso o fio arrebentasse. Esse é o conceito Jidoka (capacidade do equipamento parar e sinalizar em caso de problema), que é um dos pilares do Sistema Toyota de Produção.
...