Kanguru ferro alumínio
Por: nielyson • 20/9/2016 • Trabalho acadêmico • 3.322 Palavras (14 Páginas) • 389 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA[pic 1]
Campus I - Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia de Produção
Disciplina: Introdução à Engenharia de Produção
Período: 10.2
R E L A T Ó R I O
TRABALHO DE CAMPO SOBRE GESTÃO DE OPERAÇÕES REALIZADO NA
Känguruh - Ferro e Alumínio
Equipe:
André Maxwell V. Barbosa - 11021404.
João Paulo Gomes da Silva – 11021410
Nielyson de Oliveira Santos – 11021580
Hildário de Castro Patrício – 11021405
Professor:
Mariana Moura Nóbrega
Monitor:
Luciano Acioli
João Pessoa
Setembro / 2010
SUMÁRIO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral
2.1.1. Objetivos Específicos
3. REFERENCIAL TEÓRICO
3.1. Sistemas de Produção
3.2. Gestão de Demanda
3.3. Planejamento Operacional
3.4. Controle de Produção
4. METODOLOGIA
5. RESULTADOS
5.1. Caracterização da Empresa/Organização Känguru
5.2. Caracterização do Sistema de Produção
5.3. A Empresa/Organização Känguruh e a Gestão de Operações
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
7. BIBLIOGRAFIA
ANEXOS
- INTRODUÇÃO
O trabalho trata de uma pesquisa de campo realizado pela professora Mariana, da disciplina de Introdução à Engenharia de Produção. Onde nós os alunos divididos em grupos saímos a entrevistar as empresas escolhidas por nós (Känguruh), para saber mais sobre suas praticas de Gestão de Operações, baseando-se nos conteúdos vistos em aula e nos assuntos estudados envolvendo: histórico geral da empresa, Gestão de demanda, Planejamentos de negócio e operacionais, controle de produção e suas áreas subseqüentes, que abrangem: a compra de fornecedor, processo de produção, desenvolvimento de produtos, e todos os outros procedimentos até o acesso ao cliente consumidor.
- OBJETIVOS
- Objetivo Geral
No decorrer de nosso trabalho apresentado, temos como objetivo geral do estudo, descrever as práticas de Gestão de Operações no horizonte de Gestão de Demanda, Planejamento Operacional e Controle da Produção. O planejamento de curto prazo da empresa Känguruh trabalha especificadamente com ferro e alumínio.
- Objetivos Específicos
2.1.1.1 Prática de Gestão de Demanda no planejamento de curto prazo da empresa
Sempre existem reservas de estoques, tendo base nos dados históricos da empresa que são fundamentais para que se possa ter uma previsão da quantidade de estoques a serem guardados para atender bem os pedidos de seus clientes, buscando até adiantar a entrega para o mais breve possível.
Também temos como objetivos específicos, descrever as práticas de Gestão de Demanda no horizonte de planejamento de curto prazo da empresa Känguruh, descrever as práticas de Planejamento Operacional da empresa, descrever suas práticas de Controle da Produção.
2.1.1.2 Prática de Planejamento Operacional da empresa
Equipamentos, materiais e funcionários que são utilizados na empresa estão diretamente ligados ao planejamento operacional, para que não haja nenhum imprevisto como atrasos nas entregas que venham a prejudicar os clientes.
2.1.1.3 Prática do controle de produção da empresa
No controle da produção os produtos passam por várias etapas desde a matéria prima até o produto acabado, esse processo é o mais importante para que o produto venha a ter uma boa qualidade, pois vai depender das melhores máquinas e das pessoas mais habilidosas em cada setor da produção.
- REFERENCIAL TEÓRICO
Fonte de pesquisa bibliográfica exclusiva:
Livro texto da disciplina
Capítulo 1 -
Capítulo 3
NBR 10520 (2002) – Informação e
Documentação – Citações em documentos
- Apresentação
- Sistemas de Produção
No sistema de produção são utilizados atualmente na empresa, cerca de 30(vinte e cinco) funcionários, deste total, 36% tem qualificação técnica especifica, como: Técnico em Mecânica, Serralheiro de Ferro e Alumínio, Serralheiro em Aço inoxidável, Serralheiro de Estruturas metálicas (Metalurgia pesada), Soldador e Pintor de produtos metálicos. Destes cerca de 30% são multifuncionais, ou seja, desenvolvem habilidades em mais de uma área especifica. Os 64% dos funcionários restantes dividem-se auxiliares práticos, montadores e pessoal de apoio.
...