LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
Por: Thaynara Oliveira • 23/6/2019 • Relatório de pesquisa • 1.230 Palavras (5 Páginas) • 189 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA – UNISUAM
UNIDADE Bonsucesso
SEMESTRE LETIVO: 2018/1
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
TURMA: GELT1026
Prof. Alex de Lima e Silva
Membros do grupo: Data: _24_____ / _06______ / ______18____
1 – Mark basilio____________________________________________________________________________________________
2 – FELIPE SANTORO ____________________________________________________________________________________________
3 – _Thaynara ___________________________________________________________________________________________
************************************************************************************
**** RELATÓRIO EXPERIMENTO 05 ****
************************************************************************************
ASSUNTO: Comprovar a teoria do Equivalente de Thévenin ________________________________________________
Introdução
Estabelece que qualquer circuito linear visto de um ponto pode ser representado por uma fonte de tensão (igual à tensão do ponto em circuito aberto) em série com uma impedância (igual à impedância do circuito vista deste ponto).
A esta configuração chamamos de Equivalente de Thévenin em homenagem a Léon Charles Thévenin, e é muito útil para reduzirmos circuitos maiores a um circuito equivalente com apenas dois elementos a partir de um determinado ponto, onde se deseja, por exemplo, saber as grandezas elétricas como tensão, corrente ou potência.
Resultados da atividade prática
Item 5 – Método 1 (subitem a) do roteiro
Desenhe aqui o circuito adotado pelo grupo nos experimentos. [DESENHO 1]
Item 5 – Método 1 (subitens b, c & d) do roteiro
Preencha a tabela a seguir [TABELA 1]
Resistor | Valor medido do resistor | Tensão VAB | Corrente IAB |
560 Ω | 560 | 1,09v | 2,0 ma |
1 kΩ | 1 k | 1,2 v | 1,3 ma |
Item 5 – Método 2 (subitem f) do roteiro
Preencha a tabela a seguir [TABELA 2]
Grandeza elétrica | Valor medido |
Tensão a vazio entre A e B | |
Corrente de curto circuito entre A e B |
Desdobramentos teóricos da atividade
[Item 5 – Método 3 (subitem g) do roteiro] Meça (e anote) os valores dos resistores do circuito escolhido usando o ohmímetro. Produza uma tabela com os valores (nominal x medido).
[Item 5 – Método 3 (subitem h) do roteiro] Utilizando os valores medidos, calcule o equivalente de Thévenin (Rth e Vth) aplicando a teoria de circuitos elétricos (sugestão de bibliografia no roteiro da prática).
(aqui, desenvolver cálculos, redesenho do circuito, etc.)
Desenhe aqui o equivalente de Thévenin, apresentando os valores calculados no item anterior. [DESENHO 2]
(modelo de desenho conforme abaixo; lembre-se de indicar no desenho os valores calculados de resistência equivalente de Thévenin, Rth, e tensão equivalente de Thévenin, Vth)
[pic 2]
Compare o resultado de Vth teórico calculado no item anterior com o valor de tensão medido e registrado na TABELA 2 deste relatório. São similares?
SIM ,são similares bem proximos .
Divida o valor de tensão medido e registrado na TABELA 2 pela corrente medida e registrada nesta mesma tabela. Compare o valor desta resistência ao resultado de Rth teórico calculado. São similares?
No desenho do equivalente de Thévenin feito pelo grupo [DESENHO 2], insira entre os pontos A e B um resistor de 560 Ω. Calcule a corrente através do resistor e a queda de tensão sobre o mesmo. Compare com os valores medidos e registrados na TABELA 1. São iguais? Caso negativo, por que há diferença?
No desenho do equivalente de Thévenin feito pelo grupo [DESENHO 2], insira entre os pontos A e B um resistor de 1 kΩ. Calcule a corrente através do resistor e a queda de tensão sobre o mesmo. Compare com os valores medidos e registrados na TABELA 1. São iguais? Caso negativo, por que há diferença?
Simulação :: instruções
Utilizando o software TINA-TI, da Texas Instruments, simule o mesmo circuito que foi adotado pelo grupo. Devem ser observados cuidadosamente os pontos abaixo:
- Para melhor funcionamento do programa, conecte o ponto de referência (terra) ao polo negativo da fonte de alimentação (o objeto “Ground” está no menu de componentes “Basic”).
- Conecte em série com o polo positivo da fonte uma chave simples liga-desliga (o objeto “Switch” está no menu de componentes “Switches”). Para não atrapalhar os resultados, ajuste os parâmetros desta chave. Dê um duplo clique sobre a mesma e mude Roff [Ohm] para infinito (é a resistência de chave aberta). Configure uma hotkey (tecla de atalho para abrir e fechar a chave); escolha o valor que julgar adequado (por exemplo, A). Sempre que a hotkey for pressionada a chave abre ou fecha.
- Conecte um voltímetro entre os pontos “A” e “B”, conforme o diagrama do circuito adotado pelo grupo (o objeto “Volt Meter” está no menu de componentes “Meters”). Ligue o circuito.
- Observe o valor medido pelo voltímetro (Analysis → Table of DC Results → desmarque todas as caixas de seleção exceto a caixa “Outputs”). Cole o print da tela mostrando o circuito e o valor de tensão medido por VM1.
- Responda: o valor de tensão medido por VM1 é coerente com o valor de Vth teórico que o grupo calculou?
- Substitua o voltímetro por um amperímetro (o objeto “Amper Meter” está no menu de componentes “Meters”). Observe o valor medido pelo amperímetro (Analysis → Table of DC Results → desmarque todas as caixas de seleção exceto a caixa “Outputs”). Cole o print da tela mostrando o circuito e o valor de corrente medido por AM1.
- Divida o valor de tensão medido por VM1 (item 4.5) pelo valor de corrente medido por AM1, e responda: este valor de resistência é coerente com o valor de Rth teórico que o grupo calculou?
- Substitua o amperímetro por um ohmímetro (o objeto “Ohmmeter” está no menu de componentes “Meters”). Elimine a fonte de tensão do circuito. Observe o valor medido pelo ohmímetro (Analysis → Table of DC Results → desmarque todas as caixas de seleção exceto a caixa “Outputs”). Cole o print da tela mostrando o circuito e o valor de resistência medido por ZM1.
- Responda: o valor de resistência medido por ZM1 é coerente com o valor de resistência determinado numericamente no item 4.7 deste relatório?
- Retorne com a fonte ao circuito. Retorne com o voltímetro aos pontos A e B. Conecte aos pontos A e B um resistor de 560 Ω. Observe o valor medido pelo voltímetro. Cole o print da tela mostrando o circuito e o valor de tensão medido por VM1.
- Responda: o valor de tensão medido por VM1 é coerente com o valor da queda de tensão sobre o resistor de 560 Ω que o grupo calculou no item 3.6 deste relatório?
- Crie um novo circuito contendo: uma fonte de alimentação de valor Vth (calculado no item 3.2), um resistor de valor Rth (calculado no item 3.2) em série com a fonte, e um resistor de 560 Ω em série com Rth e fechando a malha. Conecte o terra ao polo negativo da fonte. Qual é o valor da tensão sobre o resistor de 560 Ω obtido no simulador? Este valor é coerente com o medido por VM1 no item acima? Cole no relatório o print da tela com o circuito e o valor da tensão sobre o resistor de 560 Ω.
Conclusões
(houve muita diferença entre os valores teóricos/medidos/simulados? se sim, por quê? quais foram as dificuldades encontradas?)
Referências
http://www.ufrgs.br/eng04030/Aulas/teoria/cap_06/thevenin.htm
...