LAMPADAS - FATEC SP - LAB ELETRO II
Por: antonio.ferro • 8/4/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 1.047 Palavras (5 Páginas) • 286 Visualizações
LAMPADAS
Os principais tipos de lâmpadas para aplicações residenciais, prediais e industriais são:
- Fluorescentes
- Halógenas com refletor dicroico
- Vapor de Sódio
- Vapor de Mercúrio
- LED
FLUORESCENTES
Funcionamento: As lâmpadas fluorescentes são constituídas por um tubo em cujas paredes internas é fixado um material fluorescente e onde se efetua uma descarga elétrica, a baixa pressão, em presença de vapor de mercúrio. Produz-se, então, uma radiação ultravioleta que, em presença do material fluorescente existente nas paredes (cristais de fósforo), se transforma em luz visível.
Especificações: Podem ser especificadas em fluorescente tubular e compacta.
[pic 1]
TUBULAR CIRCULAR
[pic 2]
TUBULAR
[pic 3]
FLUORESCENTES COMPACTAS
Aplicações: as aplicações de lâmpadas fluorescentes são realizadas de acordo com o tipo de iluminação desejada. Existem alguns fatores que podem influenciar na escolha da lâmpada:
- Tonalidade de cor
Branca Natural: Ambientes onde se necessita de excelente reprodução de cores aparência de cores agradável: museus, pinacotecas, pesquisas e exames médicos.
Branca Fria: Fábricas, armazéns e oficinas, onde não é exigida fidelidade de cores e a luz artificial deve harmonizar-se com a luz do dia.
Luz do dia real: Indústria de tecidos, tintas, gráficas, fotografias, tabaco, etc.
Branca de luxo: Ambientes onde se necessita muito boa reprodução de cores e boa eficiência luminosa. As cores naturais como as de madeiras, tecidos e pele humana são muito bem reproduzidas.
Luz do dia: Iluminação industrial e comercial em geral. Alta eficiência luminosa, aparência de luz diurna e que permite razoável reprodução de cores.
Luz do dia especial: Recintos onde se exige perfeita distinção de cores. ideal para análise crítica de cor, como, por exemplo, tipografias, industriais gráficas, etc.
- Potência e Fluxo Luminoso
[pic 4]
Principais Fabricantes: Os principais fabricantes e importadores de lâmpadas fluorescentes são:
Phillips, Ourolux, Sylvania, Empalux, Intral.
HALÓGENAS COM REFLETOR DICRÓICO
Funcionamento: As lâmpadas halogênea são lâmpadas incandescentes de alta pressão contendo gases halógenos, como iodo ou bromo, que permitem os filamentos operarem em temperaturas mais altas e oferecem maior eficiência luminosa.
Uma lâmpada dicroica comum é uma lâmpada halogênea com um refletor de algum material dicroico, que reflete a parte visível da radiação e absorve a parte infravermelha.
Especificações: Em geral as lâmpadas dicroicas são designadas pela sigla PAR (Parabolic Aluminized Reflector, ou Refletor Parabólico de Alumínio) seguida de um número em geral PAR20, 30 e 38 que dizem respeito à potência e à dimensão do fluxo luminoso.
Quanto maior a designação, maior será o diâmetro da lâmpada PAR e, consequentemente, a potência. Portanto, a escolha do tipo certo deve levar em consideração a relevância do destaque que se quer obter em diferentes áreas.
Sendo assim, para ambientes mais amplos o ideal é utilizar a lâmpada PAR 38. Elas são capazes de dar destaque em áreas maiores, pois contam com excelente intensidade.
Já as lâmpadas PAR 20 e 30, por serem um pouco menores, são mais utilizadas para focos internos pontuais. Além disso, dão um ar de sofisticação ao ambiente. Para a escolha certa, será preciso avaliar a intensidade do facho de luz no ponto a ser destacado.
[pic 5][pic 6]
[pic 7][pic 8]
Aplicações: As PAR 20 e 30 são utilizadas em iluminação geral de ambientes. A diferença entre as duas se da em termos de potencia e nível de iluminação. São indicas para locais com pé direito padrão (2,60m) como apartamentos e casas tradicionais.
...