LOCAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO
Por: bugatyy • 26/9/2018 • Projeto de pesquisa • 571 Palavras (3 Páginas) • 145 Visualizações
LOCAL DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO
A ponte localiza-se na Avenida Doutor Júlio Maranhão, rodovia PE-008, mais conhecida como viaduto do Bandepe, localizado na Estrada da Batalha, possui 336 metros de extensão, principal saída do Recife para o Complexo Industrial Portuário de Suape e para as praias do Litoral Sul pernambucano. Passam por ela diariamente cerca de 55 mil veículos. A conexão com a BR-101 , no bairro de Prazeres, foi feita no ano de 2012.
A ponte integra também o acesso entre a Avenida Barreto de Menezes, sentido Piedade.
LOCAÇÃO
O greide da ponte apresenta uma curva leve acompanhando o greide da avenida estrada da batalha, já existente durante a sua construção.
TIPO ESTRUTURAL
O tipo estrutural da ponte é em grelhas de vigas, com os elementos pré-moldados protendidos.
Vigas pré-moldadas protendidas são peças de concreto tracionadas com elementos de protensão (barras ou fios, basicamente). O tracionamento tem como finalidade produzir tensões prévias em uma estrutura de concreto, melhorando sua resistência e comportamento sob as condições de carga. Na construção de pontes e viadutos, a protensão das vigas pré-moldadas permite vencer vãos maiores em comparação a modelos em concreto armado convencional.
PARTES CONSTITUINTES
A superestrutura da ponte é tipo tabuleiro (Laje) e sua meso estrutura é composta por pilares centrais em concreto armado e seus respectivos aparelhos de apoio.
PROCESSO CONSTRUTIVO
Muitas vezes a solução do projeto de uma ponte ou um viaduto está condicionada ao médoto construtivo utilizado para a execução da obra. O sistema construtivo adotado será influenciado por diversos fatores como: o comprimento da obra; a capacidade portante do terreno da fundação, que definirá o custo de infra-estrutura; disponibilidade de equipamentos da construtora; cronograma de execução da obra.
O processo construtivo usual consiste na colocação das vigas pré-moldadas protendidas sobre os apoios por um dos vários processos disponíveis (treliças de lançamento, guindastes, etc.). Nesta etapa as vigas poderão estar com protensão total ou parcial dependendo da concepção adotada no projeto. A protensão total nem sempre é possível em função das elevadas tensões de compressão que ocorrem nas vigas sem carregamento. Em seguida é feita a concretagem da laje constituindo-se dessa forma uma estrutura composta. Para dispensar o uso de formas são utilizadas lajes pré-moldadas de pequena espessura (pré-lajes) apoiadas nas mesas das vigas. As pré-lajes podem funcionar como parte da seção resistente da laje, incorporando a armadura transversal inferior, ou apenas ter função de formas para suportar o concreto fresco da laje. Nos casos onde é prevista uma segunda etapa de protensão para as vigas, esta é realizada quando o concreto da laje atinge resistência adequada.
MATERIAIS
1. O concreto foi empregado nas seguintes partes da ponte do Bandepe: tabuleiro, pilares, vigas, fundações e guarda –rodas e parapeitros.
O concreto é o material ideal para a meso e infra-estrutura das
...