LOGISTICA INTERNACIONAL
Ensaios: LOGISTICA INTERNACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodriguez • 4/5/2014 • 1.436 Palavras (6 Páginas) • 293 Visualizações
Logística Reversa
Dedico este trabalho a todos os meus familiares,
em especial aos meus pais por todo amor,
dedicação, esforço e pelos valores morais que
muito contribuíram na base da minha educação;
Sei que esta vitória não se
deu somente pela minha capacidade, mas sim
porque ao meu lado caminhavam pessoas que
acreditavam em meu sonho e sucesso apesar de
tantos obstáculos no decorrer desta jornada.
RESUMO
O presente trabalho tem como foco a principio, a conscientização do quanto é importante e de quanto pode ser gratificante tanto no financeiro como em resultados futuros, nós preservarmos o meio ambiente, e nos beneficiar com esta logística que atualmente vem sendo questionada como fator primordial nos comércios.
A logística reversa
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 LOGISTICA REVERSA 7
3 OBJETIVOS 8
4 METODOLOGIA 9
5 JUSTIFICATIVA 10
6 CONCLUSÃO 14
7 REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda a logística reversa, voltada para uma vantagem competitiva dentro das empresas mostrando benefícios, e explanando o assunto para melhor entendimento.
2 JUSTIFICATIVA
O trabalho justifica-se pelo tema apresentar uma análise à luz de referencial teórico da logística reversa no sentido de apreender e esclarecer o porquê do crescente interesse das empresas em identificar uma nova política de distribuição que oportunize retorno econômico. Esta pesquisa é importante porque mostrará um caminho para essas empresas explorarem a logística reversa como um processo rentável. Também se percebe que existe um escasso conhecimento acerca do tema, o que dificulta obtenção de informações.
No Brasil, o problema é ainda mais grave, uma vez que somente agora os pesquisadores estão voltando os olhos para essa questão. Portanto, a escolha do tema se justifica pela necessidade de pesquisas nesta área.
3 OBJETIVOS
Este estudo tem o objetivo de fazer uma análise sobre a logística reversa, para:
• demonstrar porque essa logística está em evidência nos dias atuais;
• esclarecer o interesse das empresas no tema;
• desenvolver o tema para acrescentar conhecimento a seu respeito;
• mostrar um caminho rentável para as empresas por meio da logística reversa.
4 METODOLOGIA
Para a realização desta pesquisa foram utilizados três procedimentos metodológicos: a pesquisa exploratória, a pesquisa descritiva e a explicativa. Essas se realizaram através de uma pesquisa bibliográfica a partir de materiais já publicados: livros, artigos e textos disponibilizados na Internet que permitiram a obtenção e posterior análise dos dados necessários para a discussão da logística reversa.
5 LOGÍSTICA REVERSA
O fluxo logístico reverso é comum para uma boa parte das empresas. As siderúrgicas usam como insumo de produção, em grande parte, a sucata gerada por seus clientes e, para isso, usam centros coletores de carga. A indústria de latas de alumínio é notável no seu grande aproveitamento de matéria-prima reciclada, tendo desenvolvido meios inovadores na coleta de latas descartadas.
Existem ainda outros setores da indústria nos quais o processo de gerenciamento da Logística Reversa é mais recente, como na indústria de eletrônicos, varejo e automobilística. Esses setores também têm de lidar com o fluxo de retorno de embalagens, de devolução de clientes ou do reaproveitamento de materiais para produção. Esse não é nenhum fenômeno novo e exemplos como o do uso de sucata na produção e reciclagem de vidro tem sido praticado há bastante tempo. Por outro lado, tem-se observado que o escopo e a escala das atividades de reciclagem e reaproveitamento de produtos e embalagens têm aumentado consideravelmente nos últimos anos.
As empresas incentivadas pelas Normas ISO 14000 e preocupadas com a gestão ambiental começaram a reciclar materiais e
embalagens descartáveis, tais como: latas de alumínio, garrafas plásticas, caixas de papelão, entre outras, que, por sua vez, passaram a se destacar como matérias-primas e deixaram de ser tratadas como lixo. A logística reversa está presente no processo de reciclagem, uma vez que esses materiais retornam a diferentes centros produtivos em forma de matéria-prima.
Segundo LACERDA (2004), os processos de Logística Reversa têm trazido consideráveis retornos para as empresas. O reaproveitamento de materiais e a economia com embalagens retornáveis têm trazido ganhos que estimulam cada vez mais novas iniciativas e esforços em desenvolvimento e melhoria nos processos de Logística Reversa.
Dentre as definições de logística reversa esta a de. STOCK (1992:73), definição:
“Logística reversa: em uma perspectiva de logística de negócios, o termo refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de materiais, reuso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura....”
De acordo com LACERDA (2004), os clientes valorizam as empresas que possuem políticas de retorno de produtos, pois isso garante-lhes o direito de devolução ou troca de produtos. Esse processo envolve uma estrutura para recebimento, classificação e expedição de produtos retornados, bem como um novo processo no caso de uma nova saída desse mesmo produto.
Dessa forma, empresas que possuem um processo de Logística Reversa bem
gerido, tendem a se sobressair no mercado, uma vez que estas podem atender
...