TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Internacional

Casos: Logistica Internacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  1.023 Visualizações

Página 1 de 3

1. A inserção internacional do Brasil ocorre com a alternância periódica de suas políticas de comércio exterior: ora privilegia a produção interna, ora a livre competição internacional. O Brasil evita confrontos com outras nações celebrando acordos e tratados; promove sua inserção no mercado regional e global, observando as dimensões da globalização.

Palavras-chave: Política de comércio exterior, inserção internacional, dinâmica competitiva, globalização, blocos econômicos.

O Brasil vem alterando ao longo das últimas décadas a sua política de comércio exterior. Em determinados períodos privilegiou a produção interna e, em outros, defendeu a competição com o exterior.

Pelas dificuldades naturais na identificação de uma estratégia de inserção internacional, as experiências diplomáticas do Brasil, nas últimas décadas, incluem participações em foros internacionais, focalizando postulações dos países em desenvolvimento e viabilizando posturas negociadoras em substituição às atitudes de confronto.

A inserção internacional do Brasil é conseqüência do “comércio administrado” através do crescente número de Tratados e Acordos, que consideram as diversas dimensões da globalização, como a Dimensão comercial - Uma visão genérica da evolução da estrutura de comércio permitirá identificar os fluxos de produtos de acordo com a intensidade de fatores de sua produção e o seu grau de atualização tecnológica. Reproduzindo fatos conhecidos é possível associar essa estrutura com as tendências dos fluxos de investimento e com mercados potenciais.

No período 1970/91, as exportações brasileiras cresceram em média, 11,5% ao ano. Poucos países mostraram o mesmo desempenho. Esse crescimento aliado à diversificação tem como resultado variações mais expressivas das exportações de produtos das indústrias de insumos básicos e de semimanufaturados, oriundos de recursos naturais.

2. Destaca-se que o objetivo central deste trabalho é o de avaliar a evolução tecnológica e o crescimento da PTF do setor agropecuário brasileiro, frente ao processo de inovações ocorridas no período de 1970 a 1996. Depois de realizada a aplicação do modelo de avaliação do desempenho, chegou-se a importantes conclusões. Porém, antes de apresentá-las, vale ressaltar que o índice de produtividade total dos fatores desdobra as alterações de produtividade em deslocamentos das unidades em relação à fronteira e mudança da fronteira, ou progresso técnico. Os resultados relativos ao deslocamento das unidades em relação à fronteira tecnológica, como já destacado, estão mais relacionados ao processo de difusão das tecnologias já existentes. O progresso técnico ou deslocamento da fronteira está vinculado ao surgimento de inovações tecnológicas.

3. Os meios de transporte são vitais para o funcionamento do mundo moderno. Para determinar a sua eficiência, devem ser considerados vários aspectos: tecnologia e capitais disponíveis, tipo de carga, condições naturais, custo de implantação e manutenção, consumo energético, capacidade e volume de transporte, relação custo-benefício, impacto ambiental e segurança.

No Brasil, a extensa área, a disponibilidade hídrica, a longa faixa litorânea e os relevos pouco acidentados não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com