Laboratório de eletrônica e instrumentação
Por: AndersonMariano • 24/5/2016 • Trabalho acadêmico • 965 Palavras (4 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA
ELETRÔNICA E INSTRUMENTAÇÃO – EXERCÍCIOS AULA 1
FACULDADE ANHANGUERA
Nome: Anderson Marino
Curso: Engenharia Mecânica
Matricula: 6800428030
Ribeirão Preto
2016
Anderson Mariano
ELETRÔNICA E INSTRUMENTAÇÃO – EXERCÍCIOS AULA 1
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Mecânica realizado sob orientação da Profª Msc. Marley Tavares.
Ribeirão Preto
2016
Sumário
Defina as características do diodo e
Quais os tipos e diferenças entre os materiais semicondutores?
Qual a característica e diferença entre polarização reversa e direta?
Comente sobre as 3 aproximações do diodo e qual a mais utilizada?
Como sabemos que um diodo está em bom funcionamento se tivermos com multímetro digital?
Referências bibliográficas
Defina as características do diodo e
O díodo é um componente electrónico fundamental que tem como característica mais importante, permitir que a corrente circule apenas num sentido.
Um díodo é um dispositivo constituído por uma junção de dois materiais semicondutores (em geral silício ou germânio dopado), um do tipo n e o outro do tipo p, ou de um material semicondutor e de um metal. Aos terminais dão-se respectivamente os nomes de Ânodo e Cátodo.
Quais os tipos e diferenças entre os materiais semicondutores?
Tipos de materiais semicondutores:
Semicondutor intrínseco
Os materiais semicondutores puro são constituídos de átomos de um único elemento químico com quatro elétrons na camada de valência, são denominados átomos de valência. Esse tipo de ligação química recebe o nome de ligação covalente, sendo representada simbolicamente por dois traços interligando cada par de núcleos.
Nas ligações covalentes os elétrons permanecem ligados a par de núcleos. Por esta razão os materiais formados por estruturas cristalinas puras, compostas unicamente por ligações covalentes, adquirem características de boa isolação elétrica.
Semicondutor extrínseco
Adição de impureza através de um processo químico aos átomos de um cristal intrínseco dá-se o nome de dopagem, ou seja, altera de forma controlada a condutibilidade elétrica do material.
O grau de condutividade bem como o mecanismo de condução do semicondutor dopado irá depender dos tipos de átomos de impureza introduzidos no cristal, irá defini-lo como sendo do tipo N (neutro), ou P (positivo).
Semicondutor do tipo N
Dopados com átomos penta valente (arsênio, antimônio ou fosforo) que também são chamados de impurezas doadoras, será produzido um semicondutor do tipo N (negativo) pelo excesso de elétron nessa estrutura.
Semicondutor do tipo P
Dopado com material com átomo trivalente (alumínio, boro ou gálio), que são chamados de impurezas aceitadoras, será produzido um semicondutor do tipo P (positivo), pela falta de elétron nessa estrutura.
Qual a característica e diferença entre polarização reversa e direta?
Característica da polarização direta:
Consiste em colocarmos o terminal positivo da bateria no elemento P junção PN e o terminal negativo da bateria no lado N.
Característica da polarização reversa:
Consiste em colocarmos o terminal positivo da bateria no elemento N junção PN e o terminal negativo da bateria no lado P.
O valor de tensão o qual a corrente começa a aumentar rapidamente é chamado de tensão de joelho, para um diodo de silício ≈ 0,7V e o germânio ≈ 0,3V.
Comente sobre as 3 aproximações do diodo e qual a mais utilizada?
Aproximações do diodo:
Os diodos possuem três aproximações que descrevem o seu funcionamento.
1ª aproximação (diodo ideal)
Perfeito condutor quando diretamente polarizado (resistência nula).
Perfeito isolante quando polarizado inversamente (resistência infinita).
...