TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lan House

Ensaios: Lan House. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  2.818 Palavras (12 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Como Montar Sua Lan House

Apresentação

O conceito de lan house foi inicialmente introduzido e difundido na Coréia em 1996 (1998 no Brasil). Utilizando a moderna tecnologia como meio, a Lan house (LAN é abreviação de "local área network", algo como rede local de computadores) está iniciando uma revolução nas opções de entretenimento, permitindo a interação entre dezenas de jogadores através de uma rede local de computadores.

Lançadas no Brasil no final dos anos 90, as casas de jogos eletrônicos, conhecidas como lan houses, transformaram-se em centros de entretenimento para os apaixonados por jogos em rede e um bom negócio para empreendedores antenados com as novidades do mundo digital. Hoje, estima-se que existam perto de 3 mil casas do gênero no Brasil. Ainda assim, empresários do ramo acreditam que o mercado comporta novos negócios.

Quem quiser montar uma lan house pode começar com 20 máquinas, conforme mostra o quadro ao lado.

Como se trata de uma atividade ainda relativamente recente, a elaboração de um plano de negócios é fundamental. No plano, é preciso fazer uma análise do perfil do público-alvo e verificar o nível de concorrência na região em que a empresa deve se instalar. O ponto é decisivo para o sucesso do negócio, segundo Sunami Chun, criador da franquia Monkey, a maior rede de lan houses do Brasil, com 52 lojas em todo o país. 'O ideal é estar em zona comercial, próximo a colégios e faculdades', diz ele.

Em geral, o público das lan houses pertence às classes média e média alta, é predominantemente masculino e tem entre 12 e 35 anos.

Por atingir uma faixa de clientes com menos de 18 anos, os jogos em rede enfrentam algumas restrições legais. Em São Paulo, por exemplo, um projeto de lei aprovado recentemente pela câmara municipal determina que os menores de idade só podem permanecer nas lan houses até as 22 horas. Por isso, para facilitar o controle, os estabelecimentos devem manter cadastros dos freqüentadores. A proibição de fumar e de ingerir bebidas alcoólicas também pode fazer parte das normas da casa.]

Espaço para guloseimas

É recomendável que uma lan house tenha também uma lanchonete que venda salgadinhos, sucos, doces e refrigerantes. É uma estratégia que ajuda a segurar a clientela no local e também funciona como reforço no caixa. Em cada loja da rede Jump Games, por exemplo, as lanchonetes respondem por até 15% do faturamento, de acordo com dados da rede.

Investimento Inicial:

Conforme a estrutura do empreendimento, o valor estimado, para o empreendedor iniciar esse tipo de negócio, pode ficar em torno de: R$ 100.000 sendo R$ 87.000 (20 microcomputadores de última geração, softwares específicos para gestão do negócio, mouses, headphones, cadeiras giratórias, mesas, balcão de atendimento, impressora, jogos para computador e licenças).

Exige ainda:

telefone, computador, cabeamento para rede de computadores e ar-condicionado

Área: 50 m2

Capital de giro: R$ 13.000

Funcionários: 4 (o dono e 3 atendentes)

Prazo de retorno: 24 meses

Embora o investimento para montar um negócio do gênero não seja dos mais baratos, em breve devem surgir opções mais acessíveis. Sunami Chun, da Monkey, que até agora só abriu franquias com, no mínimo, 40 computadores em cidades com mais de 100.000 habitantes, estuda um formato mais compacto de loja, com 15 ou 20 computadores, e 40% mais baratas que as atuais.

Cada franquia exige um investimento médio entre 250.000 e 300.000 reais. Mas, independentemente do valor investido na loja, é preciso que o empreendedor se mantenha atento a outra transformação por que tem passado o setor. O retorno dos gastos iniciais com a empreitada, que já foi de oito meses em média, segundo os pioneiros do setor, hoje varia de 18 a 24 meses.

A receita auferida por uma lan house é constituída essencialmente pela locação de computadores (seja para utilização em jogos na rede local/internet ou navegação na web). Como fonte adicional, a loja também pode obter receita através da venda de alimentos e bebidas (lanches, refrigerantes etc.).

Estrutura física

Fisicamente a loja é caracterizada por diversos computadores de última geração conectados em rede, semelhante à internet de banda larga, estruturando-se por um ambiente hi-tech, com ar-condicionado e cadeiras confortáveis, onde mais de 30 jogadores se divertem com as últimas novidades do ramo de jogos, todos conectados em um único ambiente virtual e com acesso rápido à internet, onde cada competidor pode jogar com a loja inteira. Os computadores são instalados em divisórias nas quais existem um suporte que encaixa o fone de ouvido e que contém a identificação do tipo de serviço que pode ser utilizado no computador. As cadeiras utilizadas em lan houses são especializadas, haja vista a quantidade de horas que o cliente poderá ficar sentado na loja.

É importante que nas primeiras divisórias o empreendedor deixe os computadores para acesso a internet ou navegação na web e nas outras divisórias, um pouco mais afastadas, os computadores que serão utilizados para jogos em rede. É interessante que haja um certo espaço entre os computadores para acesso a internet e os que serão para jogos em rede, já que o barulho feito pelos jogadores em rede pode atrapalhar quem deseja apenas acessar a web.

Boa parte do sucesso dessas lojas se deve à interação "real" que os jogos proporcionam. Os usuários tem no cadastro, a hora em que entram para jogar e saem. Existem lan houses que cobram antecipado pela locação, ou seja, o cliente usa o computador até o horário que pagou, sendo finalizado o acesso de seu login no final do tempo combinado. Em outra lojas, contudo, a cobrança se dá após o cliente parar de usar o computador, havendo no final o cálculo de horas locadas e lanches pedidos.

Existem softwares que possibilitam total controle e administração da loja, permitindo ao administrador bloquear um ou mais computadores, sendo o mesmo liberado somente com o "login" e a "senha". O cadastro do cliente deve ser feito na primeira vez que se loca o computador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com