Lastro De Navio
Casos: Lastro De Navio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thatasilva • 2/10/2014 • 2.956 Palavras (12 Páginas) • 337 Visualizações
Lastro
De
Navio
Isaque Netto............................................................B389IG-0
Thaise Alves da Silva.................................................B2613G-3
Marcos Maciel de Andrade Santana...........................B40AGF-8
Guilerme da Costa Bravo...........................................B2613G-3
INTRODUÇÃO
Há milhares de anos o homem utiliza a água como meio de transporte. Para se locomover e transportar mercadorias, foram desenvolvidos diversos tipos de embarcações, algumas construídas de forma artesanal e outras industriais, sendo que as primeiras embarcações de que se tem notícias foram as jangadas e as canoas. As jangadas eram construídas com a junção de troncos de arvores, e as canoas com apenas um tronco. Com o passar dos anos e com a necessidade crescente de transportar cada vez mais pessoas e cargas, o homem passou a desenvolver novas embarcações, utilizando-se de diversos tipos de materiais. Inicialmente, a madeira foi o material mais empregado na construção de embarcações de cargas e passageiros, sendo utilizada até os dias de hoje, principalmente na construção de pequenas embarcações; contudo, com o desenvolvimento tecnológico, novos materiais surgiram, e o aço passou a ser, desde o final do século XIX, empregado na construção de navios de pequeno, médio e grande porte.
DESENVOLVIMENTO
Os navios de carga ficam sujeitos a uma grande redução de seu peso quando são descarregados e a um aumento expressivo de peso quando são carregados.A parte do navio que fica submersa,todavia,não pode variar muito,pois, as grandes ondas e ventos laterais poderiam fazer com que o navio tombasse em pleno mar.Assim mostraremos nesse trabalho como esse problema pode ser resolvido com o Lastro de navio.
O nosso objetivo nesse trabalho e demostrar o funcionamento do lastro de um navio durante a navegação para garantir sua segurança operacional.
Materiais Utilizados
1 Aquario;
Duas garrafas PET de 600 ml;
Dois balões;
Mangueira ;
Fita isolante;
Fita dupla face;
Estilete;
Furradeira;
1 Marmita;
Montagem
O primeiro passo foi perfurar duas tampas de garrafas PET de modo que seja possível introduzir nesses furos um pedaço de mangueira .
Depois disso cortamos e passamos as pontas do pedaço de mangueira pelas duas tampas da guarrafa.
Colocamos o tubo de conexão nas pontas da mangueira,na outra ponta da mangueria ,prendemos os balões com fita isolante para evitar vazamento.
Em seguida , fizemos furos em toda garrafa Pet,tanto na parte “de baixo” como na parte “de cima”.Isso será importante,pois a água deverá entrar no furo de baixo ,enquanto o ar sairá pelo furo de cima.Para equilibrar o navio,convém fazer vários furos distribuídos pela garrafa.
Para simular a carga e a desgarga do navio vamos utilizar uma marmita.Colocamos na marmita fita dupla face e colamos na garrafa PET.
Para simular a carga e desgarga do navio inserimos o projeto dentro do aquário contendo água.Fizemos uma linha com caneta retroprojetora ao longo da marmita,para indicar o nível ideal de submersão do casco de nosso simulador.A marmita ira afundar na água e o nível ideal de submersão será ultrapassado.Para manter a parte submersa no nível ideal, iremos inflar os balões,assim expulsaremos a água contida nos tanques do lastro.Ao retirar a carga de dentro da marmita, nos simulamos o desgarregamento do navio.Nesse caso,o casco do nosso simulador de navio irá emergir, saindo novamente do nível ideal. Para evitar isso, retiramos o ar dos balões ,assim a água voltará a penetrar nos tanques e o sistema voltará ás condições ideais.
O que acontece
No inicio, a água ocupa todo o interior de cada um dos tanques de lastro representados pelas garrafas PET. Quando o navio é carregado, ele enche seus tanques de lastro de ar para expulsar a água e diminuir sua densidade média. Para entender esse processo, podemos usar a fórmula de densidade (D) = (m)/(v), onde (D) é a densidade, e (m) é a massa que ocupa um determinado volume (v). Como o volume do navio é constante, a introdução ou retirada de água de seus tanques de lastro provoca o aumento ou a diminuição da massa total do navio e varia sua densidade. Outro modo de entende esse mesmo processo é usar o conceito de empuxo. O empuxo é a força exercida pela água do mar sobre o casco do navio. É justamente essa força que impede o navio de afundar. Acontece que o empuxo é igual ao peso da água deslocada pelo navio. A introdução de ar nos tanques de lastro aumenta a quantidade de água deslocada e eleva o valor do empuxo. É essa introdução de ar nos tanques que permite ao navio receber mais carga sem afundar seu casco além do nível de submersão ideal.
Discussão
Lastro de navio
Lastro é a expressão do transporte marítimo, que significa água que é posta nos porões para dar peso e equilíbrio ao navio, quando está sem carga, afim de manter a estabilidade
Conceitos Gerais
O lastro consiste em qualquer material usado para dar peso e/ou manter a estabilidade de um objeto. Os navios utilizam atualmente água nos tanques de lastro para manter a estabilidade, segurança e eficiência operacional, especialmente quando o navio não está carregado.
...