Laudo Técnico Roteiro
Por: Kelly Marie Santos Cordeiro Kelly Marie • 17/5/2017 • Abstract • 2.431 Palavras (10 Páginas) • 658 Visualizações
LAUDO TÉCNICO
- Identificação
Interessado:
I - CONSIDERAÇÕES INICIAIS -
Foi realizada uma vistoria na empresa, onde se encontra a instalação da Linha da Vida em questão no dia 18/11/2016, às 09:00 hs da manhã, acompanhada pelos Técnicos de Segurança na empresa cito, Wagner e Regis
A instalação da linha de Vida vistoriado trata-se de um aparato de segurança que permite que pessoas trabalhem em altura sem o risco de queda. Consiste na instalação de cordas ou fitas, devidamente ancoradas onde são presos os cintos de segurança dos trabalhadores.
II - OBJETIVO -
O presente Laudo Técnico tem como objetivo investigar e atestar as condições de uso da instalação da linha de Vida implantada na empresa...
III - FINALIDADE -
O presente Laudo Técnico tem como finalidade, atestar a segurança da estrutura física da composição da linha de Vida.
IV - METODOLOGIA E CRITÉRIOS UTILIZADOS -
Para investigar e atestar as condições de uso da instalação da linha de Vida implantada na empresa cito, foi feita uma vistoria “in loco”.
Além do procedimento acima citado, o Laudo Técnico constou de:
- Análise de toda a documentação constante nos autos;
- Vistoria do imóvel;
- Tomada de fotografias do local;
- Levantamento de dados de campo;
- Limpeza com pano úmido e água de trechos localizados na quadra para verificação das suas condições;
- Entrevista com o Assistente Técnico dos Réus;
- Entrevista com os representantes das partes;
- Análise do Relatório de Visita às fls. 33/36 dos autos;
- Análise do Boletim Técnico do produto utilizado;
- Resposta aos quesitos formulados pelas partes;
- Elaboração final do laudo.
O Laudo Técnico Pericial foi elaborado em conformidade com a NBR-13.752/96 (Perícias de Engenharia na Construção Civil) da ABNT.
VII - SITUAÇÃO ATUAL DO IMÓVEL -
A quadra esportiva em questão, situada no interior do ginásio da Associação Internacional de Educação de Belo Horizonte, apresenta uma pintura com diversas manchas, um aspecto fosco e uma superfície áspera e porosa, podendo-se identificar vazios no concreto que não foram preenchidos e/ou cobertos pelo revestimento filme (pintura).
A referida quadra está sendo utilizada pelos alunos da escola exclusivamente para as atividades de educação física, sendo que a prática desta disciplina é feita com o acompanhamento de um professor da escola que monitora os tipos de calçados utilizados pelos alunos, permitindo a utilização da quadra somente por aqueles alunos que estejam utilizando os calçados recomendados pelos Réus (solado de borracha na cor clara).
Cumpre informar que a escola não utiliza o ginásio como espaço festivo e não permite que os alunos utilizem este espaço para local de lanches e refeições.
VIII - ANÁLISE TÉCNICA DOS SERVIÇOS EXECUTADOS PELOS RÉUS -
As desconformidades citadas no primeiro parágrafo do item VII do laudo foram provocadas em virtude de falhas no gerenciamento da obra e no processo construtivo, conforme abaixo demonstrado:
a) Falhas no Gerenciamento da obra:
- Ausência de um Projeto Arquitetônico;
- Ausência de Memorial Descritivo contendo as especificações técnicas do serviço;
- Ausência do Diário de Obra;
- Ausência da Anotação de Responsabilidade Técnica – A.R.T. do CREA/MG;
- Ausência de um engenheiro na execução dos serviços;
- Ausência do termo de recebimento / entrega da obra.
b) Falhas no Processo Construtivo:
- Execução de pintura sobre superfície ainda não curada;
- Execução de etapas construtivas que interferiram em serviços já executados;
- Procedimentos incorretos de lavagem do piso;
- Execução de complementação da pintura sobre superfície úmida;
- Marcas no piso de concreto provocadas pelo solado de calçados;
- Aplicação de quantidade insuficiente de tinta para a execução da pintura;
- A não observância das recomendações técnicas contidas na embalagem e no Boletim Técnico do produto utilizado.
IX - CONSIDERAÇÕES COMPLEMENTARES -
Para fins de verificar se o produto (tinta) utilizado pelos Réus na pintura da quadra esportiva em questão apresentava algum defeito de fabricação, a Autora solicitou à empresa AkzoNobel, fabricante do referido produto, que fizesse uma vistoria no local e que realizasse ensaios do material em laboratório específico, no entanto, após realizar estes procedimentos, constatou-se que o produto não apresentava nenhuma desconformidade.
O produto utilizado na pintura da quadra esportiva em questão trata-se do Esmalte Epóxi Wandepoxy, que foi adquirido em uma quantidade de 20 (vinte) galões em embalagem de 2,7 L, nas cores branco, azul e preto, cujos lotes de fabricação encontravam-se dentro do prazo de validade, conforme especificado no Relatório de Visita às fls. 33/36 dos autos. Cumpre informar que a embalagem do Esmalte Epóxi Wandepoxy contém todas as informações técnicas e orientações sobre a aplicação / utilização do produto.
De acordo com as informações técnicas do produto em questão, um galão deste material apresenta um rendimento de aproximadamente 40,00 a 50,00m² / demão e deve ser aplicado em 2 ou 3 demãos, conforme descrito no Boletim Técnico do produto no Anexo 4 do laudo. Ocorre que ao verificar a quantidade de produto utilizado na pintura da quadra em questão, constatou-se que o número de galões utilizados (vinte) seriam insuficientes para pintar a referida quadra, que possui uma área de aproximadamente 1.000,00m², sendo necessária a quantidade média de 45 (quarenta e cinco) galões para a execução da sua pintura.
...