Lei de faraday
Por: Luana Schiavenin • 10/3/2018 • Projeto de pesquisa • 935 Palavras (4 Páginas) • 333 Visualizações
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA CIVIL
FÍSICA II
GRUPO 01 – TURMA 01 – LÁBORATÓRIO 02
LEI DE FARADAY
Luana Schiavenin – R.A: 16.95002-0
Paloma Fagundes de Souza – R.A: 16.01081-7
Marina Moreira – R.A: 16.95005-4
Helber Lima – R.A: 12.00809-5
Fernando Pacheco – R.A: 15.01858-0
São Caetano do Sul
2017
Objetivo
- Explorar a aplicação do campo magnético e da lei de Faraday;
Procedimento Experimental
Acesse o site do Phet e realize a simulação: Lei de Faraday. A seguir responda as questões com base na observação dos fenômenos simulados:
SOLENÓIDE
1. Quando a lâmpada acende?
Após alguns testes podemos observar que ao aproximar ou afastar um polo do centro da bobina que a lâmpada se acende. Porque somente variando o fluxo magnético a tensão é gerada, então no movimento de aproximação ou afastamento, gera uma corrente induzida que liga a lâmpada.
2. O que ocorre quando variamos a área ou o número de espiras da bobina?
Conforme aumentamos área ou número de espiras a corrente induzida aumenta proporcionalmente, porque assim teremos mais fluxo magnético o que gera uma maior corrente, fazendo com que a lâmpada fique mais acesa.
3. Qual dos movimentos abaixo é mais eficiente para que obter uma maior tensão induzida? Por que?
[pic 1]
O terceiro movimento porque a variação do fluxo magnético é muito maior, pois a variação acontece dentro da bobina e vai tanto de um polo a outro, tornando muito mais eficiente a variação, trazendo uma tensão maior.
ELETROIMÃ
1. Quando a tensão diminui, o que ocorre com a intensidade da corrente? Explique com base nos conceitos de energia aprendidos em aula.
Diminui também. Porque a tensão seria a diferença de potencial elétrico, ou nesse caso a variação de fluxo, então quanto menor a variação, menos os elétrons serão agitados, ou seja, menos energia terá no sistema, fazendo com que a corrente seja menos intensa no sistema.
2. Mantenha uma fonte de tensão alternada (100%) e a bobina contendo apenas uma espira. O que acontece com o campo magnético?
O Campo varia tanto e tão rápido que praticamente não é sentido, portanto seria considerado zero. Ou seja, acaba se comportando como se houvesse uma corrente contínua, pois, o gráfico fica praticamente reto, e quando não há variação, não há corrente induzida.
TRANSFORMADOR
1. Por que o transformador não funciona ao se aplicar uma tensão continua?
Porque não há variação de campo magnético, logo não há fluxo para gerar uma corrente induzida. A variação nesse caso se deve a mudança de fases de uma corrente alternada, sem isso não haverá variação e sem variação não há campo nem corrente induzida, portanto o transformador não irá funcionar.
2. Que variáveis devem ser ajustadas e como devem ser modificadas para que seja obtida a máxima tensão induzida de uma bobina para outra em um transformador?
O número de espiras de ambas bobinas, pois há uma relação entre o número de espiras em cada uma de suas bobinas e a tensão que passa por cada uma delas, sendo assim deve-se achar a proporção correta entre o número de espiras do primário e do secundário para que a tensão seja a máxima.
GERADOR
1. Que variáveis devem ser ajustadas e como devem ser modificadas para que seja obtida a máxima tensão induzida no gerador?
O tamanho da área interna da bobina, o número de espiras que ela possui e a frequência de rotação do imã gerador, nesse último item (que ainda não foi abordado) a variação do fluxo magnético é mais intensa quanto mais rotações este imã realizar em um minuto, portanto é um ponto a ser observado quando se deseja uma tensão máxima
...