Levantamento Planimetrico do Diretorio Central dos Estudantes -
Por: Laisa Ferreira • 17/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.131 Palavras (9 Páginas) • 269 Visualizações
[pic 1]
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Campus Poços de Caldas - Engenharia Civil
Topografia
Levantamento Planimetrico do Diretorio Central dos Estudantes - DCE
PROFESSORA: Leila Silva Azevedo Correa
ALUNOS: Diogo Plachi Lopes
Estéphani Ramos Caleare
Gabriel Saldones Villela
Juliano Onofre
Letícia Maria de Oliveira
POÇOS DE CALDAS – MG
MAIO/2014
APRESENTAÇÃO
Este relatório tem o objetivo de apresentar os dados encontrados em campo, onde o grupo foi contratado para executar o levantamento topográfico planimétrico de uma área localizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- Campus Poços de Caldas, sendo está área, exatamente onde se localiza o Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Tendo que um levantamento topográfico é um conjunto de operações com a finalidade de determinar a posição relativa de pontos na superfície terrestre. As determinações dão-se por meio de medições lineares e angulares, ligando (link) os pontos descritores dos objetos a serem representados com posterior processamento em modelo matemático adequado. Partindo-se do conceito de que Topografia é um caso particular da Geodesia, pode-se afirmar que os métodos planimétricos, com fins de levantamento, implantação ou posicionamento, devem ser encarados sumariamente como aplicações da geometria plana.
A elaboração de tal trabalho de levantamento topográfico, vem nos apresentar e tem como objeto desenvolver todas as medidas de campo, indispensáveis para a determinação da posição relativa dos pontos que compõem a área de estudos.
CONTEÚDO
O relatório ira conter principalmente as forma de execução, as medidas, os resultados, levantados em campo, na área que o contratante especificou, sendo assim apresentado na planta de levantamento topográfico anexa do final deste relatório, realizada no software AutoCAD, memorial descritivo, e todos os cálculos realizados na parte de escritório.
Os métodos de medições e as formas que foram executados o procedimento, esta de acordo com a Norma ABNT- NR 13133 que diz: “O Levantamento Topográfico é um conjunto e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distancias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado para exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando a sua exata representação planialtimétrica numa escala predeterminada e a sua representação altimetrica por intermédio de curvas de nível, com equidistância também predeterminada e/ou pontos cotados”.
MATERIAIS UTILIZADOS
-Estação total
Uma estação total é o conjunto definido por um teodolito eletrônico, um distanciômetro a ele incorporado e um microprocessador que automaticamente monitora o estado de operação do instrumento.
Sendo assim, esse tipo de equipamento é capaz de medir ângulos horizontais e verticais (teodolito) e distâncias horizontais, verticais e inclinadas (distanciômetro), além de poder processar e mostrar ao operador uma série de outras informações, tais como: condições do nivelamento do aparelho, número de pontos medidos, as coordenadas UTM ou geográficas e a altitude do ponto, a altura do aparelho, a altura do bastão e etc. A tecnologia utilizada na medição das distâncias é o infravermelho ou laser.
-Tripé
Utilizado para estacionamento e nivelamento da estação total. Podem ser de madeira ou alumínio, e deve ser erguido ate a altura do peito.
- Prisma Refletor
O prisma é utilizado como acessório em levantamentos topográficos, onde e utilizados juntamente com a estação total, para que a estação envie um sinal eletrônico ao ponto de interesse, materializado por uma baliza associada a um prisma, este reflete o sinal enviado. Reenviado este sinal possibilitando assim, a medição eletrônica da distancia entre a Estação e o ponto de interesse, de maneira bastante precisa
-Piquete
Este acessório permite a materialização do ponto topográfico no terreno, e fabricado de madeira roliça ou de seção quadrada com a superfície no topo plana, e marcado na sua parte superior com pregos ou outras formas de marcações que sejam permanentes. Tem um comprimento de 15 a 30 cm e diâmetro de 3 a 5 cm, e é cravado no solo de maneira que fique de 3 a 5cm visível.
-Tinta
Foi utilizado tinta onde não era possível enterrar piquentes, permitindo assim a materialização do ponto topográfico.
- Marreta
É um acessório usado para enterrar o piquete no solo.
-Trena de fibra de vidro (Diastimetro)
As trenas de fibra de vidro são atualmente as mais utilizadas, pois são resistentes à tração e apresentam certa elasticidade. é feita de material bastante resistente (produto inorgânico obtido do próprio vidro por processos especiais); pode ser encontrada com ou sem invólucro, sempre apresentam distensores (manoplas) nas suas extremidades; seu comprimento varia de 20 a 50m (com invólucro) e de 20 a 100m (sem invólucro), comparada à trena de lona, deforma menos com a temperatura e a tensão, não se deteriora facilmente, é resistente à umidade e à produtos químicos, é bastante prática e segura.
-Bússola
São aparelhos constituídos por uma agulha imantada apoiada em um pino de sustentação e que gira livremente no centro de um limbo graduado. A ponto Norte da agulha apontará para um ponto, denominado norte magnético próximo ao norte verdadeiro. Em levantamentos topográficos, são utilizados para encontra o azimute.
-Caderneta de Campo
É um documento onde são registrados todos os elementos levantados no campo (leituras de distâncias, ângulos, régua, croquis dos pontos, etc.), normalmente são padronizadas, porém, nada impede que a empresa responsável pelo levantamento topográfico adote cadernetas que melhor atendam suas necessidades.
...