Ligação e funcionamento de um motor de indução trifásica
Por: Claudio Cardoso • 6/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.246 Palavras (9 Páginas) • 476 Visualizações
[pic 2]
RELATÓRIO
Ligação e funcionamento de um motor de indução trifásica
Engenharia Elétrica
Circuitos Elétricos IV
SUMÁRIO
Sumário
Ligação e funcionamento de um motor de indução trifásica.......................................3
Objetivo.......................................................................................................................3
Introdução ..........................................................................................................................4
Tipos de motores trifásicos ........................................................................................6
Princípio de funcionamento...........................................................................................8
Ligação de Motores Trifásicos.......................................................................................10
Identificação das conexões de um motor de indução trifásico...........................................12
Sequência de fase...............................................................................................................16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................... 17
Ligação e funcionamento de um motor de indução trifásica
Objetivo:
Analisar o funcionamento de um motor de indução trifásica, desde a identificação das bobinas que compõe o estator até a análise do seu funcionamento. Identificar cada uma das bobinas e fazer o fechamento em Y ou em Δ, diferenciar o fechamento das bobinas em Y e Δ e diferenciar as características da ligação de cada tipo de fechamento.
MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO (MIT)
INTRODUÇÃO
[pic 3]
Todo motor elétrico converte energia elétrica em energia mecânica. O processo de conversão de energia dos motores de indução baseia-se na lei de indução de Faraday e na lei de Lenz, daí derivando seu nome. Um motor de indução é um motor elétrico que funciona somente em corrente alternada - assim como os transformadores - o que ficará claro quando se estudar o seu princípio de funcionamento. O motor de indução é o tipo de motor elétrico mais utilizado em geral, sendo largamente usado em instalações industriais devido à sua simplicidade, robustez, durabilidade e pequena necessidade de manutenção. Normalmente, cerca de 60 % da carga de uma instalação industrial é constituída por motores de indução, enquanto que, considerando a carga total em regiões industrializadas, os motores de indução são responsáveis por cerca de 40 % dessa carga. Por essa razão, os motores de indução são também chamados motores industriais.
O motor de indução trifásico apresenta-se atualmente como uma boa opção para acionamentos controlados, pois possui algumas vantagens sobre o motor de corrente contínua, devido a inexistência do comutador. Entre estas vantagens, pode-se citar: O custo do MIT é muito menor que o motor de CC de mesma potência; A manutenção do MIT é mais simples e menos onerosa; O consumo de energia do MIT nos processos de aceleração e frenagem é menor; com o MIT pode-se obter velocidades maiores, o que implica em potências maiores (P = w⋅T).
A grande desvantagem do MIT reside na dependência entre fluxo e a tensão do estator, o que não ocorre nos motores CC com excitação independente. Este fato limita a faixa de variação de velocidade do motor, quando controlado por variação da tensão do estator. Atualmente, devido à evolução de sistemas eletrônicos que permitem o controle do motor por variação simultânea da tensão e frequência do estator, esta desvantagem desaparece. O motor de indução, devido as suas vantagens sobre o motor CC, é o mais utilizado em tração elétrica no parque industrial nacional.
[pic 4]
TIPOS DE MOTORES TRIFÁSICOS
Motores Trifásicos Assíncronos
Motores trifásicos são motores próprios para serem ligados aos sistemas elétricos de três fases e são os motores de emprego mais amplo na indústria. Oferecem melhores condições de operação do que os motores monofásicos porque não necessitam de auxílio na partida, dão rendimento mais elevado e são encontrados em potências maiores. No estator do motor assíncrono de CA estão alojados três enrolamentos referentes ás três fases. Esses três enrolamentos estão montados com uma defasagem de 120º.
Do enrolamento do estator saem os fios para ligação do motor á rede elétrica que podem ser em número de 3, 6, 9 ou 12 pontas. Os motores trifásicos podem ter 2 tipos de rotores: - Rotor tipo gaiola de esquilo ou em curto-circuito, do mesmo tipo usado em motores monofásicos.- Rotor bobinado, não é fechado em curto internamente e tem suas bobinas ligadas ao coletor no qual é possível ligar um reostato, o que permite e regulagem da corrente que circula no rotor. Isso proporciona uma partida suave e diminui o pico de corrente comum nas partidas dos motores.
Padronização da Tensão dos Motores Trifásicos Assíncronos. Os motores trifásicos são fabricados com diferentes potências e velocidades para as tensões padronizadas da rede, ou seja, 220 V, 380 V, 440 V e 760 V, na frequência de 50 e 60 Hz.
Motores trifásicos síncrono
Os motores síncronos trifásicos são máquinas que promovem uma transformação em energia mecânica da energia elétrica, que lhe é fornecida em corrente alternada trifásica. Nessa conversão há uma razão constante entre a frequência das forças eletromotrizes induzidas e a velocidade de rotação da máquina: f = p·n. É um motor elétrico cuja velocidade de rotação é proporcional à frequência da sua alimentação.
...