COMPONENTES DO MOTOR CICLO OTTO E SEU FUNCIONAMENTO
Por: Edu89 • 7/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.031 Palavras (5 Páginas) • 2.218 Visualizações
COMPONENTES DO MOTOR CICLO OTTO E SEU FUNCIONAMENTO
EDU BECKER
EMAIL: edu.beker89@gmail.com
CURSO: ENGENHARIA MECANICA
INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITARIO UNIVATES
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA
PROFESSOR: RODRIGO SANTIAGO SILVEIRA
RESUMO
O trabalho foi feito com objetivo de explicar o funcionamento de um motor quatro tempos e seus principais componentes, e é notável que os motores de combustão interna são essenciais e muito importante para o ramo automobilístico e para outros ramos como produção de energia, é essencial também para a vida cotidiana pois ele se encontra na maioria dos carros de passeio e comércio.
PALAVRA- CHAVE:
Motor quatro tempos, bloco, biela e combustão.
INTRODUÇÃO:
O motor a combustão interna ciclo otto é uma máquina que trabalha com os princípios de termodinâmicas e com os conceitos de compressão e expansão de fluidos gasosos para gerar força e movimento rotativo.
Criado e patenteado por Nicolas August Otto, por volta do ano de 1866, este motor funciona com um ciclo de quatro tempos e os mesmos princípios até os dias atuais. O motor é uma máquina que tem como função transformar algum tipo de energia em energia mecânica. No caso de um motor quatro tempos, é utilizado a energia térmica gerada pela combustão do combustível para gerar a energia mecânica, o movimento das peças de um motor veicular gera energia para o movimento do próprio veiculo.
Para suportar as altas pressões e velocidades a que estará sujeito o motor, deve possuir uma estrutura suficientemente rígida. Esta estrutura é formada por três partes principais: bloco do motor, cabeçote e carter. Outra forma para agruparmos os componentes básicos de um motor combustão interna pode ser peças fixas, moveis e componentes de vedação.
METODOLOGIA:
Principais componentes: Bloco do motor: Os matérias do bloco de cilindros incluem o ferro fundido, alumínio fundido, alumínio forjado e aço forjado, usualmente soldado no último caso. O tipo apropriado depende principalmente das considerações do tipo de motor e custos de fabricação versus a importância da economia de peso. Também é o maior e mais importante componente do motor, praticamente todas as partes do motor são de alguma forma ligada direta ou indiretamente ao bloco. É composto pelos cilindros onde trabalham os pistões, pelas galerias onde é feita a circulação de água para o arrefecimento e de óleo para a lubrificação.
Biela do motor a biela é o componente responsável por transmitir a força recebida pelo pistão e repassar à árvore de manivelas ou virabrequim.Com a exclusiva função de inverter o sentido de movimento, pois ligada ao pistão através de um pino a biela sobe e desce e ligada ao virabrequim, preso com uma capa entre bronzinas, a biela transmite a força em forma de movimento rotativo ou circular. Geralmente feita de aço forjado a biela assume determinadas formas e tamanhos diferentes conforme o tipo e configuração de cada motor.
Virabrequim, é o responsável pela conversão do movimento vertical do pistão em movimento de rotação. Ele gira no interior do cárter e é projetado de acordo com o número de cilindros. No virabrequim existem partes descentralizadas onde são fixadas as bielas. Pistões, São eles que transmitem a potência gerada pela combustão às bielas, eles são unidos às bielas através de pinos e o contato com as paredes laterais é feito através de anéis. O formato do topo do pistão combina com a geometria do cabeçote para formar a câmara de combustão, sendo assim, a parte mais exposta ao calor e a pressão da combustão é o topo do pistão. O topo do pistão pode apresentar uma variedade de geometrias visando facilitar o processo de combustão.
Cabeçote, O cabeçote é fixado na parte superior do bloco, acima dos cilindros, abrigando válvulas com suas sedes e guias, balancins, comando de válvulas, bicos injetores e velas de ignição. O cabeçote é também o componente responsável pelo fluxo de gases através do motor. Nele são fixados os coletores de admissão e escape em lados opostos do cabeçote. Cárter, o local onde fica o óleo para a lubrificação do motor. O cárter de um motor é em ferro fundido ou em alumínio fundido. Comando de válvulas: Possui ressaltos chamados de cames, que determinam os pontos de abertura e fechamento das válvulas de exaustão e admissão. Volante do motor: Armazena e fornece energia para o sistema, compensando o intervalo da explosões que ocorrem dentro do cilindro. Funciona como um estabilizador, evitando que o motor fique instável
...