Lista de Exercicio Mecanica Aplicada
Por: Herickson Andrew Pereira • 3/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.404 Palavras (6 Páginas) • 610 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
PNEUMÁTICA
ALUNOS:
HERICKSON ANDREW O PEREIRA RA: 1299101071
PATRÍCIA APARECIDA DA SILVA RA: 8412131819
CHARLES HORST EILERS RA: 8204957571
MARCOS PAULO DOS SANTOS ALVES RA: 8095908102
CLAUDIO LUCIANO RODRIGUES JUNIOR RA: 8208977888
WELLINGTON LUÍS DE ALMEIDA SANTOS RA: 9024440497
SERGIO JORGE DOS SANTOS RA: 8073854302
DOUGLAS FELIPE DA SILVA RA: 1299103230
RODRIGO FERREIRA RA:8094915577
SÉRIE: 4º e 5ª
PROFESSOR:
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS
SECADORES DE AR COMPRIMIDO
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação de disciplina Hidráulica e Pneumática, no curso de Engenharia de Controle e Automação – Faculdade Anhanguera Campinas.
Campinas
2015
Sumario
INTRODUÇÃO 4
OBJETIVO 4
FUNDAMENTOS TEÓRICOS..........................................................................................................4,5,6
SECADOR POR REFRIGEREÇÃO 6
SECADOR POR ABSORÇÃO....................................................................................................................8
SECADOR POR ADSORÇÃO...................................................................................................................9
CONCLUSÃO........................................................................................................................................11
BIBLIOGRAFIA......................................................................................................................................11
INTRODUÇÃO:
Esse trabalho apresentará as vantagens e desvantagens do uso de alguns tipos de secadores, assim como definir o seu conceito e explicar o processo de funcionamento.
OBJETIVO
Apresentar a função e a aplicação dos principais tipos de secadores pneumáticos;
Apresentar os prós e contras dos secadores pneumáticos citados;
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
O ar comprimido no sistema pneumático deve estar no Ponto de Orvalho especificado pelo usuário. Com isso a presença de umidade no ar comprimido é sempre prejudicial para as automatizações pneumáticas, pois causa sérias conseqüências às instalações e aos equipamentos do sistema.
Por isso é necessário eliminar ou reduzir ao máximo esta umidade.Para tal emprega-se o secador de ar comprimido.A aquisição de um secador de ar comprimido pode chegar a custar 25% do valor total da instalação de ar comprimido,porém, cálculos apontam os principais prejuízos causados pelo ar úmido:
- Substituição de componentes pneumáticos como: Filtros, Válvulas e Cilindros danificados;
- Impossibilidade de aplicar o ar em determinadas operações como: Pintura e Pulverizações;
- Refugos na produção;
Considerando-se apenas as peças que não serão mais refugadas pela produção. Concluiu-se que, o emprego do secador é altamente lucrativo, sendo pago em pouco tempo de trabalho.
Existem três principais tipos de Secadores de ar Comprimido:
- Secador por Refrigeração;
- Secador por Absorção;
- Secador por Adsorção;
O secador é instalado entre o pré e pós-filtro, conforme a Norma ISO 8573. [pic 2]
FAIXA DE APLICAÇÃO[pic 3]
Os secadores por refrigeração são geralmente usados para tratar o ar em trabalhos "normais" e de controle de qualidade, e fornecer uma pressão de orvalho mínima de 3 C.
Os secadores dessecantes regenerativos a frio ou a calor (dependendo da vazão requerida) possibilitam uma pressão de ponto de orvalho de até -70 C e são usados para tratar o ar em aplicações que requerem ar excepcionalmente seco, como nas industrias eletrônicas, alimentícias e de bebidas. Eles também são usados para sistemas que estão sujeitos a temperaturas abaixo de zero e fornecem ar de processamento de qualidade, como por exemplo na industria farmacêutica. Os secadores dessecantes garantem eficiência e confiabilidade excepcionais.
Os secadores de membrana da Kaeser são a escolha perfeita para aplicações fixas ou móveis (ex. em containers ou caminhões) onde o espaço é precioso, ou onde o ar comprimido requer uma secagem adicional após o processo de secagem por refrigeração, como por exemplo em lugares sujeitos a temperaturas sazonais abaixo de zero. Eles são também ideais como ponto de utilização para volumes menores de ar comprimido e podem ser instalados diretamente a montante do equipamento de consumo do ar, como em máquinas CNC.
SECADOR POR REFRIGERAÇÃO[pic 4]
[pic 5]
O ar comprimido (A.C.) entra, inicialmente, em um pré-resfriador (trocador de calor) (A), sofrendo uma queda de temperatura causada pelo ar que sai do resfriador principal (B).
No resfriador principal o ar é resfriado ainda mais, pois está em contato com um circuito de refrigeração. Durante esta fase, a umidade presente no A.C. forma pequenas gotas de água corrente chamada condensado e que são eliminadas pelo separador (C), onde a água depositada é evacuada através de um dreno (D) para a atmosfera.
...