Lista de Exercicios Mecanica dos Solos
Por: Raphaeldesousa • 8/11/2016 • Trabalho acadêmico • 601 Palavras (3 Páginas) • 984 Visualizações
- Qual é o conceito de solo?
O solo é um derivado da rocha, formado por meio dos processos de intemperismo (desgaste físico/químico) e pedogênese.
- Como o solo pode ser utilizado na engenharia civil? Dê exemplos.
O solo pode ser usado tanto para as construções como para o suporte de estruturas, ele é usado em sua condição natural ou transformado em material de construção como vemos em pavimentação, aterros, cortes, valas, bases e sub-bases.
- Defina mineral e cite os minerais mais comuns de rochas.
Mineral é a menor unidade formadora das rochas, são constituídos por elementos químicos que se agrupam de forma organizada segundo um arranjo ou estrutura cristalina. Quartzo, calcita, feldspato, gibsita, mica e zeolitas são exemplos de minerais comuns nas rochas.
- Defina rocha e explique quais são suas classificações.
Rocha é todo o material que compõe a crosta terrestre, exceto água e gelo, podendo ser formada por um único mineral ou por um agrupamento desses. Segundo a sua origem, a rocha pode ser:
- Ígnea: Provem do esfriamento do magma. Pode ser divida em:
Rochas ígneas intrusivas que são formadas dentro da crosta terrestre e as Rochas ígneas extrusivas, que são formadas fora da crosta, na superfície.
- Sedimentar: Rocha formada pela consolidação dos sedimentos dados por processos de compactação e cimentação.
- Metamórfica: É formada de rochas pré-existentes por meio de processos de alteração de pressão e temperatura. Ex: mármore.
- Como é o processo de formação dos solos?
A formação do solo é dada pela associação de dois processos: intemperismo (processo que altera fisicamente e quimicamente a rocha sã) e a pedogênese (processos de formação do solo).
- Dê exemplos de tipos de intemperismo.
- Intemperismo Físico: São os processos de desagregação dos grãos da rocha e que pode ocorrer por diversos agentes, como os antrópicos (ação do ser humano) e os ambientais (vento, mudança de temperatura, alivio de pressão)
- Intemperismo Químico: Alteração dos minerais da rocha mão. Transformação de minerais primários em secundários.
- Quais os fatores que influenciam na formação do solo?
- Material de origem: A rocha mãe que da origem ao solo. Nos casos dos solos soproliticos, estes apresentam vestígios das características da rocha mãe, como por exemplo, a estrutura e os minerais primários da rocha mãe.
- Relevo: A formação do relevo condiciona o tipo de intemperismo que age sobre a rocha, em áreas íngremes domina o intemperismo físico e em áreas aplainadas domina o intemperismo químico.
- Clima: Em regiões úmidas domina o intemperismo químico e em regiões áridas domina o intemperismo físico.
- Tempo: As mudanças e alterações na rocha até ser formado o solo acontecem ao longo de um grande período de tempo.
- Microrganismos no solo: São de grande importância no processo de pedogênese. Permite a fixação de flor e isso também é importante na engenharia civil, uma vez que pode ajudar na estabilização de obras.
- Como podem se classificar o solo quanto à sua formação? Explique quais são os agentes de cada classificação.
- Solo Residual: É aquele solo formado no mesmo local da rocha mãe e pode ser dividido em solo residual jovem que é aquele que ainda apresenta vestígios da estrutura e minerais da rocha mãe, e solo residual maduro que é o solo que possui avançado estádio de intemperização e já perdeu todas as características da rocha mãe.
- Solo Orgânico: É aquele que possui algum teor de matéria orgânica.
- Solos Transportados: O tipo de solo é definido com base no tipo de agente transportador. Solo eólico (vento), solo aluvionar (fluxo de água), solo coluvionar (gravidade) e solo glacial (formado pelo degelo).
...