Lista de exercícios de estruturas de madeira
Por: Ludourados • 1/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.372 Palavras (6 Páginas) • 686 Visualizações
Lista de exercícios de estruturas de madeira.
1) Conceituar madeiras. Material fibroso, heterogêneo, anisotrópico de origem orgânica, obtido do lenho (cerne e alburno) do tronco das arvores.
2) Explicar o mecanismo de crescimento das árvores. A árvore tem um processo e formação que se inicia nas raízes, A partir delas é recolhida a seiva bruta(água +sais minerais) que em movimento ascendente pelo alburno atinge as folhas. Na presença de luz, calor e absorção de gás carbônico ocorre a fotossíntese havendo a formação da seiva elaborada. Esta em movimento descendente (pela periferia) e horizontal para o centro vai se depositando no lenho, tornando-o consistente como madeira.
3) Explicar a função botânica e estrutural dos seguintes elementos da anatomia da madeira:
a) Casca, camada externa de proteção do tronco ( em algumas espécies a casca é matéria prima para fabricação de cortiças).
b) Anéis de crescimento, camadas de crescimento anual, responsável pelo crescimento transversal do tronco.
c) Vasos, canais de condução da seiva no sentido longitudinal, ( da raiz até as folhas). (importante para resistir as tensões devido ao esforço normal e momento fletor que age na árvore).
d) Raios medulares, canais de condução da seiva na direção transversal, ( da medula até a casca), ( importante para combater as tensões de cisalhamento devido ao cortante).
4) Cite seis vantagens e seis desvantagens da madeira como material de construção.
Vantagens – 1 - material renovável,
2 - Fácil manuseio,
3 – Não requer tecnologia requintada,
4 - Não exige processo industrial,
5 - Versátil,
6 – Resistente.
Desvantagens – 1 - Combustível,
2 – Sofre ataque de fungos,
3 – Baixo modulo de elasticidade,
4 – Sofre com variação da umidade,
5 – Não é heterogenia,
6 – Não é Isotrópica ( um material é isotrópicos suas propriedades mecânicas e térmicas são as mesmas em todas as direções”
5) Cite vinte aplicações da madeira na construção civil.
1 - Escoras diversas,
2 - Formas de concreto,
3 - Fundações, pilares, vigas, telhados, vigas protendidas,
4 - Ferramentas (cabos de martelos, enxadas, etc.),
5 - Andaimes,
6 - Tapumes,
7 - Construção de barracões,
8 - Cavaletes de proteção de Aço,
9 - Forro paulista,
10 - Vigas de sustentações (estrutura de madeira)
11 - Escoras,
12 - Rampas para trafego de pessoas ou carrinhos de mão,
13 - Assoalho (piso),
14 - Moveis, guarda roupas,
15 - Acabamentos diversos, janelas, portas, portais, evesimntos,
16 - Confecção de gabaritos,
17 - Confecção de base de ferramentas (dobra de armação),
18 - Confecção de paletes,
19 - Estruturas provisórias,
20 - Padiolas.
6) Qual diferença entre:
a) Cerne e alburno, 1 - Cerne; camada escura, tecidos mortos, mais denso, mais resistente e mais durável do que o alburno. 2 – Alburno, camada da cor clara, tecidos vivos, menos resistente, menos denso e menos durável do que o cerne, porem aceita melhor o trabalho (trababilidade e aplicação do preservativo)
b) Heterogeneidade e anisotropia? - heterogeneidade e anisotropia (característica que uma substância possui em que uma certa propriedade física varia com a direção) naturais de sua constituição fibrosa, além de dimensões limitadas.
7) Explique o mecanismo da impregnação da água na madeira. Contida entre células, pode ser eliminada na secagem, porem ao sair provoca retratibilidade.
8) Por que a madeira empena e trinca ao secar? A explicação para esses fenômenos está em uma característica inerente da madeira que faz com que ela aumente ou diminua de tamanho de acordo com a umidade relativa do ar. A madeira absorve ou libera água para entrar em equilíbrio com o ambiente externo, o que leva a alterações em seu volume. Uma das partes seca primeiro ela ira retrair, a outra continua úmida expandira, ai ocorre as rachaduras e empenamento.
9) Quais as consequências que a umidade provoca na madeira? Na falta a Retração e no excesso a expansão.
10) Explique a secagem natural e artificial.
- O processo natura é realizado em galpões cobertos e bem ventilados, processo lento e baixa eficiência, tempo de secagem superior à 90 dias.
- Processo artificial, é executado em estufa com temperatura controlada. Processo rápido ( 7 a 15 dias) e constitui num pré tratamento da madeira.
11) Quase os benefícios que a secagem traz a madeira?
Operação que tem como objetivo climatizar a madeira com o meio ambiente, se traçar um paralelo entre secagem da madeira e a cura do concreto, a resistência é atenuada ai.
12) Quais são os métodos de tratamento da madeira? O tratamento é uma operação que tem como objetivo a imunização contra fungos e insetos. Os processos são; Pintura, Imersão, Substituição de seiva, Autoclave.
13) Quais são os produtos
...