Livro - Resistência dos Materiais - R. C. Hibbeler
Por: Kléver Gonçalves • 18/8/2016 • Bibliografia • 881 Palavras (4 Páginas) • 366 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
BIOTECNOLOGIA
MÉTODOS ANALÍTICOS EM BIOTECNOLOGIA
EXTRAÇÃO E CROMATOGRAFIA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Salvador - BA
Maio/2016
MATHEUS GOMES DE LIMA SANTOS
EXTRAÇÃO E CROMATOGRAFIA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Relatório apresentado como parte da avaliação da disciplina Métodos Analíticos em Biotecnologia, do curso Biotecnologia da Universidade Federal da Bahia - UFBA.
Orientador: Astério Ribeiro Pessoa Neto
Salvador - BA
Maio/2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.1. OBJETIVOS
1.1.1. Geral
2 MÉTODO EXPERIMENTAL
2.1 MATERIAIS
2.2 PROCEDIMENTO
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES
4 CONCLUSÃO
5 ANEXOS
INTRODUÇÃO
Um método de extração se baseia na diferença na capacidade dos solutos de se distribuírem entre essas duas fases mutuamente insolúveis, fazendo assim com que ocorre a separação. A cromatografia é uma técnica também de separação onde a migração diferencial dos componentes de uma mistura ocorre devido a diferentes interações entre as fases, imiscíveis entre si: a fase móvel (gás, líquido ou fluido supercrítico), responsável por arrastar os componentes da amostra pela coluna cromatográfica e a fase estacionária, fixa na coluna. O fator de retenção é calculado através razão da distância percorrida por cada composto do extrato pela distância percorrida pelo solvente.
OBJETIVO
Geral
O experimento tem por objetivo a extração de pigmentos de pimentões de cores diferentes (vermelho e verde), usando a técnica de cromatografia para a separação dos componentes.
.
MÉTODO EXPERIMENTAL
MATERIAIS
- 01 béquer de 200 mL;
- 02 erlenmeyers de 125mL;
- Balança analítica;
- 01 erlenmeyer de 50mL;
- 01 funil;
- 01 cadinho;
- 01 pistilo de porcelana;
- 01 vidro de relógio;
- 01 ponteira;
- 01 proveta de 50mL;
- 01 béquer de 250mL;
- 01 placa de aquecimento;
- 01 banho-maria;
- Água destilada;
- Hexano;
- Acetona;
- Sulfato de sódio anidro;
- Pimentões verde e vermelho;
- Placa cromatográfica.
PROCEDIMENTO
- Fez-se a picagem dos pimentões em pequenos pedaços e pesou 30g de cada;
- Os pedaços dos pimentões foram colocados, separadamente, em cadinhos de porcelana e foi feita a maceração com o auxílio do pistilo de porcelana. O material macerado foi transferido para o erlenmeyer e se adicionou 10mL de acetona e 50mL de hexano, deixando o material em repouso por 1 hora.
- A mistura foi filtrada em funil com papel de filtro. Em seguida, as fases aquosas foram separadas em funil de separação.
- Adicionou-se sulfato de sódio anidro à fase orgânica e a mistura foi filtrada utilizando funil.
- A fase orgânica foi reduzida a 1mL em banho-maria.
- As amostras foram aplicadas, utilizando uma ponteira, em uma das extremidades de uma placa cromatográfica revestida com uma fina camada de sílica.
- Fez-se a preparação de uma mistura de hexano com 20% de acetona, com o auxílio de uma proveta. Logo após, essa mistura foi transferida para um béquer até atingir a altura de 0,6cm, pois a distância da extremidade da placa até a linha de aplicação das amostras era de 1,2cm. A placa foi colocada no interior do béquer e retirada quando a mistura de solventes estava em cerca de 1cm da extremidade oposta da aplicação das amostras.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Após a separação dos componentes de cada pimentão, observou-se que cada um teve um número diferentes de compostos separados pela interação diferencial da amostra. Assim, para o pimentão vermelho observou-se 7 grupos e para o pimentão verde 3 grupos após a extração dos compostos como indicado nas figuras em Anexo. Para os cálculos do fator de retenção, foram escolhidos dois pontos intermediários, um para cada pimentão, onde na figura esses grupos foram indicados por setas.
...