Logistica Empresarial
Dissertações: Logistica Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: faebru • 12/5/2013 • 2.677 Palavras (11 Páginas) • 685 Visualizações
Faculdade Anhanguera
De Taubaté
ATPS
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Tecnologia em Logística
Tutor a distância: Giancarlo Gonçalves dos Santos
Atividades Práticas Supervisionadas
Taubaté, SP
2013
Faculdade Anhanguera
De Taubaté
Atividades Práticas Supervisionadas
Trabalho apresentado a Faculdade Anhanguera Taubaté-SP, como parte dos requisitos da matéria Logística Empresarial, ministrada no terceiro semestre do curso de Tecnologia em Logística.
Orientador: Professor Giancarlo Gonçalves dos Santos
Taubaté, SP
Sumário
1 – Etapa 1 4
2 - Etapa 2 6
3 - Etapa 3 7
4 - Etapa 4 8
Bibliografia 13
1 – Etapa 1
Minalba Alimentos e Bebidas LTDA.
Endereço: Estrada Água Santa, S/N km 7.
Cidade: Campos do Jordão, SP.
CEP. 12460-000
Seguimento: Envase de água, refrigerantes e sucos.
Porte: 350 Colaboradores.
Missão e Valores: responsabilidade social e seu compromisso de sustentabilidade e respeito à natureza.
E como prova de que o caminho trilhado sempre foi condizente com seus princípios de qualidade total e transparência absoluta, em 2003 a minalba recebe o reconhecimento internacional em todos os seus processos e passa ao seleto grupo das empresas com certificação ISO 9001.
Produtos Comercializados: Água mineral sem gás, Água mineral com gás, energético, refrigerantes e sucos.
Publico Alvo: O publico alvo da empresa, pode ser empresas alimentícias como supermercados, hipermercados, distribuidoras de bebidas, e os consumidores finais.
Nome: Fábio César Godoi de Souza.
Cargo: auxiliar de almoxarifado
Legenda:
- Fornecedores matéria prima ocupam a maior parte de entrada na empresa.
- Fornecedores de peças ocupam uma porcentagem menor de entrada na empresa.
- Filiais fazem a distribuição para os supermercados e distribuidores.
- A Fábrica faz a distribuição diretamente para os hipermercados.
- Consumidor Final: supermercados, hipermercados, distribuidores.
O fluxo logístico da empresa inicia-se com a negociação entre os compradores com e fornecedores, após a negociação concluída, a matéria prima é enviada à empresa onde é transformada em produtos acabados, estocados no armazém, em seguida encaminhados para a expedição, da expedição são carregados nos caminhões e por fim encaminhados as filiais ou hipermercados.
O fluxo de caixa da empresa não é liberado para acesso aos colaboradores.
A empresa Minalba Alimentos e Bebidas é uma empresa reconhecida internacionalmente com Certificação ISO. A empresa trabalha com metas produtivas, nunca deixando o estoque de produtos acabados ficarem abaixo de 70%. A logística da empresa segue sempre o fluxo de logística, os compradores sempre negociam com as empresas de fornecimento, após os valores fechados a matéria prima já é enviada para empresa, estocada em almoxarifado, antes de a matéria prima ir para o setor de produção é encaminhado ao laboratório onde é analisada e passa por testes de qualidade para daí sim chegar à produção, para ser envasado, rotulado e paleteado. Após seguir todo esse fluxo, o produto acabado é enviado ao armazém e em seguida enviado para a expedição. O faturamento fica encarregado de emitir as notas de saída para as filiais e por fim serem enviadas aos clientes finais.
Por conta de existirem varias empresas do mesmo ramo de trabalho, existe a competitividade entre elas, com a Minalba não é diferente, por isso a empresa conta com seu novo sistema interno o Oracle EBS, onde a mesma obteve grandes melhoras no fluxo logístico externo e interno. Com essa mudança foi possível perceber que aumentou sua competitividade e passou a frente de várias empresas concorrentes.
A empresa também procura diminuir os gastos com fretes na hora da entrega, para que o preço final dos produtos seja melhor dentre as cotações e pesquisas. Também conta se com uma frota interna grande, e também com frota terceirizada, a fim de fazer entregar mais rápidas e eficientes além de custo baixo. Mas, contudo a empresa sempre está colocando a qualidade e responsabilidade com os produtos e o respeito com os consumidores em primeiro lugar.
2 - Etapa 2
Após entrevista e análises com os responsáveis da área de logística da empresa, foi possível encontrar as seguintes informações:
Os gargalos encontrados foram:
- Problemas voltados à estocagem da matéria prima (pré-forma e tampas);
- Problemas para descarregar as matérias primas na época considerada de alta (verão);
- Problemas no carregamento dos produtos acabados na época de alta (verão);
- Problemas com as frotas internos.
Os fatores que nos levaram a perceber os gargalos foram por observar pesquisar
...