Logistica Internacional
Casos: Logistica Internacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LLeandra • 1/4/2014 • 5.996 Palavras (24 Páginas) • 302 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Superior de Tecnologia em Logística
Disciplina: Logistica Internacional
Os desafios da Logistica Internacional
Prof. Esp. Marcelo Carvalho
Eliandra Lopes Araújo RA: 393024
Laís Fonseca Silva RA:402481
Lorrana Silva Basilio RA: 399294
Thiago Arouche Pinola de Souza RA: 393063
Vivian Ferreira Dias RA:399445
Itumbiara/GO
2013/04
Eliandra Lopes Araújo RA: 393024
Laís Fonseca Silva RA:402481
Lorrana Silva Basilio RA: 399294
Thiago Arouche Pinola de Souza RA: 393063
Vivian Ferreira Dias RA:399445
Disciplina: Logistica Internacional
Os desafios da Logistica Internacional
Prof. Esp. Marcelo Carvalho
Apresentação da atividade presencial supervisionada sob a orientação do Tutor Presencial Ruiter Carlos de Oliveira apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Direito Empresarial, para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Itumbiara/GO
2013/04
SUMÁRIO
1. Introdução---------------------------------------------------------------------------- 4
2. Desenvolvimento ------------------------------------------------------------------ 5
2.1 O Conceito de Logística Internacional ---------------------------------------- 5
2.2 A importância da infraestrutura logística para as empresas ---------------- 7
2.3 Vantagens e desvantagens nos modais de transporte ------------------------ 9
2.4 Desafios e tendências da logística internacional e para o Brasil ---------- 14
3.Conclusão-------------------------------------------------------------------------------- 16
4.Referencias Bibliográficas------------------------------------------------------------ 18
Itumbiara/GO
2013/04
1-INTRODUÇÃO
A ATPS foi realizada com objetivo de aliar as atividades logísticas ao conteúdo acadêmico, com base nos pontos propostos para pesquisa. Observamos a operação desta organização aliada as estratégias e necessidades do mercado, com atuação no ramo eletrônico. Outro ponto importante para destacar é que a empresa atua na prestação de serviços para grandes marcas do mercado mundial e tem uma concorrência de grandes empresas na área eletrônica.
Será uma pesquisa interessante pois a realidade da empresa é diferente, pelo fato de realizar a terceirização dos serviços e sendo assim, precisa ser competitiva e ter uma margem de lucro que possa sustentar sua operação sem deixar o nível de satisfação e de qualidade declinar , perdendo espaço e mercado.
Na empresa pesquisada, devido fato de ser prestadora de serviços para grandes marcas do cenário mundial do setor de eletrônicos, faz com que setores tipo o almoxarifado e logística precisam ter um cuidado especial com sua mão-de-obra, para atender os clientes com excelência, com qualidade exigida, pois no decorrer do ano, ocorrem diversas auditorias.
2-DESENVOLVIMENTO
2.1 O Conceito de Logística Internacional
No novo contexto de globalização, a logística internacional é uma das ferramentas de gestão moderna que mais possui condições de assegurar competitividade das organizações frente ao processo de abertura de mercados e formação de blocos econômicos regionalizados.
Podemos dizer que a logística internacional é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar todos os esforços organizacionais desde o ponto de fornecimento no país de origem de uma mercadoria ou serviço até o ponto de consumo no país de destino, combinando o melhor nível de serviço com o menor custo total possível.
Para ser um player internacional, a empresa deverá extrapolar as fronteiras organizacionais e também as fronteiras regionais, promovendo a sincronia entre os elos da cadeia do mercado doméstico e do mercado internacional.
A competência logística está estritamente ligada à avaliação relativa da capacitação da empresa para fornecer ao cliente um serviço superior e ao menor custo.
Uma empresa eficaz apresenta níveis de desempenhos acima do setor em todas as competências necessárias, atingindo a excelência apenas nas competências centrais. Sob esta perspectiva, a logística deve ser inserida no grupo das competências centrais das organizações.
O serviço logístico deve ser medido em termos de disponibilidade, desempenho operacional e flexibilidade. A disponibilidade significa ter estoque para atender o cliente no local e momento certo.
O desempenho operacional se refere ao tempo entre o recebimento e entrega do pedido. Por sua vez, a flexibilidade mostra a capacidade da empresa responder às situações não previstas.
A estratégia da logística é desenvolver competências diferenciadas em seus diversos processos, tendo como foco o melhor equilíbrio entre o nível de
...