Logistica Internacional
Artigos Científicos: Logistica Internacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnaMafalda • 10/11/2014 • 392 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
Logistica Internacional
Uma das empresas que na atualidade se destaca pela sua logistica é a DHL, esta empresa tem soluções ao nível nacional, europeu e internacional, combinando duas equipas: a DHL Exel Supply Chain and DHL Forwarding. Esta colaboraçã fornece-lhes um maior controlo da cadeia de abastecimento intercontinental; uma vez que conseguem colocar os seus produtos no mercado mais cedo, de modo a responderem de uma forma ágil, rápida e eficiente ás mudanças de exigências dos clientes, bem como reduzir lead times, custos de inventários e armazenagem associados. Combinando o conhecimento detalhado das alfândegas mundiais, bem como com experiência do Códigos Aduaneiros locais de modo a garantir o fluxo suave de todas as expedições internacionais, tendo procedimentos estabelecidos e excelentes relações com as Autoridades Alfandegárias, garantido a entrega atempada e em boas condições dos bens/ produtos requeridos pelos mais diversos clientes, em qualquer local do mundo.
Devido ao bom funcionamento do seu Supply Chain Management esta empresa consegue uma ótima relação entre fornecedores e clientes, conseguindo oferecer um valor superior ao cliente a um menor custo total para toda a cadeia de abastecimento. O seu objetivo é a redução de stocks, com a garantia de que não faltará nenhum produto quando este for solicitado.
Utilizando o Global Soursing (práctica de terceirização do mercado global de bens e serviços através das fronteiras geopolíticas, tendo como objectivo aproveitar ao máximo a eficiência global na entrega de um produto e/ou serviço).
O Global Sourcing tem vantagens e desvantagens:
As suas vantagens são:
Fazer o negócio num mercado potencial;
Ter acesso a recursos e conhecimentos não disponíveis localmente;
Desenvolver fontes alternativas de abastecimento e vendas para estimular a competição;
Aumenta a capacidade de abastecimento global;
As suas desvantagens são;
Custos ocultos associados com diferentes culturas e fusos de horários;
Exposição a risco financeiro e políticos;
Risco de perda de propriedade intelectual;
Aumento do custo de monitoramento do fornecimento local;
Tempo de produção (lead time) mais longo;
Risco de interrupção de fornecimento por problemas portuários;
Dificuldade de confirmar a qualidade do produto;
Esta empresa trabalha muito com o método JIT (Just in Time) mas também com o ECR – Efficient Consumer Response (Resposta Eficiente ao Consumidor) e consiste numa estratégia utilizada principalmente na indústria de supermercados na qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao consumidor final.
...