Método de Detecção de Corrosão Com os Potenciais da Semi Pilha
Por: thenisom santos • 30/4/2020 • Trabalho acadêmico • 444 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
A forma mais prática de cessar processos de corrosão em estruturas de concreto armado é, basicamente, introduzindo outro metal para corroer no lugar do aço das armaduras. Este processo é chamado de proteção catódica. A proximidade de um metal mais anódico que o aço gera uma corrente elétrica galvânica que interrompe a corrosão. Esta condição pode ser encontrada tomando-se os potenciais da estrutura, em relação a uma semi-pilha, junto às células de corrosão.
Para considerar a possibilidade da existência de corrosão nas armaduras do concreto, além da extensão deste dano, usa-se comumente, em todo o mundo, um equipamento chamado semi-pilha. São usadas com base na norma ASTM C 876 método padrão para obtenção de potenciais de corrosão, com uso da semi-pilha, em armaduras do concreto.
Articulando-se ao processo, quando utiliza-se uma barra de ferro em um líquido, sua superfície fica carregada negativamente, devido ao abandono de um exato número de átomos, carregados positivamente, para o líquido. Quanto maior a tendência do ferro passar para seu eletrólito (no caso o concreto), maior a quantidade de elétrons que se acumulam em sua superfície, ampliando o seu potencial negativo ou tornando-se mais eletronegativo.
A semi-pilha também é recomendada para a situação onde se pretende fazer semelhanças entre os potenciais encontrados originalmente na estrutura comprometida e após a instalação da corrente de sacrifício (ou impressa). O ideal, na verdade, é fazer o monitoramento usando a semi-pilha para medições diretas, instalando eletrodos inertes para servir de calibração às semi-pilhas.
Figura 1 – Proteção Catódica
A técnica consiste na medição da diferença de potencial elétrico entre um eletrodo de referência (com potencial elétrico estável) e a estrutura de concreto armado analisada.
Ou seja, pega-se o eletrodo de referência de um voltímetro de alta impedância e conecta-o a barra de aço do concreto, nesse momento a tendência é surgir um fluxo de elétrons da armadura em direção ao eletrodo de referência, o qual tem potencial elétrico mais nobre e positivo. Dessa forma, o voltímetro indica a intensidade da diferença entre as “semi pilhas” (Eletrodo de referência e o eletrodo de trabalho [a barra de aço da estrutura])
Para garantir o fechamento do circuito é necessário ainda, colocar uma esponja saturada em contato elétrico entre o eletrodo de referência e a superfície da estrutura de concreto.
Apesar de se ser um método qualitativo de detecção de corrosão na estrutura e de existirem fatores que podem influenciar nas medidas de potencial (Carbonatação, umidade do Concreto, espessura do cobrimento, etc), existem critérios de avaliação baseado na ASTM C-876. A métrica indica que quando o potencial apresenta valores mais negativos (menores que -350), a probabilidade é maior da armadura estar corrompida comparado com valores mais positivos (maiores que -200).
REFERÊNCIAS
revista-recuperar-ed06.pdf
www.engegraut.com.br
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-41952017000400864&lng=es&nrm=iso&tlng=pt
...