Preparaçoes Das Formas Farmaceuticas Semi-solidas
Ensaios: Preparaçoes Das Formas Farmaceuticas Semi-solidas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amadeu • 27/8/2013 • 8.658 Palavras (35 Páginas) • 4.941 Visualizações
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO
1.1 CONCEITO
1.2 JUSTIFICATIVA
1.3 OBJECTIVOS
1.3.1 Gerais
1.3.2 Específicos
1.4 METODOLOGIA
1.4.1 Tipo de estudo
1.2.4 Delimitações e limitações
1.5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.5.1 Aspectos relacionados a preparação das formas farmacêuticas semi-sólidas
1.5.2 Penetrabilidade percutânea das formas farmacêuticas semi-sólidas
1.5.3 Classificação das formas farmacêuticas semi-sólidas
1.6 POMADAS
1.6.1 Pomadas e técnicas de preparação
1.7 CREMES
1.7.1 Cremes lipófilos
1.7.2 Cremes hidrófilos
1.7.3 Cremes e técnicas de preparação
1.8 GÉIS
1.8.1 Componentes usuais na formulação de géis
1.8.2 Produção de géis
1.8.3 Géis e técnicas de prepara
1.9 PASTAS
1.9.1 Pastas e técnicas de preparação
10 CONTROLO DE QUALIDADE DE FORMAS FARMACÊUTICAS SEMI-SÓLIDAS
10.1 Determinação do pH
10.2 Análises organolépticas
11 ÁGUA UTILIZADA NA PREPARAÇÃO DE FORMAS FARMACÊUTICAS SEMI-SÓLIDAS
12 VIA DE ADMINISTRAÇÃO DE FORMAS FARMACÊUTICAS SEMI-SÓLIDAS
13 RECURSOS E CUSTOS
13.1 Recursos humanos
13.2 Recursos materiais
a) – Materiais
b) – Serviços
c) – Financiamento
14 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
15 RESULTADO E DISCUSSÃO
16 DEFINIÇÕES DE TERMOS E CONCEITOS
17 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
18 ANEXO
1 INTRODUÇÃO
1.1 CONCEITO
Preparações farmacêuticas semi-sólidas são aquelas destinadas para aplicação na pele ou mucosas para acção local, ou ainda por sua acção emoliente ou protectora. As indicações dependem do grau de absorção percutâneo. Para acção tópica epidérmica destacam-se as acções emolientes, antimicrobiana, desodorizante, protectora etc. Para acção tópica endodérmica destacam-se acção anti-inflamatória, antimicótica.
As preparações semi-sólidas constituem uma significativa proporção das formas farmacêutica presentes no mercado, pois servem como carreadores para fármacos que são liberados topicamente através da pele. Devido a seu comportamento reológico perculiar, estas formas podem aderir à superfície da pele por um período de tempo suficientemente longo, propiciando um prolongamento da liberação do fármaco no sítio de aplicação.
Além disso, são facilmente aplicáveis e versáteis, pois proporcionam a liberação tópica de uma grande variedade de moléculas de fármacos (Gupta & Garg, 2002). Entre estas formas farmacêuticas, destacam-se as emulsões, que são uma mistura termodinamicamente instável de dois líquidos imiscíveis, constituídos de uma fase dispersa insolúvel na fase dispersante e um terceiro componente que é o agente tensoativo, responsável pela união destas duas fases (Ansel et al., 2000).
As formas farmacêuticas semi-sólidas podem ser obtidas por dissolução ou dispersão mecânica, com ou sem fusão dos componentes sólidos em veículos apropriados. Os princípios seguidos no preparo das diferentes formas líquidas (soluções, suspensões e emulsões) são também válidos para formas semi-sólidas dos tipos solução, suspensão e emulsão.
Galeno que desenvolveu sua actividade no império romano, contribuiu para o desenvolvimento desta forma farmacêutica, propondo uma base formada por: azeite, essências de rosas, cera branca e água, esta preparação vem a ser o percussor dos colds- crems dos nossos dias.
Pode-se dizer que o conceito de formas farmacêuticas semi-sólidas se mantém sem qualquer alteração, a renovação das ideias veio com o aparecimento acidental de novos excipientes como: gel de amido com glicerina, a parafina, o ácido esteárico, a eucina, óleos hidrogenados e sulfonados, os tensioactivos e a lanolina.
1.2 JUSTIFICATIVA
A justificativa para a escolha do tema PREPARAÇÃO DAS FORMAS FARMACEUTICAS SEMI-SÓLIDAS é importante para os profissionais formados em ciências farmacêuticas, e que trabalham na indústria farmacêutica. Este trabalho tem como objectivo capacitar os profissional que exercem sua actividade profissional em industrias farmacêuticas, profissionais que vivenciam a dificuldade na operacionalização de formulações farmacêuticas semi-sólidas.
Com a realização deste trabalho teremos o conhecimento teórico acerca das técnicas de preparação de uma forma farmacêutica semi-sólida, sabendo que as formas farmacêuticas semi-sólidas não são aplicadas no seu estado puro ou natural mais sim como parte de uma formulação, ao lado de uma ou mais substâncias (adjuvantes, veiculo ou excipiente), que desempenham várias funções farmacêuticas no organismo.
Não é fácil se definir o assunto de uma pesquisa tudo que foi explanado acima.
É importante se deixar uma marca em tudo que fomos fazer nesta vida e, portanto, a justificativa, os objectivos (geral e específicos) e a metodologia de pesquisa são fundamentais para êxito desse trabalho e lógico com a orientação do tutor que é a pessoa capacitada, abalizadas, com capacidade e experiencia para ajudar a nos dar o norte deste trabalho.
...