MACACO SANFONA NÃO METÁLICO PARA VEÍCULOS LEVES
Por: Otavio Lacerda • 20/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.854 Palavras (8 Páginas) • 792 Visualizações
[pic 2]
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
OTAVIO LACERDA
ROMISBIER PEIXOTO
ANTEPROJETO
MACACO SANFONA NÃO METÁLICO PARA VEÍCULOS LEVES
Pelotas,08 de Abril de 2016
[pic 3]
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
OTAVIO LACERDA
ROMISBIER PEIXOTO
ANTEPROJETO
MACACO SANFONA NÃO METÁLICO PARA VEÍCULOS LEVES
Trabalho apresentado à Faculdade
Anhanguera Educacional, Campus Pelotas,
como requisito à conclusão da disciplina de
PROJETO DE MÁQUINAS. Docente
responsável: Alberto Neto.
Pelotas, 08 de Abril de 2016
SUMÁRIO
SUMÁRIO
1 Introdução 04
2 Justificativa 04
3 Objetivo
3.1 Geral 04
3.2 Específico 05
4 Dados da Partida 05
5 Condicionamento legal (normas) 05
6 Fundamentação teórica 06
6.1 Polímeros 06
6 Parafusos de potência 08
7 Metodologia 08
8 Cronograma 09
9 Desenvolvimento realizado 09
10 Referências 11
11 Apêndices 16
- Introdução:
A máquina de elevação automotiva, mais prática, leve e de maior vida útil do mercado, um macaco eletromecânico feito com material ultra resistente, onde com um simples toque no controle remoto elevará seu carro, tornando sua vida mais fácil na hora de realizar uma manutenção.
2 Justificativa:
O macaco mecânico foi criado para ser utilizado quando a carroça tombasse, mas com o passar do tempo e com a revolução industrial esse equipamento foi ganhando cada vez mais importância.
Atualmente é um equipamento obrigatório nos veículos, mesmo sendo um instrumento tão antigo e de simples funcionamento pode ter uma importância tão grande para os usuários de veículos leves.
O macaco mecânico para elevação automotiva, mais prática, leve e de maior vida útil do mercado, um macaco eletromecânico feito com material ultra resistente, onde com um simples toque no controle remoto elevará seu carro, tornando sua vida mais fácil na hora de realizar uma manutenção.
No mercado há macacos eletromecânicos que tem a mesma capacidade, porém o projeto proposta apresenta um equipamento não metálico, que não há problemas com oxidação, não requer lubrificação consequentemente sua vida útil é maior em relação aos macacos metálicos.
3 Objetivo:
3.1 Geral:
Com um equipamento de fácil manuseio, e ótima durabilidade que deixará a vida de todos mais simples naquela hora mais difícil.
Sendo um macaco portátil leve e automático para carros, os mais beneficiados seriam o publico idoso e mulheres, com o adicional que não precisa preocupar-se com areia ou água na hora do uso, devido sua estrutura ser de polietileno não irá enferrujar sem precisar lubrificar posteriormente.
3.2 Específico:
- Equipamento leve;
- Método de acionamento fácil;
- Funcionamento rápido e seguro;
- Mecanismos são isentos de qualquer tipo de lubrificação;
- Não oxidam com passar do tempo.
4 Dados da partida
- Capacidade: 1500 Kg
- Tensão: 12 DC
- Potência: 5 Kw
- Material: UHMW
- Altura mínima: 150mm
- Altura máxima: 220mm
5 Condicionamento legal (normas)
NR12 - Máquinas e Equipamentos: Estabelece as medidas prevencionistas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas pelas empresas em relação à instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos, visando à prevenção de acidentes do trabalho. A fundamentação legal, ordinária e especifica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são os artigos 184 e 186 da Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT.
NR17 - Ergonomia: Visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às condições psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são os artigos 198 e 199 da Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT.
ABNT NBR 16147:2013 - Esta Norma determina o conjunto de ensaios e verificações a que devem ser submetidos os equipamentos de levantamento e movimentação de cargas novos, modernizados, reformados e repotencializados após sua instalação, para verificar sua conformidade com as respectivas especificações técnicas e demais documentos contratuais pertinentes.
NBR 8400 - Esta Norma fixa as diretrizes básicas para o cálculo das partes estruturais e componentes mecânicos dos equipamentos de levantamento e movimentação de cargas, independendo do grau de complexidade ou do tipo de serviço do equipamento.
ASTM D 638-08 – Esta norma determina o método padrão de teste para Propriedades de tração de plásticos.
6 Fundamentação teórica
6.1 Polímeros
Na história da humanidade há várias descobertas que mudaram o rumo do seu desenvolvimento, uma delas ocorreu com o aparecimento do polímero, que criado de forma acidental, foi ocupando seu espaço, se desenvolvendo e facilitando a vida das pessoas, devido a sua ampla utilização (SANTOS; MÓL,2010).
Os polímeros estruturais tem uma ampla aplicação na vida moderna e a sua utilização tem-se estendido em larga escala na indústria. Suas principais vantagens, que os têm tornado materiais de grande interesse para a engenharia, são: módulos de elasticidade considerados adequados para o uso estrutural, quando em temperatura ambiente: baixa densidade em comparação com outros materiais de uso estrutural com os metais; alta razão de resistência ao impacto; facilidades de fabricação e processamento; menor consumo de energia para fabricação e transformação; não susceptível ao fenômeno de corrosão, já que a ausência de insaturações olefínicas favorece as características de resistência à oxidação e às intempéries; bom isolamento elétrico e térmico; baixo custo de acabamento (BLASS,1988; MANO, 1991; ANDERSON, 1995).
...