TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS: UM ESTUDO ACERCA DO GUARDA-CORPO DO PARQUINHO LOCALIZADO NA ORLA DE SÃO LUÍS-MA

Por:   •  24/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  7.508 Palavras (31 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 31

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS: UM ESTUDO ACERCA DO GUARDA-CORPO DO PARQUINHO LOCALIZADO NA ORLA DE SÃO LUÍS-MA

PATHOLOGICAL MANIFESTATIONS: A STUDY ABOUT THE PARQUINHO BODY GUARD LOCATED IN THE SLIDE OF SÃO LUÍS-MA

Matheus Macedo Barroso ¹

Me. Felipe Gabriel Santos Furtado Cutrim 2 

Resumo

A área da engenharia conhecida por Patologia das Construções é a responsável por estudar com um maior rigor causas e consequências das problemáticas que assolam as estruturas, e caracteriza-se por ser essencial na garantia de qualidade e desempenho. O trabalho teve como finalidade a identificação de algumas manifestações patológicas que acometem a integridade e funcionalidade da estrutura. A metodologia pautou-se por um caráter descritivo-exploratório, visitas in loco, registros fotográficos e experimento laboratorial. Utilizou-se técnica do DRX, a qual é muito potente no estudo de minerais metálicos e que foi bastante útil para identificar o processo corrosivo, evidenciando a grande presença de picos de óxido de ferro (magnetita) corroborando com o processo corrosivo, identificou-se erros de projeto e execução e a grande presença de fissuras e perdas de seção de aço e concreto. Por fim, concluiu-se que o ataque direto por agentes agressivos atrelados a falta de planos de manutenção corretiva e preventiva acabaram intensificando o avanço da deterioração da estrutura, e, propõe-se um estudo mais aprofundado de avaliação das estruturas para que seja feito a correta intervenção profilática, afim de que haja uma recuperação e proteção adequadas.  

Palavras-chaves: Manifestações Patológicas. Inspeção. Corrosão. 

Abstract

The engineering area known as Construction Pathology is responsible for studying more rigorously the causes and consequences of the problems that plague structures, and is characterized by being essential in guaranteeing quality and performance. The purpose of the work was to identify some pathological manifestations that affect the integrity and functionality of the structure. The methodology was guided by a descriptive-exploratory character, on-site visits, photographic records and laboratory experiment. DRX technique was used, which is very powerful in the study of metallic minerals and which was very useful to identify the corrosive process, showing the great presence of iron oxide (magnetite) peaks corroborating with the corrosive process, errors were identified of design and execution and the great presence of cracks and losses of steel and concrete section. Finally, it was concluded that the direct attack by aggressive agents linked to the lack of corrective and preventive maintenance plans ended up intensifying the progress of the deterioration of the structure, and a more in-depth study of the evaluation of the structures is proposed so that the correct prophylactic intervention, so that there is adequate recovery and protection.

Key-words: Pathological Manifestations. Inspection. Corrosion.

1        INTRODUÇÃO

        

Por longos anos convencionou-se aceitar que o concreto era um material de durabilidade infinita, tanto que no final do ano de 1980, praticamente todos os materiais produzidos tratavam exclusivamente de normas e regulamentos referentes estritamente a projetos e execução, com foco a garantir sempre a maior resistência ao material que estava sendo confeccionado (SOUZA e RIPPER, 1998). Porém, as concepções estruturais sofreram alterações e passou-se a observar construções mais esbeltas evidenciando assim manifestações patológicas nesse novo modelo, surgindo uma grande problemática para o século XX, pois as manifestações configuram-se por serem intensas, de alta incidência, e, muitas vezes elevados custos de recuperação (ROCHA, 2015).

O desenvolvimento da Engenharia e o seu consequente “boom” fizeram com que esse mercado, para atender as constantes solicitações de produção, desenvolvesse técnicas construtivas não tão apuradas, concomitantemente a isso, uma mão de obra não tão qualificada, logo, esse fato acarretou no surgimento de diversos problemas, principalmente nos anos 80 e 90. Ademais nesse mesmo período não se tinha o costume de estipular manutenções preventivas que prolongassem a vida útil de qualquer produto originado da construção civil. Dado ao exposto, ressalta-se que por mais que o concreto armado apresente um bom desempenho e qualidade, o material requer uma atenção especial para que seja mantida a vida útil (LAPA, 2008).

Durante longos anos a engenharia focou sua atenção apenas em normas e regulamentos que em seus textos tratavam apenas de critérios de estabilidade e desempenho de suas estruturas, cujo objetivo principal era que tivessem as maiores resistências mecânicas, suportassem os maiores carregamentos, conforto e segurança. Contundo, vale salientar que com o passar dos anos as estruturas estão sujeitas à ação de diversos agentes, e, com isso, fez-se surgir uma linha de estudo pra tratar especificamente de problemas oriundos dos mais diversos agentes, surgindo assim o estudo das Patologias das Construções, mas não apenas para solucionar de modo imediato um problema (tipo um curativo), mas sim de estudar com rigor técnico a origem do problema, principalmente quando passou-se a observar edificações localizadas na mesma área, porém com problemas totalmente diferentes (ROCHA, 2015).

Com o passar dos anos observou-se uma corrida para a expansão urbana no entorno das orlas das cidades, e, tal fato chama atenção para a necessidade do estudo, por considerar áreas de alta agressividade e consequentemente maiores mudanças físicas e químicas nas estruturas (MORAIS, 2009).  

No Brasil, a maioria das estruturas configuram-se por serem formadas por concreto armado, e, assoladas por uma série de problemas que envolvem não seguimento adequado das normas, falta de manutenções corretivas e preventivas e gastos desnecessários oriundos de intervenções sem os conhecimentos adequados de efeitos de causa. Tendo em vista  o fluxo de pessoas que circulam pela a área de estudo escolhida e a importância que a Engenharia Civil tem ao propor segurança e conforto para todos aqueles que dispõe de suas ações, principalmente as de áreas públicas, este trabalho tem  como objetivo estudar o local e analisar as reais condições da estrutura, identificando as principais manifestações patológicas, suas causas e consequências, bem como propor soluções adequadas seguindo estudos de relevância da área para sanar a problemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.8 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com