MANUAL DA CONSTRUÇÃO EM AÇO. Edifícios de Pequeno Porte Estruturados em Aço
Por: Jeisiane Andrade • 28/1/2019 • Trabalho acadêmico • 1.158 Palavras (5 Páginas) • 206 Visualizações
MANUAL DA CONSTRUÇÃO EM AÇO. Edifícios de Pequeno Porte Estruturados em Aço. 4ª ed. Rio de Janeiro: IBS/CBCA, 2011. 107p.
Jeisiane Santos Andrade[1]
Citações Representativas
As estruturas e os elementos estruturais devem ter resistência adequada, bem como rigidez e dureza para permitir funcionalidade adequada durante a vida útil da estrutura. O projeto deve prover ainda alguma reserva de resistência, acima da que seria necessária para resistir as cargas de serviço; ou seja, a estrutura deve prever a possibilidade de um excesso de carga (solicitação). (p. 13)
A escolha do sistema estrutural que vai dar sustentação ao edifício e de fundamental importância para o resultado final do conjunto da obra no que tange aos aspectos de peso das estruturas, da facilidade de fabricação, da rapidez de montagem e consequentemente do custo final da estrutura. Quando se pode utilizar contraventamentos verticais para dar estabilidade as cargas horizontais, como a pressão do vento, podemos fazer o resto da estrutura trabalhar de forma mais simples com maior número de ligações flexíveis e explorando ao máximo as vigas mistas, o que torna a estrutura mais leve e mais fácil de se montar. Ao contrario quando não podemos utilizar os contraventamentos, temos que aporticar a estrutura, resultando em uma estrutura com ligações rígidas, o que torna mais lenta a montagem e a estrutura menos econômica. (p. 20)
A adição de alguns elementos de liga, como o cobre, o níquel e o cromo, reduz o efeito da corrosão, quando os aços são expostos a atmosfera. A película de oxido formada, denominada “patina”, se desenvolve de forma aderente, protegendo o aço e reduzindo a velocidade de ataque dos agentes corrosivos presentes no meio ambiente. (p. 42)
A proteção contrafogo e sempre um custo importante nas estruturas de aço, entretanto se bem coordenada com outros partidos adotados para o projeto e o uso de engenharia na minimização da quantidade de materiais utilizados na proteção, este custo pode ser consideravelmente reduzido. Assim, uma estrutura enclausurada pode empregar uma proteção em argamassa projetada (de menor custo) e não necessita de pintura anticorrosiva. Deste modo conseguiremos uma estrutura durável e com o menor custo de proteção contra a corrosão e o fogo (ver Manual do CBCA sobre Resistencia ao Fogo das Estruturas de Aço). (p. 48)
Nas estruturas de aço, como o aço e produzido em usinas com a qualidade garantida e a fabricação e quase totalmente executada em industrias sob condições controladas, temos um número muito pequeno de variáveis a controlar (basicamente o tipo de aço e o sistema de proteção), fazendo com que as estimativas da durabilidade sejam muito mais fáceis e confiáveis do que para outros sistemas mais complexos e com um maior número de mecanismos de deterioração. (p. 50)
TEXTO CRÍTICO
O aço trouxe as construções leveza e resistência, por isso tem se tornado cada vez mais um produto altamente consumível no mercado. Assim sendo, Manual da Construção em Aço é uma importante obra para os jovens estudantes brasileiros que pretendem atuar ou conhecer esse tipo de material tão requisitado na construção civil moderna.
A correta execução em aço é muito importante para um trabalho bem executado. Pois, esse tipo de material exige observação minuciosa do tipo de construção e das condições climáticas e ambientais a qual o material estará sujeito, bem como toda obra ela deverá prever as cargas e ser projetada para suportar acima do esperado para assim possuir coeficiente de segurança.
A maior parte desse tipo de estrutura é pré-moldada. Sua execução segue diversas normas para que assim sejam atendidas condições de segurança e economia, basicamente para cada tipo de emprego do aço na construção existe uma norma a ser seguida e está pode ser nacional ou internacional.
Outro ponto importante trazido pelo livro é a importância da escolha da estrutura de aço a ser utilizada, pois é por meio dela que o engenheiro vai analisar a melhor situação para uso de contraventamentos, deixando assim a construção mais leve e econômica. Em uma construção de aço todos os elementos devem funcionar em harmonia para se garantir ao cliente maior economia e segurança. E o vento exerce grande influência no dimensionamento da obra, por isso que juntamente com as cargas que os pilares suportam ele é também colocado em questão.
...