MATERIAIS CERAMICOS
Artigo: MATERIAIS CERAMICOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mikoppa • 26/3/2015 • 828 Palavras (4 Páginas) • 602 Visualizações
Materiais de Construção I
Definição: Materiais cerâmicos são materiais obtidos através de moldagem, secagem e cozimento de argilas.
PRODUTOS CERÂMICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL • Tijolos; • Telhas; • Azulejos; • Ladrilhos; • Lajotas; • Manilhas; • Refratarias, etc.
Podem ser classificados da seguinte forma:
• Materiais de cerâmica vermelha: Porosos, tijolos e telhas
• Materiais de louça: louças sanitárias, azulejos, ladrilhos
• Materiais refratários: tijolos para fornos, chaminés
TIJOLOS
São materiais que rejuntados com argamassa formam paredes, baldrames e alicerces.
Variam bastante quanto ao material, método de confecção e nas medidas. Os tipos mais utilizados são: tijolos maciços de barro cozidos, tijolos furados de barro cozidos, tijolos laminados de barro cozidos.
Classificação dos Tijolos
•Tijolos de vedação são aqueles destinados à execução de paredes que suportarão o peso próprio e pequenas cargas de ocupação (armários, pias, lavatórios)
•Blocos estruturais, além de exercerem a função da vedação, também são destinados à execução de paredes que constituirão a estrutura resistente da edificação, podendo substituir pilares e vigas de concreto.
Classificação dos Tijolos
TIJOLOS ESTRUTURAIS
TIJOLOS ESTRUTURAIS
TIJOLO BAIANO
É o tipo de tijolo mais barato do mercado, mas tem altos índices de quebra e por isso contribui muito com o aumento de entulho no canteiro de obras. Geralmente são encontrados os de 6 e de 8 furos, mas há uma grande variedade de tijolos vazados. Os tijolos apresentam capacidade térmica superior e menor absorção de água que os blocos de concreto, além de serem mais leves.
CANALETA CERÂMICA As canaletas têm se destacado no mercado por aliarem alto padrão estético à praticidade e funcionalidade. canaletas permitem rápida instalação e, por serem encontradas em diversas dimensões, apresentam uma vasta linha de moldes, o que confere flexibilidade ao layout do projeto da obra.
TIJOLOS DE BARRO
Fabricados em formas de ferro, com barro queimado, em fornos de alta temperatura, o produto proporciona bom isolamento acústico e térmico. Como tem mais densidade, oferece uma vedação térmica - demora mais para esquentar e, depois, para esfriar.
TIJOLO LAMINADO
É um material de alta resistência, utilizado em alvenarias com acabamento aparente, por exemplo fachadas de prédios e escolas, sua textura proporciona um acabamento fino e sofisticado, seu tamanho facilita cortes para fazer peças de acordo com a necessidade do projeto.
TIJOLOS REFRATÁRIOS
Um tipo especial de tijolo cozido, feito com argila enriquecida de materiais que diminuem a retração mecânica quando exposto ao forte calor. Funcionam também como isolantes térmicos.
TIJOLO VAZADO
Os tijolos Vazados podem ter forma e tamanho variados, podem ser utilizados em qualquer situação em que se deseje permitir a passagem de ar e luz.
TELHAS
Usadas com finalidade de drenar as águas pluviais dos telhados e controle térmico ambiental do interior de instalações. As de uso mais generalizados são as cerâmicas; de cimento amianto, as metálicas e as plásticas.
TELHAS
TELHAS
MANILHAS
Tubos usados para canalização de esgotos sanitários, águas residuais e águas pluviais. Sua utilização atual é bastante reduzida, sendo mais utilizado para essa finalidade materiais a base de polietileno (plástico) ou de concreto armado.
AZULEJOS
Utilizados como revestimento de paredes, formando superfícies laváveis. Ao contrário de outros materiais cerâmicos que utilizam a argila comum para a sua confecção, os azulejos são feitos com faiança (argila branca), recebendo um tratamento com substâncias a base de silicatos e óxidos que se vitrificam ao forno. Este tratamento torna a face brilhante e impermeável.
PISO
Os pisos, como o nome já diz, são para
...