MATÉRIAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: Taynara Silva • 27/6/2017 • Seminário • 522 Palavras (3 Páginas) • 173 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS E EXATAS
CURSO ENGENHARIA CIVIL
ALINE BATISTA DIAS SANTOS
ANA LAURA BASTOS MACHADO
BRENDA DUARTE SILVA
CAMILA PESSOA PINTO
FABRÍCIO ANTÔNIO GOULART PEREIRA
JOÃO EDUARDO FERNANDES
KAREN ARENA AGOSTINHO
LUIS FERNANDO DE LIMA
CONCRETO PESADO
UBERABA – MG
2015
ALINE BATISTA DIAS SANTOS
ANA LAURA BASTOS MACHADO
BRENDA DUARTE SILVA
CAMILA PESSOA PINTO
FABRÍCIO ANTÔNIO GOULART PEREIRA
JOÃO EDUARDO FERNANDES
KAREN ARENA AGOSTINHO
LUIS FERNANDO DE LIMA
CONCRETO PESADO
Relatório técnico-científico apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Materiais de Construção Civil ministrada pelo(a) professor(a) Paulo Guetti.
UBERABA – MG
2015
RESUMO
As vantagens de utilização do concreto foram significativas a ponto de aumentar sua demanda das formas mais variadas possíveis, como por exemplo: auto adensável, leve, pesado, projetado, alto desempenho, entre outros. O tipo do concreto utilizado está diretamente ligado à sua utilização final.
Abordando o concreto pesado, serão enunciadas suas características em um âmbito direcionado ao uso deste material.
- INTRODUÇÃO
O concreto pesado é um composto utilizado para blindagem obtido por meio de uso de agregados com maior massa específica, como por exemplo, a hematita, a magnetita e a barita. Sua aplicação mais frequente na construção de câmaras de raios-X ou gama, paredes de reatores atômicos, contrapesos em gasodutos, bases, lastros e barragens.
Ao fim de sua dosagem, a massa específica do concreto deve ser de 2800 kg/m³ a 4500 kg/m³, o que confere à mistura características mecânicas superiores, durabilidade e capacidade de proteção contra radiações.
- CARACTERISTICAS
Este material, conhecido como concreto pesado pela maior massa específica de seus componentes, é de uso específico para grandes obras e que necessitem de certo isolamento. É considerado um isolante radioativo, sendo muito útil em usinas nucleares e hospitais.
A resistência é um importante fator na dosagem de concretos pesados. Em paredes maciças de blindagem, o concreto desenvolve resistência à compressão de 14 MPa e para concreto estrutural, a resistência é da ordem de 20 a 35 Mpa. Há uma maior resistência quando exposto a altas temperaturas, e se faz necessário um eficaz controle de qualidade, pelas características que lhe são exigidas. Sendo preparado em tudo igual aos demais, faz-se necessária somente uma maior vibração, devido aos agregados serem graúdos.
...