MEMORIAL DESCRITIVO RESIDENCIAL
Por: ANDREYSANTINI • 22/3/2017 • Artigo • 2.591 Palavras (11 Páginas) • 448 Visualizações
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
PROGRAMA HABITACIONAL
MINHA CASA
CASA EM ALVENARIA DE TIJOLOS REBOCADA EXTERNAMENTE – 36,35m2
- OBJETIVO:
A presente especificação tem por objetivo estabelecer os critérios para a execução das obras a serem implantadas no município de __________________________ através da Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Urbano – SEHADUR, bem como especificar os materiais a serem utilizados.
- GENERALIDADES:
- Esta especificação complementa os projetos arquitetônicos fornecidos pela SEHADUR, plantas baixas, corte e fachada, hidrossanitário e instalações elétricas, plantas tamanho A-4 de n.º 1 a 7.
- Todas as modificações de projeto ou troca de materiais especificados deverão ser solicitadas por escrito à SEHADUR através da sua Fiscalização, com antecedência necessária para sua análise e aprovação, sem a qual os serviços não poderão ser executados.
- Deverão ser providenciadas ligações provisórias de água (CORSAN), e Energia Elétrica (AES Sul – CEEE – RGE), antes de iniciar as obras.
- OBRIGAÇÕES DA PREFEITURA:
- Serão de responsabilidade da Prefeitura para a construção, todas as providências relativas ao licenciamento da construção, ART’s, de execução junto ao CREA, Guias de recolhimento junto ao INSS e taxas correspondentes.
- A Prefeitura obriga-se a executar as obras de acordo com o projeto, prestando toda a assistência técnica e administrativa, a fim de que os trabalhos sejam desenvolvidos com a máxima perfeição e mínimo de desperdício.
- Serão de responsabilidade da Prefeitura as seguintes providências:
- Recrutamento de mão-de-obra inerente a serviços a executar;
- Equipamentos mecânicos e ferramentais necessários;
- Equipamentos de proteção individual conforme normas reguladoras NR-6 e NR-18 do Ministério do Trabalho;
- Galpão de obra para abrigo do pessoal, ferramentais e materiais;
- Cavaletes de sinalização de obras, interrupção de transito e proteção ao pedestre;
- Placa de obras modelo SEHADUR.
- LOCAÇÃO DA OBRA:
- A obra será locada com todo o rigor, os esquadros serão conferidos à trena e as medidas tomadas em nível. Para compensar as diferenças entre as medidas reais dos tijolos e as consignadas em planta, as paredes externas serão locadas pelas medidas externas e as internas, pelos respectivos eixos.
- Alinhamento:
As edificações deverão observar o recuo da frente não inferior a 4,00m.
- Referência de nível:
O nível dos pisos internos deverão estar de acordo com os indicados em planta, devendo ficar no mínimo 20 cm acima do ponto mais desfavorável do terreno.
- As escavações para fundações deverão ser feitas manualmente, no alinhamento das fundações, em uma largura mínima de 0,60m, podendo a terra, se for própria para aterro ser usada para reaterro da obra.
- O reaterro, no interior da obra, deverá ser feito manual ou mecanicamente, sob a forma de apiloamento por meio de placa vibratória, em camadas de 20cm, devidamente molhadas.
- FUNDAÇÕES:
- Após a escavação das valas, será executada uma camada niveladora em lastro de concreto magro 1:2:6, com espessura de 0,05m.
- As fundações serão do tipo diretas, em alvenaria de pedras de grês (arenito), nas dimensões de 12 x 25 x 50cm, argamassadas com cimento e areia, traço 1:4, em tantas fiadas quantas necessárias, nunca inferior a três, para alcançar camada firme do solo.
- O respaldo desta fundação será constituído por viga contínua de 0,12 x 0,15m em concreto fck de acordo com a Norma NBR 6118/2002, armada com 4 ferros de 12,5mm com estribos de ferro 4,2mm cada 15cm, respeitando um recobrimento de ferragem de 0,025m. Quando da execução das formas deverão ser analisados os projetos complementares, com a finalidade de deixar nos elementos estruturais passagens para canalizações, eletrodutos, etc. Estas passagens poderão ser executadas deixando-se tubos de PVC nas formas, durante a concretagem. Deverá ser utilizado vibrador elétrico em toda a concretagem, para enchimento das formas.
- Impermeabilização com quatro demãos de hidroasfalto nas laterais internas das vigas e na face de assentamento dos tijolos até a 2ª fiada.
OBS: Conforme o tipo de terreno a Prefeitura poderá apresentar projeto de fundação alternativo que deverá ser aprovado pela SEHADUR.
- PAREDES:
- As paredes serão de tijolos maciços, furados e/ou blocos cerâmicos, para acabamento com revestimento externo em massa única, com fiadas niveladas, alinhadas e aprumadas, com juntas horizontais contínuas de espessura 0,015m, e verticais descontínuas. Os tijolos serão previamente molhados, e assentes com argamassa de ci-ca-ar de traço 1:2:8.
- Sobre os vãos das portas e janelas deverão ser construídas vergas com 2 ferros 6,3mm, colocados entre as duas primeiras fiadas de tijolos, argamassadas com argamassa de cimento e areia no traço 1:3, as quais devem exceder a largura do vão pelo menos 0,15m de cada lado.
- O respaldo das alvenarias de tijolos será fechado com uma viga de amarração em concreto armado, de acordo com a NBR 6118/03, nas dimensões de 10 x 15 cm com 4 ferros e diâmetro 6,3mm com estribos 4.2mm a cada 20cm. Nessa viga deverão ficar espera de ferro 4.2mm em duplo “U” para armação dos caibros (observar o espaçamento dos caibros no projeto de telhado).
Obs.: Cuidado especial na concretagem da viga de amarração para evitar que o concreto escorra nas paredes e se escorrer, limpar antes de secar.
- REVESTIMENTO:
- No banheiro – nas paredes hidráulicas até 1,50m de altura.
Na cozinha – na parede hidráulica de instalação da pia, até a altura de 1,50m.
Externamente – em todas as paredes com chapisco e emboço de massa única.
- Chapisco: as paredes deverão ser chapiscadas com argamassa de cimento e areia grossa no traço 1:4.
- Massa Única: Após o chapisco, as paredes receberão como acabamento final o emboço desempenado no traço 1:5 com 20% de cimento.
- As superfícies deverão ser bem desempenadas e feltradas, não admitindo-se espessura menor que 0,015m e maior que 0,025m. Antes de receber o chapisco e a massa, as paredes deverão ser convenientemente molhadas.
- As paredes do box do banheiro serão revestidas com azulejos, assentadas com argamassa colante até a altura de 1,5m.
- Acima da pia da cozinha e do lavatório serão colocados três fiadas de azulejos assentados com argamassa colante.
- COBERTURA:
- COBERTURA COM TELHAS DE BARRO
- A cobertura poderá ser executada com telhas de barro do tipo francesa ou capa-canal (paulista ou romana) e obedecerão à normas da ABNT – NBR 6462, 7172, 8032, 8947, 8948, 9598, 9599, 9600, 9601 e 9602.
A telha cerâmica deverá trazer gravada na face inferior a marca do fabricante. Não poderá apresentar fissuras, esfoliações, quebras e rebarbas. Quando percutida apresentará som metálico. As telhas terão dimensões e tolerâncias conforme padronização da ABNT, a fim de garantir o perfeito ajuste do conjunto. As cumeeiras de barro serão assentadas com argamassa 1:5 com 20% de cimento.
...