Memorial descritivo - Orçamento Residencial
Por: Marinalva Mps • 7/4/2017 • Trabalho acadêmico • 3.756 Palavras (16 Páginas) • 1.776 Visualizações
MEMORIAL DESCRITIVO
Objetivo: Residência Unifamiliar para Construção.
Proprietário: Vitor Violante.
Localização: Avenida Higino Muzi Filho, Campus Universitário – Jardim Araxá, Quadra nº 05, Parte do Lote nº 10.
Cidade: Marília, Estado de São Paulo.
Área Construída: 168,49 m².
MARÍLIA
2017
OBJETIVO
O presente memorial tem por finalidade fornecer as informações técnicas para a execução da obra de uma residência unifamiliar no Campus Universitário de Marília pertencente à UNIMAR.
Para as Obras e serviços a seguir, a empreiteira fornecerá todos os materiais, mão-de-obra e máquinas necessários, para a realização dos trabalho previstos em detalhes, constates do presente Memorial ou sejam: serviços preliminares, estaqueamento, fundações, estrutura, alvenaria impermeabilização, cobertura, esquadrias de madeira e metálicas, revestimentos, pisos, vidros, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, serviços complementares e limpeza geral.
Para execução das Obras projetadas, o presente Memorial não limita a aplicação de boa técnica e experiência por parte da Empreiteira, indicando apenas as condições mínimas necessárias; a quais deverão obrigatoriamente atender às normas e execução e aos materiais empregados.
Nota: para as marcas mencionadas no Memorial ou projeto, leia-se “marca” ou similar.
- SERVIÇOS PRELIMINARES
- LIMPEZA DO TERRENO
Será realizada a limpeza inerente à execução da obra, retirando-se a vegetação e entulho, inclusive troncos, árvores e raízes; removendo-os do local, para que não prejudique o bom andamento da obra.
Os serviços de roçado, capina, destocamentos remoção, inclusive de troncos, raízes e entulhos deverão ser executados manualmente ou com auxilio mecânico. Não sendo permitida a queima.
O despejo dos remanescentes da limpeza do terreno será destinado a empresas competentes em remoção de detritos e entulho.
- LIGAÇÃO PROVISÓRIA DE ÁGUA E SANITÁRIO
Será de acordo com as normas regidas pela ABNT e Concessionária Local, de maneira a oferecer aos operários, condições de trabalho adequadas.
- LIGAÇÃO DE ENERGIA
Será executado o pedido de ligação permanente de energia, pois a concessionária local não oferece o serviço de ligação provisória. Será de acordo com as normas regidas pela ABNT e Concessionária Local.
- LOCAÇÃO DE CONTÊINER
Será alugado para esta obra contêiner, para deposito de materiais e ferramentas, para a melhor organização do canteiro de obras, por um período de doze meses.
Deverá ser mantido na obra, cópias dos projetos, memorial descritivo, Cronograma Físico – Financeiro, a via da ART devidamente preenchida e recolhida junto ao CREA, telefone provisório, bem como um livro em 3 (três) vias “Diário de Obra” com todas as páginas numeradas onde serão anotadas diariamente as diversas ocorrências e fatos cujo registro seja considerado necessário e também as determinações da UNIMAR.
- LOCAÇÃO DA OBRA
- Marcação da obra:
Considerando as dimensões e localização do terreno entende-se desnecessária as construções de tapumes, podendo eventualmente o terreno ser limitado por cerca de arame.
A locação deverá ser executada com instrumentos apropriados ao serviço (pontaletes, sarrafos, arames, etc).
A locação da Obra será totalmente executada pela Empreiteira, sendo de sua inteira responsabilidade a execução deste serviço. Qualquer ocorrência de erro na locação da Obra projetada implicará para esta na obrigação e reposições que se tornarem necessárias a juízo da fiscalização.
- INFRAESTRUTURA
- ESTACAS MOLDADA IN LOCO DIÂMETRO DE 30 CM
Serão utilizadas brocas com diâmetro de 30 cm, e comprimento de no mínimo cinco metros de profundidade respeitando dimensões e especificações do projeto, sendo uma broca de concreto armado, controle tipo "C", fck= 13,5 Mpa, com 20 kg de aço/m³ de concreto.
- ESCAVAÇÃO MANUAL DE VALA EM TERRA ATÉ 2,0M
Deverão ser executadas as escavações necessárias para a realização da Obra. A terra escavada deverá ser depositada no mínimo a 50 cm da borda das valas e quando necessário sobre pranchas de madeira, de preferência de um só lado, liberando o outro para acessos e armazenamento de materiais e tomando-se os cuidados necessários.
- APILOAMENTO DE FUNDO DE VALA
Após a escavação deverá ser efetuado vigoroso Apiloamento por processos manuais ou mecanizados, a fim de produzir boa e necessária compactação ao fundo das valas.
- REATERRO COMPACTADO DE VALAS
Deverá ser em camadas de 15 cm.
Para o reaterro se utilizará de preferência a terra da própria escavação, umedecida a isenta de detritos, seguida de compactação manual.
- LASTRO DE BRITA
Antes do lançamento do concreto nas formas de pinus o fundo das valas compreendido no interior das formas será regularizado por um lastro de brita nº01 com cinco centímetros de espessura, devendo abranger toda a área de vigas baldrames e blocos sem interferir na união estaca - bloco.
- ALVENARIA DE EMBASAMENTO
A Alvenaria de embasamento será executada com tijolos comuns assentes com argamassa de cimento, cal e areia no traço de 1:2:8.
- FORMA COMUM DE PINUS
As formas a serem utilizadas serão de pinus, devendo Ter as amarrações e os escoramentos necessários para não sofrerem deslocamento ou deformações quando do lançamento do concreto, fazendo com que, por ocasião da desforma, a estrutura reproduza o determinado em Projeto.
As formas receberão demão de desmoldante para que o concreto não se agregue às formas de madeira.
- ARMAÇÃO DE AÇO CA-50 e CA-60
A superfície da forma em contato com o concreto aparente deverá estar limpa e preparada com substancia que impera aderência; as formas deverão apresentar perfeito ajustamento, evitando saliências rebarbas e reentrâncias e reproduzindo superfície de concreto com textura e aparência correspondentes a madeira de primeiro uso.
...