MER (Modelo de Relacionamento de Entidade)
Tese: MER (Modelo de Relacionamento de Entidade). Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luispc2009 • 27/10/2014 • Tese • 988 Palavras (4 Páginas) • 608 Visualizações
Análise de Sistemas
Prof. Alessandro
Outubro, 2014
- DER/MER
- Dicionário de dados
Modelo Entidade Relacionamento – MER – Peter Chen – 1976
Barbieri, Carlos. Modelagem de Dados. IBPI Press Rio de Janeiro 1994
http://nati57.wordpress.com/2009/01/14/mer-modelo-de-entidades-e-relacionamentos-e-der-diagrama-entidade-relacionamento
Dicionário de Dados, Jose Valente de Oliveira - http://w3.ualg.pt/~jvolivei/ep/ep.html
MER e DER são técnicas que pertencem ao Modelo Conceitual e que se aproximam do Projeto Lógico.
MER (Modelo Entidade-Relacionamento)
O Modelo Entidade-Relacionamento tem o objetivo de representar as estruturas de dados da forma mais próxima do mundo real dos negócios. Existem três conceitos no Modelo Entidade Relacionamento, que são: Entidade, Atributo e Relacionamento. Entende-se que Entidade são objetos, as características dos objetos são os Atributos, e a relação entre os objetos são os relacionamentos.
Entidade
Uma entidade serve tanto para depósito quanto para recuperação de dados. Ela representa substantivos, concretos ou abstratos. Exemplo: todos os Inquilinos de uma imobiliária podem ser armazenados em uma entidade chamada Inquilino. Todos os Inquilinos da Entidade Inquilino podem ter um identificador único. Assim como a Entidade é conhecida por Tabela, o identificador seria a chave primária.
Atributo
Toda entidade possui atributos, ou seja, características que informam sobre a entidade. A entidade Inquilino contém informações sobre Nome, Endereço, Cidade, Data de Nascimento de cada Inquilino, identificado entre os outros por uma chave primária, no caso pode ser um atributo Código. Abaixo alguns tipos de atributos:
Atributo Simples Atributo Concatenado Chave Primária Chave Estrangeira
Um único atributo representa uma característica Mais de um atributo representam uma característica Um atributo que é sempre único dentro de uma Entidade Atributo que se identifica com a chave primária em outra Entidade
Exemplo: RG do Inquilino Exemplo: Endereço (Logradouro, Número, Cidade, Cep, UF) Exemplo: CPF – atributo que não se repete entre os Inquilinos Exemplo: Código do Inquilino na Entidade Aluguel.
Relacionamento
Relacionamento é a interação entre os objetos que indicam a dinâmica dos negócios. Os Relacionamentos são identificados por verbos porque representam as ações que uma entidade exerce sobre outra. Como por exemplo, O Inquilino aluga imóvel.
DER (Diagrama Entidade-Relacionamento)
O Diagrama Entidade-Relacionamento descreve toda estrutura lógica do banco de dados, de uma forma real não abstrata, ao contrário do que ocorre no MER. É possível construí-lo a partir de um MER, identificando assim a partir de um conceito do mundo real como os dados serão armazenados de fato.
O DER tem como ênfase os dados e os relacionamentos. Sua representação utiliza os símbolos:
• Retângulos - representam as entidades;
• Elipses - representam os atributos;
• Losangos - representam os relacionamentos entre as entidades;
• Linhas - unem os atributos aos conjuntos de entidades e os conjuntos de entidades aos conjuntos de relacionamentos;
• Elipses duplas - atributos multivalorados.
Na construção de um projeto de banco de dados é necessário saber quais são os objetos e os relacionamentos para elaborar o DER, ou seja, descobrir quais os atributos que compõem as tabelas (objetos). Exemplo:
Dicionário de Dados
O dicionário de dados consiste numa linha organizadora de todos os elementos de dados que são pertinentes para o sistema. Sem o dicionário de dados o modelo não pode ser considerado completo, pois este descreve entradas, saídas, composição de depósitos de dados e alguns cálculos intermédios. Este dicionário consiste num ponto de referência de todos os elementos envolvidos na medida em que permite associar um significado a cada termo utilizado. O Dicionário de dados permite:
- a clarificação de significados e referentes;
- a quantificação de conceitos;
- a definição e detalhe de procedimentos alternativos;
- uma melhor representação do sistema.
Todos os dados são constituídos por elementos de dados, que agrupados, constituem estruturas de dados. Os elementos de dados são o nível mais elementar (atómico) de dados, que permite a representação de atributos do sistema. A estrutura de dados é um conjunto de elementos de dados relacionados que coletivamente descrevem um componente/objeto do sistema.
...