PROPOSIÇÃO DO MODELO CONCEITUAL DE RELACIONAMENTO ENTRE O SERPRO E CLIENTES
Seminário: PROPOSIÇÃO DO MODELO CONCEITUAL DE RELACIONAMENTO ENTRE O SERPRO E CLIENTES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: filismino • 28/5/2013 • Seminário • 371 Palavras (2 Páginas) • 563 Visualizações
3. PROPOSIÇÃO DO MODELO CONCEITUAL DE RELACIONAMENTO ENTRE O SERPRO E CLIENTES
Ao se propor um Modelo Conceitual de Relacionamento, deve-se ter em mente que esse modelo é uma referência a ser seguida, desde que seja constantemente revista e atualizada quando necessário, pois quando se trata de relacionamento, não se pode desconsiderar que um complexo número de requisitos estão envolvidos, e que na sua maioria, são esses, dotados de caraterísticas dinâmicas.
As empresas estão em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, e quem não se adaptar competentemente está fadado ao fracasso. Não basta mais possuir um produto de qualidade, tem que se ter também preço competitivo, qualidade de atendimento, confiabilidade no produto e na gestão negocial da empresa. Em suma, o diferencial entre as organizações está centrado no capital intelectual, já que as ferramentas existentes viabilizam a confecção de produtos com qualidade, de forma quase equânime.
A nova economia exige, para que as empresas tenham chances de sucesso, uma grande integração com o mercado, de forma a não só atendê-lo como antecipar suas demandas, e até mesmo incitá-las.
Para que se atinja um grau de excelência no mercado e nessa posição possa se manter, faz-se necessário traçar uma linha de conduta, uma tática a ser seguida, evidentemente não de maneira rígida, e sim flexível o suficiente para se adaptar as mudanças de paradigmas. Muitos são os indícios que demonstram que o conhecimento se tornou um recurso econômico extremamente importante, de forma que surgiu o conceito de Gestão do Conhecimento e do Capital Intelectual, como um modelo de Gestão administrativa de maior importância na atualidade.
Na busca por um Modelo Conceitual de Relacionamento, há que se destacar que:
- informações compartilhadas são valiosas, pois reduzem custos, economizam etapas e aperfeiçoam processos;
- a participação direta dos clientes é mais vantajosa para todos (melhoria Paretiana);
- O Endomarketing é tão importante quanto o Marketing Externo, já que empregados satisfeitos projetam suas empresas externamente, de maneira mais verdadeira e confiável.
Em suma a estruturação do modelo têm como base três pilares: no compartilhamento de informações; na participação direta dos clientes em todas as etapas do modelo; e no investimento em Marketing de Relacionamento, prioritariamente, no Endomarketing.
Um projeto de estabelecimento de um determinado modelo, em qualquer área, precisa considerar alguns aspectos cruciais, tais como:
...