Modelo Entidade Relacionamento Normalizado (MRN)
Por: bhil • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.782 Palavras (8 Páginas) • 376 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVO
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 MODELAGEM DOS DADOS
3.1.1 Diagrama Entidade-Relacionamento (DER)
3.1.2 Diagrama de Casos de Uso
3.1.3 Modelo Entidade Relacionamento Normalizado (MRN)
3.1.3.1 Tabelas clientes, locações, filmes locados e filmes
3.1.3.2 Tabelas clientes e mensalidades
3.1.3.3 Tabelas cliente e contratempo
3.2 PROTOTIPO DO SISTEMA
3.2.1 Página inicial do Site
3.2.1.1 Trecho do código Fonte
3.2.2 Serviço para Cadastrar Filmes
3.2.2.1 Trecho do código Fonte
3.2.3 Serviço para Listar Filmes Disponíveis
3.2.3.1 Trecho do código Fonte
3.2.4 Serviço para Exibir um Filme Escolhido
3.2.4.1 Trecho do código Fonte
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
A presença online da sua empresa é cada vez mais requisitada pelos consumidores, que aumentam consideravelmente a procura por produtos e serviços na internet.
Na opinião de Chicolli (2008), em função de a internet ser algo muito dinâmico, todos que pretendem desenvolver algum conteúdo devem estar atualizados a respeito de tendências, recursos novos, ferramentas e tudo o mais que a rede oferece todos os dias. Deixar de usar alguns desses recursos pode ser determinante para um site ser mais ou menos atrativo.
No caso da programação Web sob a visão do servidor, o PHP permite criar sites web dinâmicos, fundamentado nos dados submetidos pelo usuário e derivado dos dados contidos no banco de dados, que são alterados frequentemente (GLAZAR, 2011).
Nesse aspecto, o código PHP é executado no servidor, sendo enviado para o cliente apenas o código HTML correspondente, conforme mostrado na figura 1.
Figura 1 – Modelo cliente servidor
[pic 1]
Fonte: Google
Neste trabalho, conforme será mostrado a seguir, teremos a oportunidade de aplicar na prática todos os conceitos apresentados na figura utilizando HTML/CSS, PHP e MySQL.
- OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo explorar o conteúdo do eixo temático estudado em todas as disciplinas do semestre, ajudando desta forma na revisão e na aplicação dos conceitos apresentados durante as aulas. Para tal, será feito, inicialmente, uma revisão bibliográfica nos temas abordados nas atividades apresentadas e então, com base no referencial teórico levantado, apresentaremos nossas propostas de resposta as mesmas.
- DESENVOLVIMENTO
Antes de iniciar as atividades propostas para este portfólio, foi necessário instalar o XAMP para somente então termos o ambiente configurado para trabalharmos com o MySQL, PHP e, principalmente, o servidor web Tomcat.
O resultado das atividades realizadas a partir da configuração desse ambiente será apresentado nas seções a seguir.
- MODELAGEM DOS DADOS
De acordo com Melo (2005), com o objetivo de facilitar o projeto de banco de dados, possibilitando assim uma melhor especificação da estrutura lógica geral do mesmo, é recomendável que um diagrama entidade-relacionamento (DER) seja uma das primeiras atividades a serem realizadas durante o projeto ou especificação de um sistema.
Segundo o mesmo autor, o DER é um modelo baseado na percepção do mundo real, que consiste em um conjunto de objetos chamados entidades e nos relacionamentos entre estes objetos.
Sendo assim, utilizando como referência as informações disponibilizadas no "Estudo de Caso - Telecine Mozer", decidimos criar o diagrama entidade-relacionamento antes de realizar quaisquer outras atividades.
O resultado desta atividade, esta apresentado na figura 2 mostrada na página seguinte.
- Diagrama Entidade-Relacionamento (DER)
Figura 2 – DER da Telecine Mozer
[pic 2]
Fonte: Proposta da equipe
- Diagrama de Casos de Uso
Segundo Sampaio (2007), um diagrama de caso de uso descreve um cenário onde são mostradas as funcionalidades de um sistema computacional do ponto de vista do usuário, auxiliando desta forma a comunicação entre os todos os envolvidos (analistas, programadores, usuários e o cliente).
Sendo assim, utilizando como referência as informações disponibilizadas no "Estudo de Caso - Telecine Mozer", nós decidimos criar o diagrama de casos de uso geral (diagrama de visão) do sistema a ser desenvolvido.
...