MICROESTRUTURA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DAS LIGAS DE Al-Mg-Z
Por: laismbrito • 25/5/2018 • Artigo • 512 Palavras (3 Páginas) • 374 Visualizações
MICROESTRUTURA E PROPRIEDADES MECÂNICAS DAS LIGAS DE
Al-Mg-Zr: UMA REVISÃO
Laís Mota de Brito da Fonseca1, laismbrito@yahoo.com.br
Vânia Figueredo Coelho2, vania_figueredo@hotmail.com
Antonio Adelmo Freire Beserra3, adelmo@ufpa.br
José Maria do Vale Quaresma4 quaresma@fem.unicamp.br
1 Aluna do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial da Universidade Federal de Pará. Graduada em Engenharia Mecânica.
2 Aluna do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial da Universidade Federal de Pará. Graduada em Engenharia Naval
3 Professor da Universidade Federal de Pará. Graduado em Engenharia Mecânica. Doutor em Engenharia Mecânica.
4Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Graduado em Engenharia Mecânica. Mestre em Engenharia Mecânica. Doutor em Engenharia Mecânica. Pós-Doutor em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal do Pará, Rua Augusto Corrêa 01, Guamá – Belém-Pa. 66075-110
Resumo: O alumínio é o metal não ferroso mais consumido atualmente em decorrência da apresentação de excelentes propriedades físico-químicas, nas quais citam-se a baixa densidade, resistência à corrosão em ambientes comuns, a alta condutibilidade térmica e elétrica e infinita reciclagem. É um metal dúctil e de baixa resistência mecânica para ser usado em aplicações estruturais com exigência de grandes esforços solicitantes. A fim de atender essas demandas, é necessário melhorar as suas propriedades mecânicas através da adição de elementos de liga ou da submissão do metal à deformação mecânica, ou ainda através de tratamentos térmicos. Dentre as ligas de alumínio têm-se as ligas de Al-Mg-Zr que apresentam, com determinados percentuais de elementos, a resistência à fissuração por corrosão por fadiga, previne ou minimiza o envelhecimento natural, promovem o comportamento superplástico e melhorias consideráveis em termos de estabilidade estrutural e dureza. A literatura apresenta diversas formas para a obtenção da liga entre elas tem-se a solidificação unidirecional, em coquilha metálica e molde “U”. Para deformação plástica e obtenção de refinamento de grão aplicam-se diferentes técnicas de processamento como laminação a quente e subsequente laminação a frio com tratamento térmico, processamento por Fricção Agitação (FSP) e extrusão múltipla. Este estudo apresenta o comportamento das ligas de alumínio com a adição de solutos de magnésio e zircônio. Trata-se de uma revisão bibliográfica baseada na literatura especializada e consulta a autores proeminentes. Observou-se que o comportamento das ligas Al-Mg-Zr está fortemente ligada ao processo de conformação mecânica e tratamentos térmicos.
Palavras-chave: Microestrutura, Propriedades Mecânica, Ligas de Alumínio.
Assinalar qual o formato “tipo” do trabalho pretendido para a apresentação:
( ) Oral ( x ) Pôster
Assinalar qual o tipo de contribuição:
( x ) Artigo técnico-científico ( ) Estudo de caso ( ) Aplicação prática ( ) Outro
Assinalar a área principal (Temário):
( ) Metalurgia física
( ) Processos de fabricação
( ) Tribologia / engenharia de superfícies
( ) Inspeção Industrial
( ) Corrosão
( ) Mecânica da fratura e análise de falha
...