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Manual Processador Dcx2496 - Behringer

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Por:   •  5/8/2013  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  946 Visualizações

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PROCEDIMENTOS BASICOS PARA UTILIZAÇAO DO EQUALIZADOR PA

RAMETRICO PEQ 1004:

Por Denio Costa

Os primeiros equalizadores desenvolvidos foram os tonais que permitiam alterar os

graves e agudos com frequências e largura de banda definidas por cada fabricante

para cada modelo de produto.

Seguindo a evolução vieram os equalizadores gráficos com controles em intervalos

de 1 oitava (10 bandas). Depois os equalizadores de 2/3 de oitava (15 bandas) e f

inalmente os equalizadores de 1/3 de oitava (31 bandas). Estes últimos sofreram alt

erações onde foram incluidos filtros shelving passam altas e passam baixas, escolh

a da faixa de ganho dos controles de

equalização, controle de loudness (contorno) e filtros com Q constante.

Neste meio tempo foram construidos equalizadores de 1/6 de oitava (64 bandas),

muito utilizados em estúdios mas que acabaram não vingando deixando o espaço

para os de 1/3 de oitava, tão comuns atualmente.

O fato de se ter 31 bandas para ajuste das frequências não quer dizer que todas de

vam ser utilizadas. Na verdade elas existem para que se tenha mais opções de esc

olha. Apesar de tão comum no universo do áudio apresenta limitações quanto ao aj

uste preciso das frequências e larguras de faixa.

Surge, então, o equalizador paramétrico que permite a escolha da frequência, largura

de faixa e amplitude. Este formato deixa todo o controle nas mãos do técnico e não

nas mãos do fabricante do equipamento. As mesas de mixagem mais elaboradas

possuem, em média, quatro filtros paramétricos por canal, o mesmo recurso encontr

ado no PEQ 1004.

É como se você tivesse adquirido um módulo destas fantásticas consoles com o gr

ande diferencial de poder escolher onde utilizá-lo. Podendo inserí-lo em um canal es

pecífico, em um subgrupo, master, saídas auxiliares ou mesmo no circuito do áudio

entre equipamentos.

Se voce possui uma console com poucos recursos de equalização por canal poder

á inserí-lo nos canais que exigem equalização mais elaborada. Este recurso é muito

comum ao se utilizar microfones de lapela em auditórios para eliminar realimentações

e fazer compensação na resposta deste tipo de microfone que, em geral, é omnidir

ecional e muito sensível. Também em instrumentos e sinais de voz que necessitam

de muita amplificação e por isso estimulam a realimentação no sistema.

Para eliminar uma realimentação (microfonia) experimente fazer o seguinte:

• Escolha entre as quatro faixas do PEQ 1004

a que se aproxima da frequência a ser trabalhada

• Estreite a largura da banda

• Reduza todo volume

• Faça varredura no espectro com o controle de frequência até que seja elimina

...

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