Manutenção Preditiva
Monografias: Manutenção Preditiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sergio • 25/3/2013 • 896 Palavras (4 Páginas) • 879 Visualizações
Nos dias atuais a organização precisa primar pela confiabilidade e estabilidade de seu processo, de modo que sua cadeia de valor apresente um fluxo estável e homogêneo, livre de oscilações decorridas de problemas como paradas no processo, mau funcionamento de sua estrutura e equipamentos, pois o consumidor atual esta ficando cada vez mais exigente quanto aos serviços e produtos contratados, não admitindo a ocorrência de erros como atraso na entrega, produto fora de especificação, dentre outros. Neste contexto entra a função manutenção presente nas empresas. A questão manutenção tem fator preponderante na redução de custos das empresas quando se busca a inserção, no mundo globalizado do comércio, seja da pequena, média e grande empresa. Algumas empresas de médio e/ou pequeno porte, no entanto, não têm estabelecido seus processos de manutenção por entenderem ser complicado e caro, quando, na verdade, é relativamente simples e, deveria ser encarado, como já dito, como investimento e não como despesa, pois, além de manter determinado bem em funcionamento, mantém também o processo produtivo que é a razão de existir da organização.
A manutenção preditiva indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. Trata-se de um processo que anuncia com antecedência o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado. Ela também minimizará o número e o custo das paradas não programadas criadas por falhas da máquina, e melhorará a disponibilidade global das plantas operacionais e reduzirá bastante o custo da manutenção.
O uso da manutenção preditiva não elimina o uso de outros tipos de manutenção, cada uma representa uma opção diferente. A prática de manutenção preditiva reduzirá muito o número de manutenções corretivas e preventivas. As condições básicas para se adotar a manutenção preditiva são as seguintes: Existência de conhecimento suficiente do equipamento, sistema ou instalação que permita determinar que parâmetros devem ser monitorados e existam equipamentos de medição/monitoramento adequados para tal. Em função dos custos envolvidos, o equipamento, sistema ou a instalação devem justificar a adoção desta estratégia de manutenção. A manutenção preditiva vem a ser uma das de menor custo para as empresas, e apresenta os seguintes benefícios que a organização pode vir a gozar com a adoção da dela: Redução dos Custos de Manutenção, Redução de Falhas nas Maquinas, Redução de Estoque de Sobressalentes, Redução de Horas Extras para Manutenção, Redução de Tempo de Parada das Maquinas, Aumento na Vida das Maquinas, Aumento da Produtividade e Aumento dos Lucros.
A adoção da manutenção preditiva proporciona detalhamento de itens específicos, como o controle e manutenção da qualidade do produto final que é gerado naquele equipamento ou instalação, reduções significativas de insumos descartados no
meio ambiente. Logo, a correta adoção e solidificação de modalidades de manutenção preditiva alinha-se com as estratégias anunciadas estudadas e implementadas em manutenção e manufatura, onde se pode destacar o papel da manutenção preditiva como modalidade de manutenção fundamental como diferencial de produtividade, visto que a adoção dessa modalidade de manutenção acrescenta:
- Aumento de confiabilidade;
- Melhora da qualidade;
- Redução dos custos de manutenção;
- Aumento da vida útil de componentes, equipamentos e instalações;
- Melhora na segurança de processos, equipamentos,
...